domingo, 29 de outubro de 2017

Paróquia encerra homenagens a São Judas Tadeu

Imagem de São Judas percorrerá o bairro Américo.
Foto: Arquivo Portal Infonet.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 28/10/2017.

Paróquia encerra homenagens a São Judas Tadeu

Procissão e shows no bairro América

A Igreja dos Capuchinhos encerra as festividades dedicadas às homenagens a São Judas Tadeu, cujo 28 de outubro é data dedicada ao santo católico. As homenagens na Paróquia de São Judas Tadeu foram iniciadas no dia 19, com encerramento neste sábado, 28, dentro de uma programação que incluiu uma série de missas celebrada no bairro América.

Com o tema “São Judas Tadeu, abrigo seguro e intercessor dos seus devotos, rogai por nós”, a Igreja dedicou o sábado, 28, para homenagear o santo reconhecido como ‘das causas difíceis’. O sábado começou com uma alvorada festiva, às 5h, e queima de fogos de artifício e encerrado com a tradicional procissão pelas principais ruas do bairro América.

O dia dedicado a São Judas também foi marcado por missas celebradas naquela paróquia, com participação dos Canarinhos, Grupo Frei Miguel, Apostolado da Oração, Coral São Judas, Marcos Simões, além da banda Alfa e Ômega e Ana Lúcia da Canção Nova, que encerraram a programação conduzida pelo pároco Frei João Paulo.

Por Cássia Santana 

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Jovem violinista faz carrego para ajudar a família

Matheus toca de Dominguinhos a The Beatles.
Foto: Portal Infonet.

Publicado originalmente no  Portal Infonet, em 26/10/2017 

Jovem violinista faz carrego para ajudar a família

Matheus sonha com mais oportunidades na música

Matheus Santos de Farias tem apenas 15 anos, mas não mede esforços para ajudar sua família. Há alguns anos ele acorda cedo todas as sextas-feiras e domingos para trabalhar nas feiras da Zona Norte de Aracaju.

Morador do bairro Olaria, Matheus sai com seu carrinho de mão para fazer carrego e, em média, consegue R$ 50 reais para ajudar sua mãe e guardar uma parte do dinheiro para si. Muitos não sabem, no entanto, que Matheus tem um talento musical: o de tocar violino. Apaixonado por música clássica e forró pé-de-serra, o projeto do garoto é conseguir oportunidades no ramo da música.


Texto, foto e vídeo, reproduzidos dos sites: YouTube e .infonet.com.br

BPED realiza palestra com a escritora Silvanira Marques

  Silvanira Marques também divulgou livros de sua autoria

Alunos do Colégio Estadual Prof.ª Ofenísia S. Freire.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 27/10/2017.

BPED realiza palestra com a escritora Silvanira Marques

Silvanira Marques também divulgou livros de sua autoria

Alunos do Colégio Estadual Prof.ª Ofenísia S. Freire tiveram um dia inspirador na manhã desta sexta-feira, 27. A Biblioteca Pública Epifânio Dória realizou uma palestra com a atriz e escritora, Silvanira Francisca Marques, que teve a oportunidade de dividir suas experiências no âmbito pessoal e profissional. Na ocasião, a palestrante também divulgou livros de sua autoria como “Lar de Zizi: Um pedacinho do céu na terra, abençoado por Deus” e “Manu Manuelita e seus sapatos dourados”.

Silvanira explicou que sua vida foi marcada por diversos momentos difíceis, mas os combateu com a força que obteve na sua infância. “Sempre que vou para qualquer lugar do mundo, divulgo que sou sergipana de Estância. Hoje, moro em Barcelona, mas tive uma vida cheia de desafios e só conseguir cumpri-los com maestria, graças ao meu profissionalismo e principalmente,  vontade de crescer. Isso que desejo passar para as crianças”, ressaltou.

O professor de língua portuguesa, Felipe Araújo, afirmou que a história de vida de Silvanira foi inspiradora para todos os presentes. “Tenho certeza que muitas destas crianças irão sair daqui hoje com o sentimento de entusiasmo em nunca desistir dos seus sonhos. A Biblioteca mostra a todos que não se preocupa apenas com o desenvolvimento da leitura dos visitantes, mas que eles saiam mais fortalecidos com o pós-leitura”, salientou.

Ray Felipe, estuda no 6º ano do ensino fundamental, já evidencia que a leitura é uma forma de melhorar nos seus estudos. “A história de vida dela serviu pra que a gente se inspire e tente fazer parecido”. Ele também comemorou o fato de receber os dois livros da autora. “Vou ler os dois livros para conhecer melhor a história dela”

Sobre Silvanira Marques

Silvanira Francisca Marques tem mais de 60 trabalhos realizados em artes cênicas, entre Aracaju e São Paulo. É Miss Brasil Negra, desde 1999, através do concurso promovido pela Pró-line Corporation, realizado em Dallas/Texas. Já fez mais de 200 trabalhos no Brasil e exterior para grandes organizações nacionais e internacionais e continua desenvolvendo outros projetos. Durante sua carreira, sempre teve destaque na mídia nacional e internacional. Fez alguns trabalhos com artistas nacionais como Sandy & Júnior, Leonardo, Tom Cavalcanti e outros. Também ministra aulas para modelos e manequins e coreografias para desfiles. Há muitos anos, é coreografa do concurso de Miss Aguaí no Estado de São Paulo, além de ter coreografado outros desfiles e concursos no Brasil e no exterior, como o Miss Tóquio, no Japão. Entre outros trabalhos importantes realizados, desfilou para a Vogue do Brasil (Madame Mari Rockey) - São Paulo/SP; organizou -, coreografou e desfilou na "Moda Primavera-verão" no The Royal Palm Plaza, Hotel and Racquet Club, em Campinas/SP; além de ter desfilado para o consulado português, entre outros trabalhos.

Fonte e foto: Secult

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Encontro de grafite realizará segunda edição em novembro

 O Encontro acontecerá no complexo “Dona Finha”

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 26/10/2017.

Encontro de grafite realizará segunda edição em novembro

O Encontro acontecerá no complexo “Dona Finha”

O Coletivo Aracaju Graffiti Encontro (AGE) realizará nos dias 3,4 e 5 de novembro a 2° edição do encontro nacional de Aracaju Graffiti. O evento, que visa incentivar e divulgar a prática do grafite como um grande movimento de arte, traz para a cidade artistas de diversas partes do estado e do Brasil.

Mais uma vez o Encontro acontecerá no complexo “Dona Finha”, que fica localizado embaixo da ponte Aracaju – Barra, próximo a Orlinha do Bairro industrial.  As atividades serão divididas em três datas, sendo que na primeira acontece à noite com a abertura do evento e uma mesa de debate.

Sobre o AGE

O coletivo vem de uma iniciativa de cunho artístico, social e educativo cultural, que busca promover impactos positivos para a comunidade.  A intenção do grupo é incentivar os artistas do graffiti, assim como fomentar a arte de rua, mostrando seu potencial de agregar valor turístico à cidade.

Programação:

03 de novembro 19h - Abertura do evento
Apresentação de vídeos
Credenciamento dos artistas
Apresentações e mesa de debate formada por artistas e patrocinadores

04 de novembro 8h
Café da manhã, credenciamento, entrega dos kit
Início das pinturas
Almoço
Continuação das pinturas

05 de novembro 9h
Café da manhã,
Continuação das pinturas
Almoço
Encerramento do evento

Fonte e foto: Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Sergipe recebe obras raras da Prefeitura de São Paulo

As obras doadas contêm algumas das fotografias e 
discrições mais antigas da história de Sergipe.
Foto: Pritty Reis.

Publicado originalmente no Portal Infonet. em 27/10/2017.

Sergipe recebe obras raras da Prefeitura de São Paulo

A doação aconteceu durante um Simpósio realizado no TCE

Três obras raras contendo fotos e descrições sobre a história sergipana chegaram ao seu Estado de origem, nesta sexta-feira, 27 de outubro. Através de uma doação do acervo da Biblioteca Mário de Andrade, o prefeito de São Paulo João Doria Junior entregou o material em mãos ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa. A doação foi entregue na abertura do “Simpósio Drogas Políticas Públicas e os direitos dos dependentes químicos”.

As obras doadas contêm algumas das fotografias e discrições mais antigas da história de Sergipe. “É uma honra poder oferecer à Sergipe estas três obras primas que retratam a história deste Estado, um arquivo importantíssimo com imagens muito raras”, afirmou João Dória.  “Quero agradecer a atenção que recebemos dos gestores da Biblioteca Mário de Andrade, quando passamos lá, aonde encontramos estas obras. Vamos providenciar a distribuição de cópias deste matéria para vários órgãos, a exemplo da Secretaria de Estado da Cultura e às bibliotecas do Estado”, explicou o Clóvis Barbosa.

A primeira obra doada foi o “Álbum de Sergipe – 1820-1920” (com 333 páginas), de 1920, publicado por Clodomir Silva por ocasião do primeiro centenário da emancipação política do Estado. Nele consta também, informações desde a doação da terra e colonização, a partir de 1534, com detalhes da história daqueles 100 anos.

Também entre as obras doadas está o “Álbum photographico de Aracaju”, (com 47 páginas), edição da Casa Amador, de janeiro de 1931, que é uma coletânea de belas imagens da cidade no alvorecer do século XX, com suas localidades, logradouros e prédios históricos. A terceira obra doada, considerada a mais rara, é a “Província de Sergipe” (com apenas 14 páginas), de 1870, que não possui autoria conhecida. O livro contém os dez mais antigos registros fotográficos de paisagens sergipanas.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, os documentos representam um grande ganho para a memória e a cultura de Sergipe. “Estas obras chegam para compor os arquivos históricos do nosso Estado, por isso tem um valor muito importante. Esperamos que, de alguma maneira, elas possam ser disponibilizadas para o acesso da população, tanto para os sergipanos, como para pessoas de outros locais que queiram pesquisar sobre o nosso Estado”, afirmou.

Fonte: ascom TCE.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Expansão torna o Shopping Riomar o 13º maior do Nordeste

João Carlos Paes Mendonça e Noel Barbosa 
são proprietários do Shopping.
Foto: Portal Infonet.

Publicado originalmente no site Infonet, em 25/10/2017.

Riomar: grupos investiram R$110 mi na contramão da crise

Expansão torna o shopping o 13º maior do Nordeste

“Não poderíamos esperar a crise acabar para investir”. Foi com essa análise que o empresário João Carlos Paes Mendonça, um dos proprietários do Shopping Riomar, justificou o investimento de R$ 110 milhões dos grupos JCPM e NB Participações e Empreendimentos em mais uma expansão do centro de compras.

Durante a inauguração do espaço nesta quarta-feira, 25, o empresário afirmou que vê uma melhora no cenário econômico e falou sobre a expansão de um dos seus empreendimentos.

O Shopping Riomar dobrou em tamanho, terá, com todas as suas 233 lojas funcionando, pelo menos três mil pessoas empregadas, e ainda ganhou uma nova praça de alimentação com bela vista para o Rio Sergipe. O shopping é agora o 13º maior do Nordeste.

Confira matéria completa no vídeo:


Texto, foto e vídeo reproduzidos dos sites: YouTube e infonet.com.br

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Expansão do Shopping Riomar, em Aracaju.

Clique na foto para ampliar.

Inauguração da expansão do Shopping Riomar, em Aracaju.

Ampliação do Riomar foi inaugurada nesta quarta-feira
Para Edvaldo, a ampliação do shopping, mesmo com a crise 
econômica do país, representa um grande avanço
 na geração de emprego e renda.


Fotos: Sergio Silva.

Publicado originalmente no site da PMA, em  25/10/2017.

Edvaldo: expansão do Riomar Aracaju é prova de coragem e visão de futuro

O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou, na manhã desta quarta-feira, 25, a inauguração da expansão do Riomar Aracaju. A nova área tem 52 mil metros quadrados, com 200 novos espaços para lojas e uma nova praça de alimentação, num investimento, dos grupos JCPM e NB Empreendimentos, de R$ 110 milhões. Na nova etapa, a prefeitura de Aracaju passa a contar com um espaço de atendimento ao cidadão da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat), onde serão realizados a emissão de carteira de trabalho, o cadastramento de currículos e a oferta de cursos de capacitação.

Para Edvaldo, a ampliação do shopping, mesmo com a crise econômica do país, representa um grande avanço na geração de emprego e renda na cidade. "Este empreendimento mostra a capacidade, o talento e o compromisso dos sergipanos que nunca se vergam diante das dificuldades. É também uma mostra da coragem e da visão de futuro dos empresários João Carlos Paes Mendonça e Noel Barbosa, dois sergipanos que orgulham a nossa terra. Esta ampliação do Riomar gera emprego e renda, ajudando a melhorar a vida das pessoas", afirmou ele durante a solenidade.

O prefeito também destacou a importância da criação do Espaço Fundat dentro do shopping. "Aqui é um lugar com fluxo intenso de pessoas, além de ter uma quantidade grande de lojas que sempre demandam por mão de obra. Assim, o Espaço Fundat dá ao cidadão a oportunidade de emitir a sua carteira de trabalho, de cadastrar o seu currículo, se inscrever nos cursos de capacitação, e também é uma porta para parcerias com as lojas para receber esta mão de obra que se qualifica na Fundat", disse.

O local onde o Espaço Fundat foi instalado não gerou custos para a administração municipal, tendo sido cedido pelo empreendimento. A ornamentação da sala foi feita pelos alunos dos cursos da fundação. De acordo com o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, a perspectiva de parcerias para encaminhar as pessoas para o mercado de trabalho é muito boa. Ele cita que duas novas lojas realizaram todo o processo de seleção dos seus funcionários pela fundação.

Nova via

Em entrevista à imprensa, Edvaldo destacou, entre os pontos positivos da expansão do Riomar, a abertura de uma nova avenida, fruto de uma parceria entre a prefeitura e os empreendedores do shopping. A via, construída no entorno do centro de compras, amplia a mobilidade urbana na região e funciona como espaço de proteção da área vegetal que margeia o rio. "É uma avenida maravilhosa, uma obra feita com recursos do Riomar, que comprova o compromisso destes grupos empresariais com a cidade", frisou. A avenida Dr. José Augusto Barreto foi inaugurada no último dia 19.

Um shopping moderno

Também presente na solenidade de abertura das novas instalações do shopping, o governador Jackson Barreto disse que o trabalho de João Carlos Paes Mendonça e Noel Barbosa "orgulha os sergipanos". "É a competência de dois sergipanos que nos inspira e nos ilumina. Para eles, a palavra de ordem é trabalho. Em nome do povo sergipano, eu digo muito obrigado pela lição de otimismo e confiança", afirmou.

O empresário João Carlos Paes Mendonça ressaltou que a expansão do shopping - a terceira desde que ele passou a ser um dos proprietários do empreendimento - coloca o Riomar "à altura dos que nasceram e residem". "Estamos transformando o Riomar num shopping moderno. Tivemos a primeira expansão em 2008, com investimento de R$ 35 milhões. Em 2011, foram outros R$ 8,5 milhões em uma nova expansão. Agora, são R$ 110 milhões nesta nova etapa, que colocar o shopping entre os maiores do Nordeste. O Riomar se torna assim um empreendimento maduro e consolidado, crescendo em tamanho e em importância. Construímos um edifício garagem, único do Estado, e uma via de contorno. O sentimento é de dever cumprido", disse.

Após a solenidade de inauguração, os empresários e as autoridades visitaram as novas instalações. Prestigiaram a solenidade o vice-governador Belivaldo Chagas; o presidente da Câmara, vereador Nitinho Vitale; o vereador Vinicius Porto; a vice-prefeita Eliane Aquino; o ex-governador Albano Franco, além de secretários municipais, jornalistas e empresários.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Prêmio Grão de Música vai premiar cantora Joésia Ramos

Foto: Pritty Reis

Publicado riginalmente no site do Jornal da Cidade, em 24/10/2017 

Prêmio Grão de Música vai premiar cantora Joésia Ramos

Os premiados da edição vão receber um troféu em bronze e o registro de uma música na coletânea de canções produzida em CD.
 
