quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Livro: 'José Trindade - Um Homem Singular, Um Ser Especial'

Capa do livro - biografia de José Trindade: 400 páginas de uma vida

Escritor Antônio Camilo

REGISTRO DE NOTÍCIA publicada em 30/11/2024

Publicação compartilhada do site JLPOLÍTICA, de 30 de novembro de 2024

“José Trindade - Um Homem Singular, Um Ser Especial”: é assim que esta grande figura humana vira biografia

Jozailto Lima (Coluna Aparte)*

Na segunda sexta-feira de dezembro, dia 13, o grande sergipano José Trindade vai ganhar uma biografia à altura de sua história e de sua luta como ser social, como pesquisador das ciências agrárias e como materializador de políticas públicas enquanto prefeito que foi da cidade de Boquim por oito anos - dois mandatos. 

Naquele dia, será lançada a biografia dele, que trará o oportuno título de “José Trindade - Um Homem Singular, Um Ser Especial”, a sétima obra no campo biográfico do pesquisador e biógrafo Antônio Camilo.

O lançamento será às 18h, no Ginásio de Esportes do Colégio Professor Antônio Barros, na Rua Jackson de Figueiredo, 152, Centro, na própria Boquim. A família de José Trindade decidiu que toda a renda com a venda do livro será destinada à Sociedade de Amparo à Velhice de Boquim - Asilo São Francisco.

José Trindade foi um engenheiro agrônomo muito preciso, exato e dedicadíssimo à causa da citricultura, da qual foi pesquisador, fomentador e produtor. Ele nasceu no dia 23 de dezembro de 1940 e faleceu no dia 12 do mesmo mês de 2012 - faltando apenas quatro dias para completar 72 anos.

Em 400 páginas, o escritor Antônio Camilo vai reconstituir com base em 52 depoimentos e em outras pesquisas a grande história de um dos mais respeitados pesquisadores do país no campo da citricultura e um cidadão que marcou como prefeito de Boquim.

“O leitor vai se deparar com a história de um ser realmente especial. Conhecerá a trajetória de José Trindade com riqueza de detalhes, concluindo que o biografado foi brilhante em todas os campos onde atuou”, diz o Camilo nesta breve entrevista concedida à Coluna Aparte.

Aparte - O que o leitor vai encontrar nesta biografia de José Trindade a ser lançada agora em dezembro?

Antônio Camilo - O leitor vai se deparar com a história de um grande homem, um ser realmente especial. Conhecerá a trajetória de José Trindade com riqueza de detalhes, concluindo que o biografado foi brilhante em todas os campos onde atuou. Ou seja, como engenheiro agrônomo, citricultor, professor, palestrante, pesquisador e prefeito de Boquim por dois mandatos, além de se notabilizar pela atenção e o amor que dedicava à sua família, assim como ao povo de sua terra.

Aparte - Como chamar-se-á o livro e por que o senhor chegou a este título?

AC - José Trindade - Um Homem Singular, Um Ser Especial. Estou convicto de que a obra não poderia ter um título melhor, uma vez que José Trindade era indubitavelmente um ser especial. Um homem à frente do seu tempo. O leitor perceberá sua singularidade logo nos primeiros capítulos e ratificará ao ler os emocionantes depoimentos dispostos em seus 12 demais capítulos.

Aparte - Quem vai preponderar neste livro será o engenheiro agrônomo ou o homem público?

AC - Tive o devido cuidado para que o engenheiro agrônomo e o homem público fossem retratados de igual modo, posto que em vida o José Trindade, insigne estudioso no campo da citricultura, e o José Trindade, prefeito municipal, alcançaram a mesma dimensão, pois nenhum outro pesquisador obteve a mesma projeção na área citrícola, assim como não houve um prefeito de Boquim que demonstrasse mais amor por sua terra. 

Aparte - E há grandes discrepâncias entre um e outro?

AC - Sendo assim, inexistem discrepâncias.

Aparte - O senhor tem em mente quantas pessoas deram depoimentos para chegar a este retrato que é pintado de José Trindade?

AC - São exatos 52 depoimentos prestados por familiares, amigos, ex-secretários de governo e servidores públicos, muitos regados de uma intensa emoção que muito contribuíram para contar a sua história e adicionar leveza à narrativa.

Aparte - Para além de Boquim, a família pensa em lançá-lo em Aracaju?

AC - É possível que a obra posteriormente venha a ser lançada na capital sergipana, sim.

Aparte - Numericamente, como este livro está para a sua bibliografia?

AC - Trata-se de meu nono livro e sétima obra biográfica.

Aparte - Ele será composto de quantas páginas?

AC - Serão 400 páginas a narrar uma das mais belas histórias de vida de um ser humano verdadeiramente especial.

-------------------------------------

* É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Com colaboração da jornalista Tatianne Melo.

Texto e imagens reproduzidos do site: jlpolitica com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário