quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Observação telescópica da Superlua na CCTECA reuniu centenas de pessoas

População ficou encantada com a superlua

Centenas de pessoas estiveram presente na CCTECA

Coordenador Augusto Almeida

Estudante Tori Calasans

Legenda da foto: Charles Gomes e sua filha

Publicação compartilhada do site da PMA, de 30 de agosto de 2023  

Observação telescópica da Superlua na CCTECA reuniu centenas de pessoas

A noite desta quarta-feira, 30, foi especial: os aracajuanos puderam presenciar e observar a lua em seu Perigeu, um evento astronômico relativamente raro, em que a superlua fica 14% maior e 30% mais iluminada. O evento de observação telescópica foi realizado na Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei, localizada no parque da Sementeira, que é vinculada à Secretaria Municipal da Educação (Semed), e reuniu centenas de pessoas, que se encantaram e se conectaram com o satélite natural da terra.

A última vez em que o fenômeno aconteceu foi em janeiro de 2018 e a previsão para a próxima ocorrência é somente no ano de 2037. Por isso, devido ao grande público ansiando pela experiência atípica, foram disponibilizados cinco telescópios.

O professor Augusto Almeida, coordenador da CCTECA, explica que, quando a lua aparece duas vezes no mesmo mês em seu Perigeu, ela é denominada como Lua azul, mas que isso não significa que ela vá ficar na cor azulada.

“Essa expressão foi criada em 1930 para descrever o fato de acontecerem duas luas no mesmo mês. Em agosto deste ano, aconteceu uma lua no dia 1° e outra lua está ocorrendo hoje. A última vez que isso aconteceu foi em 2018 e a próxima será em 2037. No evento de hoje, foram disponibilizados cinco telescópios para a observação da superlua, mas também tivemos programas simuladores mostrando o fenômeno que está acontecendo tão próximo da terra”, relatou o coordenador.

A explicação para o ocorrido é que a órbita da lua em torno da Terra não é perfeitamente circular, pois acontece um círculo um pouco achatado. "Então, haverá momentos em que a lua está mais próxima da terra, que se chama Perigeu, e outros momentos mais distantes, que é o Apogeu. Hoje, o Perigeu está com uma distância em torno de 370 mil km. Sobre o público, é gratificante ver que crianças, adultos e idosos se engajaram pela campanha. Agradeço a imprensa, a nossa equipe de trabalho, a Semed e a Guarda Municipal”, declarou.

Empolgada com a superlua e a possibilidade de vê-la ainda mais de perto, a estudante Tori Calasans, 25, relata que este é o terceiro evento astronômico da CCTECA em que ela  participa.

“Eu sempre gostei de astronomia e quando soube que esse é um evento que só vai acontecer novamente em 2037, determinei que eu deveria marcar presença, apesar do cansaço.  Sempre quis comprar telescópio, mas nunca tive condição, por isso é tão importante eventos assim, porque possibilita a inclusão de várias pessoas. Aracaju é um lugar pequeno, então, muitas das vezes a gente não vê a magnitude do que é estudar física, muitos alunos no começo não tem muita oportunidade, não gostam muito, mas oportunidades assim empolgam as pessoas mais jovens e até as pessoas mais velhas. Com isso, essas crianças, além de quererem estudar astronomia, quem sabe até não se tornem um astronauta brasileiro e possam estar em missão daqui alguns anos? É por isso que é muito importante que a gente incentive esse tipo de evento”, reflete.

Presente na observação telescópica junto a sua filha, o aposentado Charles Gomes, de 56 anos, é um amante da astronomia e reconhece a amplitude e importância pedagógica do evento.

“Esta é a minha primeira vez no evento, mas eu tenho interesse há muito tempo. Sempre comprei livros, revistas, sempre estive ligado ao universo. Sou fã de verdade. Eu nunca tinha visto no telescópio, tenho até uma máquina que aproxima sessenta vezes, mas, com certeza a experiência de ver no telescópio foi totalmente diferente. Estava conversando com a minha filha sobre a importância de um evento desse e ainda sendo gratuito, porque acaba incentivando crianças a estudarem sobre temas que são tão essenciais para nossa vida. Eu fiquei impressionado com a amplitude do encontro, porque eu achei que era um negócio menor, mas quando eu vi toda essa gente, fiquei feliz de ver que as pessoas estão entendendo como é maravilhoso. Portanto, eu adorei a ideia do evento, está todo mundo de parabéns. Espero que sirva de incentivo para todos aqueles que estiveram aqui hoje”, declarou.

O evento foi iniciado às 18h e permaneceu até às 20h30, atendendo a todos que se deslocaram até a CCTECA para prestigiar a Superlua. Paralelo à observação do fenômeno, o professor Augusto ministrou palestra sobre os demais aspectos astronômicos do universo, prendendo a atenção de crianças e adultos interessados em entender a imensidão do mundo.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju se gov br

Projeto de iniciação científica cria roteiros turísticos pedagógicos s/ Tototós e rio SE.


Fotos: Ascom/Fapitec
 
Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 30 de Agosto de 2023

Projeto de iniciação científica cria roteiros turísticos pedagógicos sobre Tototós e rio Sergipe

A iniciativa é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre a Fapitec e a Seduc

A prática da educação científica na pandemia levou alunos e professores do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira (Cedap), em Maruim, a experimentarem o turismo pedagógico como método de ensino-aprendizagem.

 A ação faz parte do projeto De Tototó pelo Rio Sergipe: O Turismo Pedagógico como Ferramenta de Aprendizagem, executado entre outubro de 2021 a setembro de 2022. A iniciativa é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). 

“O projeto surgiu da necessidade de utilizar ferramentas criativas e inovadoras de ensino e aprendizagem que pudessem ajudar alunos e professores em relação às demandas pedagógicas durante a pandemia”, explica a coordenadora do projeto e professora de história, Adinagruber da Conceição Lima. 

A idéia do projeto surgiu em 2017, quando Adinagruber lecionava em uma escola na Barra dos Coqueiros e começou a observar os tototós como temática pedagógica para trabalhar com os alunos na sala de aula despertando o interesse da comunidade escolar para a valorização da embarcação e do Rio Sergipe como patrimônio histórico e cultural. “Decidi a partir daí levar o tema para a escola apresentando uma proposta de pesquisa e prática de ensinos sobre o turismo pedagógico. Achei interessante aproveitar na mesma ação a valorização do rio Sergipe e o Tototó”, revela.

O projeto rendeu parcerias com pesquisadores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com abordagens temáticas ligadas ao projeto para fornecer o aporte teórico necessário aos estudantes e incentivar seu envolvimento na experiência. Adinagruber relata ainda que através do projeto os alunos tiveram contato com o uso de ferramentas tecnológicas como o celular para transformar fotos em quadrinhos e produzir uma revista com roteiros turístico-pedagógicos interdisciplinares com o objetivo de colaborar com a aprendizagem dos estudantes de forma criativa.

Ela também ressaltou o ganho do ensino-aprendizado da ação ao destacar que a partir do projeto foi possível identificar conteúdos e estratégias pedagógicas possíveis de serem desenvolvidas na área do complexo estuário do rio Sergipe. “Esta prática fez toda a diferença para aprendizado dos estudantes que participaram de lives tratando dos temas abordados no projeto, participando ativamente das discussões. Utilizamos a interdisciplinaridade para abordar temáticas transversais e o turismo pedagógico como ferramentas de construção coletiva do conhecimento, visando instigar a percepção dos alunos quanto às suas vivências e experiências nas suas relações com os patrimônios naturais e culturais nos seus cotidianos”, enfatiza a professora.

Novos aprendizados

As estudantes e bolsistas do projeto, Dayse Lanne Mendonça Pereira e Hellem Kauãne de Jesus Santos contam sobre a importância de participarem da experiência. “Tivemos contato com patrimônios históricos, culturais e naturais de Sergipe, participamos de evento científico, e conhecemos o aplicativo cômica. Também foi a primeira vez que apresentei e participei de um trabalho científico e com orientação da minha professora e consegui superar muitos desafios”, comenta Dayse.

 Hellem Kauãne de Jesus Santos participou como bolsista voluntária do projeto. Ela disse que além de eventos científicos, aprendeu mais sobre a cultura patrimonial e explorou habilidades como a produção de textos sobre o tema.

 “O projeto contribuiu muito para o meu conhecimento. Produzi textos sobre o tema e explorei minhas habilidades. Descobri novos significados, novas palavras e gostei da nova experiência de aprender sobre história conhecendo a importância da embarcação do tototó”, relata. 

As alunas também participaram da criação de roteiros turísticos pedagógicos pelo rio Sergipe, utilizando o gênero em histórias e quadrinhos, confeccionada pelos estudantes a partir de fotos feitas por alunos, professores e outros participantes do projeto, além de uma revista com versões nas línguas espanhola e inglesa que será disponibilizada no Instagram do projeto e encaminhada para a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC) para publicação em edital específico para produção de projetos escolares

Texto e imagens reproduzidos do site: se gov br

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Projeto ‘Arrudiar’ promove experiências no município de Lagarto

Museu da Gente Sergipana

Camila conhece "Os Parafusos"

Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Centro de Lagarto, 
professor e historiador Claudefranklin Monteiro




Legenda da foto: Povoado Santo Antõnio, onde nasceu Lagarto - (Crédito da foto: Eduardo Freire)

Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, em 28 de Agosto de 2023

Projeto ‘Arrudiar’ promove experiências no município de Lagarto

Realizada pelo Instituto Banese, a iniciativa possibilitou conhecer a história do município, a importância de Silvio Romero para o folclore e a tradição dos Parafusos de Lagarto

Com o tema 'Lagarto, terra de Sílvio Romero, o folclorista da gente', o projeto Arrudiar teve como destino o município de Lagarto, no centro-sul do estado, neste mês dedicado à cultura popular, em virtude do 22 de agosto - Dia do Folclore. A experiência de conhecer destinos sergipanos pelo olhar histórico, educativo, cultural e turístico é promovida pelo Instituto Banese, por meio do Museu da Gente Sergipana, e aconteceu pela quarta vez.

No último sábado, 26, as ruas da zona rural a zona urbana de Lagarto foram cenário do Arrudeio, que contou com a orientação do professor e historiador Osvaldo Neto. A primeira parada foi no povoado Santo Antônio, marco onde surgiu a cidade, e de onde o grupo partiu para desbravar os próximos pontos do roteiro. “Essa vivência é sobre educação patrimonial, e isso os nossos participantes levam para a vida enquanto profissionais e cidadãos que contribuem com a construção de uma sociedade que valoriza o que é seu. Essa visita a Lagarto cumpriu esse papel. Nos encontramos com o que é nosso: história, cultura, saberes, brincadeiras, sotaques, sabores. Agradecemos a todos que construíram e participaram dessa edição”, destaca Osvaldo.

Em seguida, foi realizada uma visita à Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Centro de Lagarto. Lá, o grupo foi recebido pelo professor e historiador Claudefranklin Monteiro, morador da cidade, que contextualizou a construção religiosa, histórica e cultural pelo viés mitológico e histórico, além de relatar fatos marcantes e curiosidades. Segundo ele, o Arrudiar é de grande potencialidade educacional e identitária. “Minha impressão sobre o projeto é a melhor possível. Ele promove um processo de encontro interiorizado da cultura sergipana e vai ao encontro das diversas identidades do estado. Tem grande potencialidade educacional a nível de patrimônio, atraindo ainda olhares dos munícipes para a identidade local”, registra.

O Arrudeio continuou pela casa onde nasceu o jurista, pesquisador, professor, polemista e folclorista Sílvio Romero, pelo grupo escolar e pela praça que recebem seu nome. Nesses locais, o contexto foi a importância desse sergipano para a literatura e a cultura popular no Brasil.

Em Lagarto, a cultura popular é fortemente representada pelo grupo Parafusos, e por isso o roteiro incluiu a vivência de assistir ao folguedo na Praça Filomeno Hora. De acordo com o conselheiro do Grupo Parafusos - Associação Folclórica de Lagarto (Asflag), Jeferson Oliveira, por meio de um ritmo envolvente, o rodopio dos Parafusos revela a resistência do povo negro. “Resistir é a principal mensagem do nosso grupo, e de que a luta pela liberdade vale a pena. Parabenizo o Arrudiar que nos ajuda a manter a nossa cultura viva”, destacou.

Para a jovem arquiteta Camila Rodrigues, o Arrudiar lhe deu a oportunidade tão esperada de conhecer os Parafusos. “Eu tinha um desejo enorme de assistir aos Parafusos, e agora aconteceu por meio do Arrudiar, que possibilita acessar o patrimônio e a cultura do interior do estado caminhando pelas cidades. Essa é uma proposta muito interessante, uma experiência especial”, afirma.

O intercâmbio entre gerações é outra proposta do projeto. Dona Uilça José de Carvalho, de 76 anos, professora aposentada, também participou da iniciativa. “Acho ótimo conhecer o interior de Sergipe dessa maneira interativa e repleta de informações interessantes. Além disso, descubro coisas que nunca tive oportunidade. Meu pai é de Lagarto, mas nunca ouvi falar do povoado Santo Antônio, onde a cidade nasceu”, conta dona Uilça. 

O Arrudiar também ofereceu experiência gastronômica. O trajeto foi finalizado com um almoço no qual foram servidos pratos da culinária tradicional da região, a exemplo do arroz de galinha e a maniçoba. 

O projeto Arrudiar acontece por várias perspectivas, mas especialmente pela ótica da identificação e valorização cultural, como afirma a Diretora de Programas e Projetos, Celiene Lima. “O Arrudiar foi pensado para, por meio da descoberta e de novos olhares sobre o que já conhecemos, provocar identificação com o que é da gente. Nossos arrudeios por Sergipe reúnem públicos e gerações diferentes, priorizam os moradores dos locais visitados, contam histórias do passado e sua importância para o presente, unem o tradicional ao contemporâneo, e tudo isso fortalece a nossa sergipanidade. O projeto é sucesso entre o público, o que nos desafia a pensar novas experiências por meio dele”, destaca Celiene.

O Arrudiar está em sua quarta edição e já passou pelos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Pacatuba e Estância, abordando diferentes temáticas - ‘Mudança da Capital’, ‘Vivência na Reserva Indígena Fulkaxó’ e ‘Estância Forró e Folia’.

Texto e imagens reproduzidos do site: se gov br

Governo do Estado promove 187 Oficiais e Praças da Polícia Militar de Sergipe

Foto: Juracy Feitosa








Foto: Juracy Feitosa



Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 28 de Agosto de 2023

Fotos: As demais fotos são creditadas a André Moreira

Governo do Estado promove 187 Oficiais e Praças da Polícia Militar de Sergipe

Com a promoção, o governador Fábio Mitidieri reafirma o reconhecimento e valorização dos profissionais que dedicam suas vidas à proteção e serviço à sociedade, refletindo o seu empenho de promover um ambiente mais seguro e protegido para todos os sergipanos

Mais uma conquista para a segurança pública do estado. Nesta segunda-feira, 28, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou da solenidade de promoção de Oficiais e Praças da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). A cerimônia, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), teve lugar no imponente Centro de Ensino e Instrução (CEI), situado no Bairro América, em Aracaju.

No total, 187 policiais militares foram promovidos, sendo reconhecidos mediante seus esforços e dedicação ao longo de suas carreiras, ascendendo a novos patamares na hierarquia da corporação. Dentre os promovidos, 38 receberam a alcunha de oficiais e 149 ascenderam à graduação de praças, refletindo a diversidade de talentos e habilidades presentes na PMSE.

A cerimônia foi marcada por um clima de celebração e compromisso, reforçando o valor da Polícia Militar no zelo pela segurança e bem-estar da população sergipana. Os 187 promovidos agora compõem os quadros de dez postos e graduações, fortalecendo a estrutura interna da instituição. Entre as promoções, destacam-se um tenente-coronel; 11 majores; três capitães; dez primeiros-tenentes; 13 segundos-tenentes; 11 subtenentes; 21 primeiros-sargentos; 18 segundos-sargentos; 32 terceiros-sargentos; e 67 cabos.