A cantora sergipana Joésia Ramos foi selecionada como destaque no Prêmio Grão de Música. A iniciativa dedica-se a buscar artistas talentosos, a maioria deles pouco conhecidos pelo grande público nacional, e tem como objetivo valorizar e promover o gênero canção em todas as regiões do País. Compositores, compositoras e intérpretes de grande valor, de diferentes gerações, são destacados em cada edição do PGM, premiados com troféu em bronze e o registro de uma música na coletânea de canções produzida em CD.

Cada nome selecionado pela curadoria do Prêmio é escolhido pelo conjunto da obra e trajetória artística. O foco da busca é, principalmente, o interior do Brasil, na tentativa de conhecer o que acontece fora dos circuitos habituais. O PGM é idealizado e realizado pela cantora e compositora paraibana Socorro Lira, que reúne esforços e recursos próprios para manter a iniciativa.

Selecionados do PGM

Nesta 4ª edição, doze Estados brasileiros estão representados pelos 15 artistas premiados: Almério (Caruaru/PE); Ana Paula da Silva (Joinville/SC); Áurea Martins (Rio de Janeiro/RJ); Calé Alencar (Fortaleza/CE); Cida Moreira (São Paulo/SP); Déa Trancoso (Almenara/MG); Estela Ceregatti (Cuiabá/MT); Fred Martins (Niterói/RJ); Jânio Arapiranga (Arapiranga/Rio de Contas/BA); João Triska (Curitiba/PR); Joésia Ramos (Aracaju/SE); Márcia Siqueira (Manaus/AM); Mocinha de Passira (Passira/PE); Paula Santoro (Belo Horizonte/MG) e Wilma Araújo (Maceió/AL).

O resultado de cada edição é registrado também em CD, no qual cada premiado ganha espaço para uma música na coletânea PGM, disponibilizada no site. Elifas Andreato, designer gráfico e ilustrador, assina a identidade visual do PGM. A estatueta de bronze para troféu, logotipo e a capa do CD foram criadas pelo artista, responsável por capas de discos icônicos da música brasileira, de nomes como Chico Buarque, Clementina de Jesus e Martinho da Vila.

O Prêmio Grão de Música se compromete a um trabalho significativo de garimpo musical, ampliando o olhar para o interior do País, onde veteranos ou jovens artistas criam e desenvolvem sua obra a partir do lugar em que nasceram e/ou vivem. O olhar está voltado para o que expressa mais profundamente o jeito de ser e viver das pessoas.

Cerimônia de entrega

No dia 25 de novembro, na sala Olido, no Centro de São Paulo, acontecerá a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Grão de Música. Noite que traz, além da premiação, a chamada Mostra PGM com shows de três artistas dentre os quinze premiados e premiadas na edição 2017. A entrada é franca e neste ano se apresentam Estela Ceregatti, Calé Alencar e Áurea Martins.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Grupo Renantique é atração do Quinta Instrumental

O Renantique se apresentará na próxima quinta-feira, 26.

Publicado originalmente no site infonet, em 24/10/2017.

Grupo Renantique é atração do Quinta Instrumental

A próxima edição do projeto desenvolvido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Quinta Instrumental, terá um repertório de músicas antigas. O Renantique se apresentará na próxima quinta-feira, 26, num palco que vem mostrando talentos de Sergipe. O grupo é um dos poucos do Brasil, e único em Sergipe, que executa músicas no estilo Renascentista.

O tradicional Conjunto de Música Antiga Renantique, atração da noite que começará a se apresentar partir das 19 horas, no Centro Cultural de Aracaju, promete fazer um espetáculo diferenciado e inesquecível. Há mais de 20 anos, os artistas se apresentam com o objetivo de tornar as músicas renascentistas e medievais mais acessíveis.

Renantique

Criado em junho de 1996, o Grupo de Música Antiga Renantique possui a estrutura de um Broken Consort renascentista, no qual são combinados vários instrumentos da Idade Média e da Renascença, e vozes (soprano, alto, tenor, contratenor e baixo-barítono), utilizando-se antigas técnicas para a execução dos instrumentos e para a emissão das vozes.

Desde que foi criado, o grupo difunde um amplo repertório da Idade Média e da Renascença, a exemplo de Canções de Cruzada; dos Troubadours, Trouvères e Minnesingers; Cantigas de Santa Maria do rei Alfonso X, el Sábio, e Cantigas de Amigo de Martin Codax (séc. XIII); Manuscrito de Carmina Burana (séc. XII-XIV); Danças Medievais & Renascentistas; Trecento Italiano; Franco-Flamenga (séc.XV); Henrique VIII; Elizabetana; Teatro de Shakespeare e Música Ibérica do séc.XVI.

Agenda musical

Desenvolvido através do planejamento estratégico realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, juntamente com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Quinta Instrumental nasceu com o propósito de ocupar o Centro Histórico da capital sergipana com as diversas linguagens das artes. E, em um curto espaço de tempo, tornou-se um atrativo na agenda cultural, oferecendo aos aracajuanos e turistas uma música de qualidade e totalmente gratuita.

