quinta-feira, 30 de junho de 2022

Forró Caju 2022: último dia do evento atinge recorde de público












Fotos: Marcelle Cristinne

Publicação compartilhada do site da Agência Aracaju de Notícias, de 30 de junho de 2022 

Forró Caju 2022: último dia do evento atinge recorde de público na praça Hilton Lopes

Um encontro para lembrar, digno do retorno da maior festa do estado, assim será lembrado o último dia do Forró Caju, festa promovida pela Prefeitura de Aracaju. A praça de eventos Hilton Lopes ficou lotada, nesta quarta-feira, 29, dia de São Pedro, com mais de 50 mil pessoas matando a saudade dos festejos juninos e acompanhando cheias de energia os shows de Zé Tramela, Nattan, Adelmário Coelho, Jonas Esticado e Xand Avião. 

A banda aracajuana Zé Tramela abriu a noite no melhor estilo, fazendo todo o público dançar com show repleto de clássicos do forró como “Tareco e Mariola” e “Onde está você?”, uma celebração aos mais de 15 anos do grupo. 

“É a valorização da prata da casa. Para nós, tem uma importância tamanha, são quase 16 anos de banda, e a gente está sempre marcando presença no Forró Caju, no palco Luiz Gonzaga. É um evento com uma programação muito bacana e disputada. Com certeza, hoje, é o dia, provavelmente, com a maior lotação, então, estamos muito felizes, de verdade”, conta o vocalista Tuka Velloz. 

Tocando pela primeira vez no projeto, o cantor cearense Nattan mostrou o motivo por estar sendo considerado um fenômeno da música nordestina, apresentando músicas como “Morena”, “Storiezinho”, “”Arrasta para cima”, “Revoada” e “Com você ou sem”, fez da praça Hilton Lopes um grande coral, com dezenas de milhares de pessoas cantando em uma só voz os seus hits. 

“Como eu aconteci na pandemia, essa foi minha primeira experiência de show no São João. Para quem começou tocando para seis pessoas, hoje, a gente pode colocar vários zeros nesta conta. Só posso mostrar gratidão por esse tanto de gente que estava com uma animação gigante”, explica Nattan. 

O entusiasmo do público seguiu com o show do cantor Adelmário Coelho, veterano no Forró Caju, que adicionou mais uma noite inesquecível à sua trajetória de décadas, tocando canções que já foram imortalizadas na cultura nordestina, tais quais “Confidência”, “O Neném”, “Procurando tu”, e “Meu mel”, e compartilhando o palco Luiz Gonzaga com o prefeito Edvaldo Nogueira, que tocou zambumba na faixa “Boi de carro”. 

“É uma alegria muito grande voltar, depois de dois anos, para um projeto extraordinário, um dos maiores do Nordeste. Estou muito feliz de poder reencontrar o meu público dessa cidade que me recebe com muito carinho. Quero parabenizar a Prefeitura, na pessoa do prefeito Edvaldo Nogueira, um forrozeiro que sabe o valor que tem a nossa cultura. Parabéns por um projeto tão bacana como o Forró Caju”, aponta Adelmário. 

A penúltima atração da noite, o cantor Jonas Esticado, subiu ao palco Luiz Gonzaga já na madrugada de quinta-feira, 30, e encontrou um público sem o menor de sinal de cansaço, o que combinou perfeitamente com sua performance, que fez a galera pular, dançar e se emocionar com músicas como “Bloqueado”, “Investe em mim”, “Ele não tem”, “Fazendo falta” e “Carta branca”. 

“Estou muito feliz de estar de volta à Aracaju, em mais uma edição do Forró Caju, ainda mais depois de quase dois anos sem fazer shows. É incrível poder estar de volta e encontrar essa galera que sempre me tratou com carinho e respeito”, afirma Jonas.

Coube ao cantor Xand Avião, uma das atrações mais aguardadas dos seis dias de evento, fechar a festa com chave de ouro. Ele mostrou o motivo de tanta expectativa, enfileirando sucessos de sua carreira, fazendo, definitivamente, que toda a espera tenha feito sentido, e com que o reencontro do público com a maior festa do estado seja inesquecível para a multidão que se fez presente. 

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Arraiá do Povo 2022, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju










Encontro Nordestino de Cultura Arraiá do Povo 2022
Fotos reproduzidas do site: funcap.se.gov.br

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Forró Caju 2022, um dos maiores festejos juninos do Nordeste





Forró Caju 2022, um dos maiores festejos juninos do Nordeste

O Forró Caju 2022 tem sido emblemático, tanto pela retomada do evento em seu formato presencial, como pela programação que reúne grandes nomes da música. Considerado um dos maiores festejos juninos do Nordeste...

Praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais de Aracaju. 

Fotos: Felipe Goettenauer/Marcelle Cristinne/Ascom/Funcaju

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Véspera de São Pedro foi marcada por romantismo e animação

Fotos: Felipe Goettenauer


Mestrinho foi a primeira atração da noite


Mastruz com Leite trouxe sucessos e novos hits



Luan Estilizado foi a terceira atração da noite


Solange subiu ao palco no início da madrugada
 

Cavaleiros do Forró foi a última atração da noite



Publicação compartilhada do site da Agência Aracaju de Notícias, de 29 de junho de 2022 

Véspera de São Pedro foi marcada por romantismo e animação

A quinta noite do Forró Caju 2022, nesta terça-feira, 28, véspera de São Pedro, foi de muito romantismo e xamego. Os casais dançaram agarradinhos na praça de eventos Hilton Lopes, acompanhados pela melodia apaixonada de Mestrinho, primeira atração a subir no palco Luiz Gonzaga. 

O cantor sergipano aqueceu os corações com sua sanfona cheia de sentimento.

“O show de hoje foi caprichado, com muita coisa gostosa. Além dos clássicos, como ‘De volta pro aconchego’, teve minhas músicas autorais, como ‘Eu e você’. Hoje celebramos o dia do orgulho LGBTQIA+, então o show foi dedicado a todas as formas de amor e de amar, buscando sempre mais respeito e igualdade”, destaca Mestrinho. 

Horas antes de subir ao palco, Mestrinho foi recebido pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que condecorou o cantor com a Medalha Ignácio Barbosa, uma das mais altas condecorações de Aracaju .

“É um grande orgulho tocar em Aracaju. É como fazer uma festa em família. Receber essa medalha é um combustível para continuar e fazer mais feitos falando de Sergipe. Fiquei muito feliz e agradeço demais à Prefeitura pelo carinho”, comenta o cantor.

Quem assumiu o comando da festa após o show de Mestrinho foi a banda Mastruz com Leite, que levou a multidão de forrozeiros a cantar em coro os tradicionais forrós das antigas, que tem sido a trilha sonora de inúmeros romances nas últimas décadas, e os novos sucessos do DVD ‘Rolê Junino’.

“Estávamos com muita saudade dos shows presenciais depois de dois anos de pandemia. Aracaju é uma cidade que abraça demais a Mastruz com Leite, é sempre uma alegria fazer show aqui. Trouxemos um repertório com as melhores das melhores, para colocar os apaixonados para dançar coladinho e beijar na boca”, afirma a cantora Renara Santos. 

Com 32 anos de carreira, 50 discos gravados, Mastruz com Leite é presença obrigatória no Forró Caju.

“É sempre uma emoção muito grande tocar no Forró Caju, que é uma festa muito grande. Ficamos muito felizes de participar, valorizando as raízes do nosso forró nordestino”, destaca o vocalista Neto Leite. 

Se apresentando pela quarta vez no palco principal do Forró Caju, o cantor pernambucano Luan Estilizado foi a terceira atração da noite, e continuou aquecendo os corações com muito forró apaixonado. Também colocou o público para dançar acelerado, descendo para o meio da multidão para fazer a festa no meio da praça de eventos entre os mercados. 

“Só tenho que agradecer pelo carinho. Os shows em Aracaju são sempre muito especiais. É uma satisfação participar mais uma vez desse grande evento que já faz parte do calendário do brasileiro. Se não passar pelo Forró Caju, não teve São João”, enfatiza. 

Luan contou que teve o prazer de encontrar Mestrinho e Erivaldo de Carira no camarim. “São dois grandes artistas sergipanos. Fiquei acompanhando o show de Mestrinho enquanto me arrumava, que cara fantástico, uma musicalidade absurda”, elogia. 

Madrugada adentro

Solange Almeida subiu ao palco no início da madrugada, garantindo que a energia da festa continuasse na intensidade máxima. A cantora esquentou a noite com um repertório que mesclou grandes sucessos e novos hits. 

“A expectativa para o Forró Caju estava gigante, depois de dois anos afastados por causa da pandemia. Preparei o show em todos os detalhes, com músicas que marcaram minha história e sucessos atuais. A noite foi de muito amor, meu para o público e do público retribuindo para mim”, relatou a cantora. 

Solange comentou que tem um carinho muito grande pela capital sergipana. “Aracaju representa muito para mim. Já morei aqui e foi onde tudo começou. Tive o prazer de inaugurar a Orla da Atalaia, a cidade faz parte da minha história. Estar em Aracaju é sempre um prazer, fico muito feliz de estar de volta”, expressa. 

A última atração a subir ao palco Luiz Gonzaga foi a banda Cavaleiros do Forró, que esquentou o friozinho da madrugada, agitando o público que ficou até a última hora de festa.

“Cavaleiros do Forró veio matar a saudade do Forró Caju. Só temos a agradecer a toda organização, ao público que veio para fechar essa noite maravilhosa de véspera de São Pedro. A cada ano que passa o Forró Caju fica mais gostoso, com um público animado. Viemos prontos para fazer a festa até amanhecer”, declara o vocalista Ramon Costa.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Artistas pioneiros e da nova geração animam quarta noite de festa









Fotos: Marcelle Cristinne

Publicado originalmente no site da Agência Aracaju de Notícias, em 27 de junho de 2022 

Forró Caju 2022: artistas pioneiros e da nova geração animam quarta noite de festa

O ritmo pegado da sanfona de Erivaldo de Carira foi o primeiro a ecoar na praça de eventos Hilton Lopes, iniciando a quarta noite do Forró Caju 2022, neste domingo, 26.

“Estou aqui para fazer a diferença, com meu repertório de verdadeiro forró, para transmitir alegria para o nosso povo, para nossa gente”, conta o forrozeiro. 

Com 15 álbuns lançados e dois DVDs gravados, Erivaldo é nome obrigatório nos festejos juninos organizados pela Prefeitura de Aracaju. Pioneiro, ele participa do Forró Caju desde a primeira edição da festa, em 1993, e destacou que é sempre um grande prazer se apresentar no Forró Caju.

“Depois de dois anos sem trabalhar por causa da pandemia, senti muita falta dos palcos, de transmitir essa energia positiva. Faço parte da família Forró Caju, desde a primeira edição, é muito grande a emoção de estar aqui”, relata Erivaldo.

O prefeito Edvaldo Nogueira, que acompanhou a quarta noite, comemora. “Nosso Forró Caju está lindo demais. A cada dia a festa cresce, aumenta o número de pessoas que vêm para a praça Hilton Lopes se divertir, dançar, viver os festejos juninos”, destaca o prefeito. 

Edvaldo ressalta que a programação junina organizada pela Prefeitura tem demonstrado toda a força e alegria dos aracajuanos. “Forró Caju é amor, cultura, confraternização e, mais do que isso, é geração de emprego e renda para nossa cidade e nosso estado. Até o dia 29, Aracaju será a capital do forró”, salienta. 

Noite de estreia

A segunda atração da noite foi Zé Vaqueiro, que se apresentou pela primeira vez no Forró Caju. “É uma sensação maravilhosa estar aqui, nosso primeiro São João em Aracaju. Vim para fazer um showzaço, com a energia lá em cima para o pessoal”, afirma o cantor da nova geração. 

Com apenas 23 anos, Zé Vaqueiro é um dos novos nomes do forró e atraiu uma multidão para a praça entre os mercados. Os fãs não se intimidaram nem pela garoa que caiu no início do show e fizeram a festa ao som do piseiro do cantor pernambucano.

“Ainda estou me acostumando com um público tão grande, dá um friozinho na barriga. Esse foi um dos melhores shows da minha vida. Hoje, eu senti a energia do aracajuano e já quero voltar. Valeu Aracaju”, agradece Zé Vaqueiro. 

Dando continuidade aos shows, quem subiu ao palco Luiz Gonzaga para comandar a festa foi Luanzinho Moraes. O artista, que também tem se destacado como um dos nomes da nova geração, participou do Forró Caju em Casa 2021 e esta foi a primeira vez que se apresentou de forma presencial na festa.

“Aracaju foi a primeira cidade a acolher meu trabalho, cinco anos atrás quando vim morar aqui. Subir ao palco do Forró Caju é a realização de um sonho. Fiquei muito ansioso para esse show, nem dormi direito. Aí, quando cheguei aqui, soube que tinha mais de 50 mil pessoas, é uma alegria muito grande”, comenta Luanzinho. 

Com repertório eclético, Luanzinho esquentou a virada da noite com muito arrocha, forró romântico e a boa sofrência, para embalar a dor de cotovelo dos apaixonados que curtiram a festa. 

Forró sergipano

Após a apresentação de Luanzinho, foi a vez de mais uma atração com história no Forró Caju subir ao palco: a banda sergipana Fogo na Saia, comandada pela dupla Xande e Nanda, que já se apresentou em 14 edições da festa. 

“É muito bom estar neste evento maravilhoso, depois de tanto sofrimento e tristeza provocados pelos dois anos de pandemia. O Forró Caju é um dos grandes eventos do país, referência para qualquer artista”, ressalta Xande. 

Para Nanda, a participação no Forró Caju é sempre um momento de muita emoção. “Estar aqui, mais um ano, demonstra como a Prefeitura valoriza a prata da casa, destacando os artistas sergipanos”, considera a cantora.

A última atração a subir ao palco Luiz Gonzaga, às 2h da madrugada, foi a banda sergipana Zueirões do Forró, que também tem história no Forró Caju, onde gravou o primeiro DVD, no ano de 2014. 

A vocalista Dalila Lima levou muita agitação e energia para o palco, encerrando a noite em grande estilo.

“Me sinto acolhida de ser uma artista sergipana e estar no palco principal do Forró Caju. É muito satisfatório ver que meu povo, o povo sergipano e de Aracaju, acolhe com tanto carinho a banda, me sinto lisonjeada e cada vez mais motivada a continuar nessa estrada”, declara Dalila.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Palco Gerson Filho - Artistas comemoram volta de shows presenciais

Sena

Quadrilha Xodó da Vila

Forró 10

Chiquinho do Além Mar

Trio Itapoã

Legenda da foto: Cobra Verde

Créditos das fotos: André Moreira e Ascom Funcaju

Publicado originalmente no site da PMA, em 26 de junho de 2022 

Forró Caju 2022: artistas do Gerson Filho comemoram volta de shows presenciais

Na terceira noite do Forró Caju 2022, o maior evento junino de Sergipe, forrozeiros e turistas dançaram e se encantaram com o autêntico forró nordestino de Cobra Verde, Trio Itapoã, Sena, Chiquinho do Além Mar, Forró 10, e a apresentação da Quadrilha Xodó da Vila, no palco Gerson Filho.

O primeiro a se apresentar no palco foi o artista Cobra Verde. Com mais de trinta anos de carreira, o artista e seu irmão, Soelton Cobra, se apresentam no Forró Caju há mais de dez anos. Para Soelton, esta grande festa significa troca de boas energias.

“Tocar no Forró Caju é um grande presente para a gente. Agora, de volta ao presencial, sentir a presença do público, a energia que eles emanam e vê-los dançando nossa música é de uma satisfação muito grande”. 

Já Cobra Verde destacou que o forró, para ele, é tudo, e agradeceu à Prefeitura por fazer parte desta festa. “Estou muito agradecido à Prefeitura e a esse público que nos permite estar aqui, participando desse evento maravilhoso", completa. 

A segunda apresentação ficou por conta da quadrilha Xodó da Vila, que encantou o público presente.

Vanessa Nascimento, de Minas Gerais, disse estar encantada com a cultura junina no Nordeste. "Aracaju já é uma cidade linda e, nesta época do ano, tem uma energia especial”, frisa.

Seguindo a programação da noite, o Trio Itapoã, que participa do Forró Caju desde o início e, inclusive, das duas edições do Forró Caju em Casa, botou o público para tirar o pé do chão. Edivaldo dos Santos, vocalista do trio, se disse muito feliz em ver de perto o público dançando suas músicas novamente.

“Depois de ficar afastado dos palcos e do público por dois anos, este é um momento de muita alegria. Poder cantar o forró ao vivo para o povo dançar e sentir a energia, o calor e a troca deles é bom demais”, conta Edivaldo.

Outro veterano, que se apresenta no Forró Caju desde a primeira edição é o Sena. Para ele, o Forró Caju deste ano é um reencontro de vida.

“É uma satisfação muito grande fazer parte desta grande festa. É motivo de muita alegria poder divulgar a música nordestina. Tem anos que só fazemos coisas para TV e para rede social e, este é um grande reencontro. Um reencontro de vida, de música nordestina e da felicidade depois de tudo que passamos nestes dois anos de muita dificuldade. Para mim, hoje foi um momento de celebrar a vida”, destaca Sena.

O encerramento do terceiro dia do Forró Caju ficou por conta de Chiquinho do Além Mar e Forró 10. Para o artista, a volta do Forró Caju presencial foi um prazer e uma emoção muito grande.

 “Foi uma emoção muito grande ver o pessoal dançando o nosso forró agarradinho. Quero agradecer a toda a equipe da Prefeitura e da Funcaju por poder estar aqui fazendo esse forró e sentindo essa energia do povo”, conclui.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br