O evento sempre acontece nas quintas-feiras, exceto nos feriados, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado na Praça General Valadão, no Marco Zero de Aracaju, às 19 horas.

Fonte e foto: ascom Funcaju.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

IV Bienal do Livro de Itabaiana (2017)


Confira um resumo do que aconteceu na IV Bienal do Livro de Itabaiana



Publicado originalmente no site itnet, em 23/10/2017,

IV Bienal do Livro: confira um resumo do que aconteceu no maior evento literário de Sergipe

Mais de 55 mil pessoas visitaram o Shopping Peixoto durante os três dias do evento.

Por Redação do Portal Itnet

Na noite do último domingo, 22, chegou ao fim a IV Bienal do Livro de Itabaiana, que superou as expectativas e tornou-se a maior Bienal já realizada no município, bem como o maior evento literário de Sergipe. A Bienal teve início na sexta-feira, 20. Mais de 55 mil pessoas visitaram o Shopping Peixoto, onde aconteceu, durante os três dias do evento.

O evento foi uma oportunidade para resgate de diversas manifestações culturais que estavam esquecidas bem como também oportunidade para artistas de diversas áreas mostrarem o seu talento. Teve stands de municípios sergipanos mostrando o que o lugar “tem de melhor”, escritores lançando e vendendo livros,  grupos teatrais e de dança, visita de escolas de várias partes de Sergipe e também de outros estados, além de diversas presenças ilustres. Os três dias do evento foram transmitidos ao vivo pela TV e pelo Portal Itnet.

Confira um resumo dos três dias do evento:

SEXTA-FEIRA (20):

Na sexta-feira aconteceu a entrega do Troféu Falcão de Ouro, onde 31 personalidades e entidades foram homenageadas com o prêmio. Também neste dia houve a abertura dos stands, da feira cultural e tiveram início as apresentações. Bob Lelis chegou à Bienal com a Rural do Forró.

SÁBADO (21):

No sábado aconteceu a exposição e o desfile de carros antigos, com homenagem a Zé da Baleia, o maior colecionador de carros antigos de Sergipe. Também neste dia aconteceu a palestra ministrada pelo jornalista Ancelmo Gois, ele que é colunista do Jornal O Globo e esteve abrilhantando o evento com o seu carisma e conhecimento.

DOMINGO (22):

O terceiro dia da Bienal teve início no loteamento Luíz Gonzaga, onde aconteceu o café da manhã com os escritores e também a entrega do monumento ao livro. No período da tarde o evento continuou com apresentação do ilusionista Pedro Guaraná, que encantou crianças e também adultos, e no início da noite quem se apresentou e abrilhantou ainda mais a Bienal foi o cantor George Sants, participante do programa The Voice Brasil, da Rede Globo.

Texto e imagens reproduzidos do site: itnet.com.br

IV Bienal do Livro é encerrada com 40 mil visitantes

A Bienal vem incentivando pessoas a escrever livros.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 23/10/2017.

IV Bienal do Livro é encerrada com 40 mil visitantes

Durante três dias, Itabaiana se transformou na capital brasileira do cultura com a realização da IV Bienal do Livro. O evento, que mobilizou o mundo literário, movimentou a economia do município ao atrair para dentro do Shopping Peixoto cerca de 40 mil visitantes para acompanharem as 30h de programação musical, os mais de 300 escritores que expuseram suas obras, além de pintores, artesãos, ilusionista, contadores de história e muito mais.

No domingo, 22, último dia do evento literário, o espaço Talk Show recebeu debates que contribuíram muito para o desenvolvimento da cultura. Um deles foi entre Jorge Carvalho, Neu Fontes e Artêmio Barreto que falaram sobre Luís Antônio Barreto: o homem, a obra, o legado. O presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Clóvis Barbosa, conversou com o público sobre Crônicas, contos, romances, jornais e livros. Domingos Pascoal e Lucas Lamorier falaram sobre As Academias de Letras: missão, egos,mesuras sucesso.

O ponto alto da festa e um dos mais aguardados pelo público foi o show do cantor sergipano, natural de Boquim, George Sands, classificado no The Voice Brasil. O artista, que se apresentou na Tenda Cultural Melcíades de Souza, disse que a disseminação da cultura é primordial. “A arte revela algo no ser humano que fica escondido no dia a dia. A arte incomoda, transforma, cria e revela. Quando me deparo com um evento deste, me sinto na obrigação de divulgar”.

Se deslocando mais de 110 quilômetros, distância que separa Monte Alegre de Itabaiana, a estudante Lirielly Lopes não mediu esforços para viajar no mundo da literatura da Bienal do Livro. “Livro é arte, é vida, estou amando tudo e aproveitei para garantir uns exemplares que me chamaram a atenção”.

Escritores

A Praça dos Escritores Bartolomeu Peixoto reuniu autores e obras dos mais variados temas. Dentre eles estava o desembargador Edson Ulisses que compareceu por dois dias no evento levando seu livro Sabedoria Popular. “A Bienal é um movimento fantástico que nunca foi visto na história de Sergipe. A relação escritor e leitor é o encontro mais saudável que existe”.

Com apenas 15 anos, a jovem estudante Dulce Maria resolveu a se jogar de corpo e alma no mundo da literatura escrevendo seu primeiro livro Só mais uma Vez. “Sempre gostei muito de ler e escrever e com o apoio dos meus pais escrevi meu primeiro livro. Sempre antes de dormir ficava imaginando histórias e colocando no papel, ao final juntei tudo para fazer a publicação”.

A Bienal vem incentivando pessoas a escrever livros, a comprovação disso foi a empresária e escritora Maria da Conceição Andrade Oliveira, que após a primeira edição do evento decidiu produzir uma obra para apresentar ao público tendo como inspiração a história do seu pai. “Na primeira edição da Bienal sai com uma ideia fixa de escrever um livro sobre a história do meu pai, o Arrojado, que todo povo de Itabaiana conhece. Até hoje, mesmo depois de 29 anos de sua morte, o povo me fala dele”.

Economia

Radiante com o movimento do Shopping, o proprietário do centro de compras batia ponto durante todo o horário de funcionamento. Satisfeito, Messias Peixoto revelou que a união entre o shopping e a Bienal tem que continuar. “Estou muito agradecido por este evento ter sido aqui. Durante os três dias de evento o shopping ficou lotado que foi necessário contratar mais funcionários para a limpeza e criar uma nova via de estacionamento para comportar o público”.

Fonte e foto: assessoria da Bienal.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Jackson Barreto participa de Bienal do Livro de Itabaiana







Publicado originalmente no site ASN, em 21 de Outubro de 2017

Jackson Barreto participa de Bienal do Livro de Itabaiana

Em sua 4ª edição, a festa da literatura sergipana reúne escritores, artistas e intelectuais de todo o país, em um ambiente dedicado à literatura e à cultura

O governador Jackson Barreto, compareceu no sábado, 21, ao maior evento literário do estado de Sergipe, Bienal do Livro de Itabaiana, que acontece de 20 a 22 de outubro, no Shopping Peixoto, localizado na sede do município. Em sua 4ª edição, a festa da literatura sergipana reúne escritores, artistas e intelectuais de todo o país, em um ambiente dedicado à literatura e à cultura. A visita foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Bispo e dos secretários de Educação, Jorge Carvalho e do Meio Ambiente, Olivier Chagas e do empresário Messias Peixoto.

“Isso aqui é a maior expressão da cultura do talento da gente de Itabaiana. Evidente que não tem só apenas talento de Itabaiana, e sim talentos do estado também. Porém, a iniciativa e o fato dessa Bienal acontecer em Itabaiana mostra a capacidade de produção da literatura do nosso estado através do homem e da mulher de Itabaiana. Eu estou extremamente feliz e outra coisa, me chamou muita atenção o número de estandes, o número de escritores, livros lançados nesta feira do livro. Isso demonstra a nossa capacidade intelectual cada vez mais aprimorada e aperfeiçoada. Aliás, fatos como esse só poderia acontecer realmente em Itabaiana” declarou o governador Jackson Barreto, ao visitar os estandes e adquirir alguns exemplares dos escritores sergipanos que tiveram os livros lançados na Bienal.

Durante os três dias, a festa da literatura conta com o lançamento de 300 livros e a participação de 60 escolas.  Nesse período, o público tem a chance de conhecer a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras programadas.

Para o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a Bienal do Livre é hoje o principal evento da promoção da cultura de Sergipe. “Nesse sentido, promover a cultura, é promover a vida, a transmissão do conhecimento. É promover os valores que embasam nossa cidadania. Por isso, que parabenizo os organizadores, expositores, escritores, todos aqueles que  fazem parte da Bienal do Livro de Itabaiana”, destacou.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente faz parte da Bienal com um estande, onde apresenta trabalhos e distribui material de conscientização ambiental.

Na opinião do secretário Meio Ambiente, Olivier Chagas, a Bienal já é um evento consolidado no estado. “É de uma importância educacional e cultural fantástica, envolvendo a comunidade, principalmente, a comunidade estudantil, os professores, e com a participação muito grande da sociedade e do governo. Nós estamos aqui apresentando trabalhos, distribuindo material de conscientização ambiental, mostrando o trabalho da Olimpíada Ambiental, fruto do trabalho dos nossos estudantes e os professores. Além disso, estamos distribuindo mudas de plantas nativas da região e apresentando aquilo que nos temos feito, enquanto, política publica em defesa do Meio Ambiente. O governo do Estado está aqui dentro por entender  a importância disso. Assim, ficamos felizes porque Itabaiana, cidade central do estado, tem um povo diferenciado pela sua iniciativa, comércio, caminhoneiro, e também agora, mostrando que na parte de educação e literatura tem uma veia extraordinária”, pontuou.

A Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) também participa da Bienal com um estande, onde apresenta mais de 50 publicações da Edise, como a Revista Cumbuca. As obras foram lançadas entre os anos de 2011 e 2017 e retratam o estímulo à produção literária sergipana. O estande conta também com as obras de Aldenise Cordeiro e Márcia Barbosa, por exemplo, e outros lançamentos da Editora.

Na programação deste sábado, a palestra de Ancelmo Gois, colunista de O Globo, além do lançamento do livro do empresário e ex-governador Albano Franco. A programação da Bienal conta, ainda, com  exposição de carros antigos, talk show, feira da cultura sergipana, tenda cultural, praça dos escritores, palco da palavra, praça da imprensa e cinema.

A Bienal

O tema desta edição da Bienal do Livro de Itabaiana é ‘Venha Viajar Com A Gente’. O evento, que é o único do gênero em Sergipe, traz o lançamento 300 livros e conta com a participação de 60 escolas. Durante os três dias do evento, o público tem a chance de conhecer a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras programadas.

A primeira edição aconteceu em 2011 ainda como uma forma mista de bienal do livro e encontro cultural. Os criadores estavam preocupados com a distribuição e visibilidades dos escritores locais que não conseguiam chegar às prateleiras das livrarias. Desde então, a estimativa de público aumentou de 10 mil para 50 mil pessoas. Em 2016, a feira literária foi declarada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) como Patrimônio Cultura e Imaterial de Sergipe.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Secretário de Estado da Cultura participa de abertura da IV Bienal do Livro

 Bienal do Livro.

 Secretário visita estande da BPED.

 João Augusto Gama recebe homenagem.

 Cerimônia de abertura.

 Patrono da Bienal deste ano.

Jovens se divertem com personagens.

Publicado originalmente no site da SECULT, em  23 de outubro de 2017

Secretário de Estado da Cultura participa de abertura da IV Bienal do Livro


João Augusto Gama foi um dos homenageados do evento que acontece em Itabaiana

Escritores, intelectuais, autoridades e gestores estiveram reunidos na cerimônia de abertura da IV Bienal do Livro de Itabaiana (SE), que aconteceu nesta sexta-feira, 20, no do Shopping Peixoto. O secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, esteve entre as personalidades homenageadas pelo evento, que nesta edição traz como patrono o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça.

“A Bienal do Livro de Itabaiana é um dos eventos culturais mais importantes, não só para Sergipe, mas para o Brasil. Já está na sua quarta edição, e a cada evento, a cada dois anos, ela acontece com maior grandiosidade. Sergipe fica orgulhoso de abrigar um evento tão bonito como esta Bienal, que reúne escritores, artistas, muitos livros que ganham visibilidade no ppaís a partir desta feira”, afirmou o secretário.

Mais uma vez a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), está entra as diversas entidades e órgãos que participam do evento. No estande da Biblioteca, estudantes e visitantes tem acesso ao BiblioteCaju, com diversos livros para consulta, materiais em Braille, exposição de cordéis, e um espaço de declamação de poemas transmitido ao vivo pela internet.

Nesta edição a Bienal ocupa três espaços da área externa e cinco na interna do Shopping Peixoto, com a Feira da Cultura Sergipana, a Tenda Cultural, o Palco da Palavra Abrahão Crispim, o Talk Show, a Praça dos Escritores Bartolomeu Peixoto,

“Este sonho começou em 2009 com Junior, Jamisson e vários amigos e apoiadores, que confiaram no nosso sonho. Este evento é a soma de forças de todos nós. Itabaiana é conhecida como a capital do caminhão, mas nosso desejo é que ela seja também reconhecida como a capital da leitura, porque ler abre portas”, declarou um dos idealizadores da Bienal, o empresário Carlos Eloy.

A Bienal, que é considerada um dos maiores eventos literários do Estado, acontece entre os dias 20 e 22 de outubro. Em 2016 foi transformada em Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe.  Nesta edição, está previsto que sejam lançados mais de 300 livros com a participação de mais de 50 mil visitantes nos três dias de evento. A programação completa da VI Bienal do Livro de Itabaiana está no site: www.bienaldolivroitabaiana.com.br .

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

15ª Edição da revista Cumbuca

15ª edição já está nas ruas contribuindo com a cultura sergipana
Foto arte: Segrase.

Nova edição da Revista Cumbuca
                                                                             
A Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase – através da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe – Edise – apresenta a 15ª edição da revista Cumbuca... 

Criada em 2012, a revista tem periodicidade trimestral, oferecendo ao leitor, conforme o editor da Cumbuca, Amaral Cavalcante, um conteúdo que busca revelar aspectos da cultural local. “Nosso objetivo é promover a cultura sergipana em seus diversos aspectos e para isso, conta com colaboradores de diversos talentos”.

Em cinco anos de existência, a Cumbuca tratou dos mais diferentes temas. Nesta edição, o historiador Murilo Mellins relembra um tempo em que se ouviam muitos assovios na cidade, um ato considerado costume elegante que também servia para galanteio entre os jovens da época. A designer Gabi Etinger elabora a capa desta edição de forma marcante, pois capta cada detalhe do texto de Murilo. O artista plástico Antônio da Cruz faz um estudo sobre a vida, obras, técnicas, temas e trajetória do artista plástico Crec Leão.

O artista plástico Anselmo Rodrigues é lembrado pelo marchand Mário Britto. A culinária sergipana é outro tema abordado na revista pelo jornalista Djenal Gonçalves Filho, que traz em seu texto os hábitos e curiosidades da nossa culinária de forma bem divertido. Já a jornalista Cândida Oliveira escreve sobre a História da fotografia lambe lambe em Aracaju e suas modificações ao longo do tempo.

O cantor Sergival é a personalidade sergipana retratada no texto de Ronaldson Souza. O texto de Maria Adélia Mota da Silva relata o sucesso da obra ‘Essa Menina’, o livro é a estréia literária da escritora Tina Correia. Os poetas Anthony Ribeiro e Udilson Soares apresentam na Cumbuca 15 suas poesias.

O jornalista Nestor Amazonas trata do início da televisão em Sergipe. O pesquisador Thiago Fragata nos apresenta o sergipano Xavier de Assis, dono da primeira livraria instalada em nosso estado, em 1907. E por fim, a história política da cidade sergipana Rosário do Catete, contada pelo pesquisador Adailton Andrade.

Para o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, a revista tem sempre um olhar contemporâneo e o “compromisso de, a cada edição, levar informação e estímulo à reflexão”. A publicação pode ser encontrada na sede da Segrase, na Livraria Escariz ou em plataforma digital de forma gratuita no site da Empresa

 Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram

Texto e imagem reproduzidos do site: senoticias.com.br

IV Bienal do Livro de Itabaiana (2017)



IV Bienal do Livro de Itabaiana

Imagem simplesmente ilustrativa,
postada pelo blog 'Isto é SERGIPE'.

Publicado originalmente no Facebook/Amaral Cavalcante, em 22/10/2017

De um breve giro na Bienal do Livro
Por Amaral Cavalcante.

Um evento como a Bienal do Livro de Itabaiana dá-nos orgulho de ser sergipano.

Se a multidão de leitores ávidos por livros impressiona, que dizer do enorme contingente de escritores com obras que vão da ficção científica ao romance caboclo, do humor ao terror, dos relatos memorialistas à literatura infanto juvenil.

E isto numa cidade do interior - progressista, é bem verdade - mas muito pouco alcançada pelas políticas públicas de incentivos às lides culturais que, ainda timidamente, ocorrem na capital.

O evento, promovido por iniciativa da própria sociedade local, revela, a cada edição, a força da nova intelectualidade sergipana que flui espontânea e cresce generosa, a despeito da nossa provincial indiferença.

A surpresa dessa realidade insofismável obriga-nos a repensar o papel do poder público como incentivador e difusor da cultura local.

Texto reproduzido do Facebook/Amaral Cavalcante. 

domingo, 22 de outubro de 2017

Registro: Exposição de carros antigos, na IV Bienal do Livro de Itabaiana


Publicado originalmente no site Itnet, em 19/10/2017.

Exposição de carros antigos estará mais uma vez na programação da IV Bienal do Livro de Itabaiana

A exposição ocorrerá no sábado, 21, a partir das 10 hs, no estacionamento do Shopping Peixoto.

Por Redação do Portal Itnet

Sucesso em edições anteriores, mais uma vez a exposição de carros antigos será um dos eventos da IV Bienal do Livro de Itabaiana, que terá início amanhã, 20, e vai até o dia 22 no Shopping Peixoto, em Itabaiana. Este ano a exposição homenageará Zé da Baleia, um sergipano apaixonado por carros antigos.

A exposição acontecerá no estacionamento do Shopping Peixoto no sábado, 21. Confira a programação:

10:00 - Abertura da Exposição
16:00 - Entrega dos Troféus
16:20 - Desfile
17:00 – Encerramento

 QUEM É ZÉ DA BALEIA?

José Antônio de Almeida, o Zé da Baleia é natural de Frei Paulo; tem 82 anos e é apaixonado desde de criança por carros antigos. Caminhoneiro com mais de 50 anos de Rio-Bahia, aposentado, hoje se dedica à sua coleção de carros antigos.

Texto e imagem reproduzidos do site: itnet.com.br

sábado, 21 de outubro de 2017

Professora da UFS é indicada a prêmio nacional

Michele concorre pelo seu trabalho à frente do Jornal Contexto,
do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFS.
Foto: Facebook pessoal.

Publicado originalmente no site Infonet, em 21/10/2017.

Professora da UFS é indicada a prêmio nacional

O prêmio busca homenagear professores da área da comunicação

Ter o seu trabalho reconhecido é sem dúvida um dos principais objetivos de qualquer profissional, e com aqueles que detém o dom de ensinar não é diferente. Reconhecida pelo seu trabalho à frente do Jornal Contexto, do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a professora Michele Amorim Becker, foi indicada por seus alunos e agora está concorrendo ao prêmio de melhor coordenadora de Jornal Laboratorial da região Nordeste.

O prêmio Professor Imprensa, que está em sua terceira edição, é uma iniciativa do Portal e Revista Imprensa, e busca homenagear os professores e projetos inspiradores da área da comunicação no Brasil.

A professora da UFS concorre à premiação com outros dois professores, um da Universidade Federal da Paraíba e outra da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Segundo ela, o fato de ter conseguido o reconhecimento dos alunos já é uma grande vitória. “Foi uma surpresa e ao mesmo tempo uma honra. Ser indicada pelos meus alunos vale mais do que um prêmio”, afirma. “Estou torcendo para que no fim, a gente consiga trazer esse prêmio para Sergipe”, completa.

O prêmio

Na 3ª edição do prêmio, 249 professores de 112 instituições de norte a sul do país foram indicados nas categorias Professor Universitário, Orientador de TCC e Coordenador de Jornal Laboratório.

O prêmio é dividido em três fases. A primeira delas ocorre por indicações, onde os alunos podem sugerir nomes que tenham sido inspiradores e marcado sua trajetória no curso de Comunicação. Na segunda etapa, uma comissão verifica quais foram os nomes indicados e que avançarão à fase final.

Finalizada as duas primeiras etapas, a votação abre para o voto popular, que finalmente definirão os vencedores desta edição.

Votações

As votações seguem abertas até o dia 31 de outubro e qualquer pessoa pode participar. Para votar na professora da Universidade Federal de Sergipe basta entrar neste link e confirmar o voto pelo e-mail cadastrado. O resultado sai em novembro.

Por Yago de Andrade

Com informações do Portal Imprensa.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br