Homenagens

Durante a cerimônia, também houve momentos especiais de reconhecimento, como a homenagem realizada ao governador Fábio. Em celebração ao Dia do Soldado, ele recebeu uma pintura simbolizando os valores de ordem e paz.

Além disso, a Medalha Alferes Tiradentes, a mais prestigiosa condecoração concedida pela PMSE, foi entregue a 26 civis e militares, enquanto a Medalha de Mérito Policial Militar foi conferida a 18 policiais. Essas homenagens têm como propósito enaltecer e reconhecer os valiosos serviços prestados por cada um deles à comunidade sergipana.

Entre os homenageados estiveram o secretário de Estado do Desenvolvimento e da Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o secretário Especial do Gabinete, Tiago Andrade, o secretário Especial da Comunicação, Cleon Menezes, e o chefe do Cerimonial do Governo de Sergipe, Ednilson Guimarães.

Na ocasião, o governador enfatizou mais uma vez a importância da Polícia Militar para o estado de Sergipe. Segundo ele, a instituição, composta atualmente por 607 oficiais e 5.259 praças, totalizando 5.866 postos, desempenha um papel crucial na manutenção da ordem pública, na prevenção e combate ao crime, bem como na promoção de uma convivência segura e pacífica para todos os cidadãos.

Ao participar da solenidade, Fábio Mitidieri demonstrou seu comprometimento com a segurança e valorização das forças de segurança do Estado. Em seu discurso, enalteceu o trabalho árduo e a dedicação dos policiais promovidos, destacando a importância do contínuo aprimoramento profissional e o papel fundamental que desempenham na construção de um ambiente seguro para a população. Na última quarta-feira, 23, Mitidieri também realizou a promoção de 94 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE).

"Quero parabenizar, em nome de todos os cidadãos sergipanos, os 187 oficiais que continuarão a fortalecer a segurança do nosso estado. Também parabenizo a sociedade sergipana pela confiança depositada na nossa valorosa Polícia Militar, que proporciona conforto e proteção. Expresso meu agradecimento ao Secretário João Eloy e ao Comandante-Geral, Coronel Alexsandro Ribeiro, pelo incansável empenho demonstrado em suas funções. Saibam que podem contar comigo como parceiro nessa jornada. A parceria entre o Governo, as forças de segurança e a sociedade de Sergipe seguirá sendo fortalecida ainda mais”, ressaltou o governador.

O comandante-geral da PMSE, o coronel Alexsandro Ribeiro, ressaltou que os 38 Oficiais e os 149 Praças estão sendo promovidos pelo critério de atividade e tempo de serviço. Ele também destacou que a cerimônia e homenagens são alusivas ao Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, em homenagem aos profissionais que têm a nobre missão de defender a sociedade ainda que com a própria vida.

“Nós estamos também realizando a outorga das medalhas Alferes Tiradentes e Mérito Policial Militar como reconhecimento a pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Polícia Militar de Sergipe. É o reconhecimento do comando da corporação pelos bons serviços prestados por nossos policiais militares e o compromisso do Governo do Estado com a valorização profissional”, enfatizou o comandante.

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, comemorou o merecido reconhecimento. “O dia de hoje é verdadeiramente significativo para a segurança pública em Sergipe, representando um momento de reconhecimento pelos investimentos contínuos que o governo tem direcionado à área da segurança. Isso engloba não apenas os avanços para os profissionais, como os concursos e a formação, mas também abrange a melhoria das condições de trabalho. Portanto, esta ocasião é um motivo de celebração, especialmente para a Polícia e para todo o setor de segurança pública”, celebrou.

Reconhecimento

O delegado Jonatas Evangelista, coordenador  das Delegacias do Interior da Polícia Civil, contou sobre sua alegria ao receber a notícia de mais uma comenda concedida pela Polícia Militar do Estado. "É verdadeiramente emocionante e gratificante ser reconhecido pelo trabalho que venho desenvolvendo ao lado da minha equipe e dos meus colegas da Polícia Civil, há um longo período. São 16 anos de dedicação à população sergipana e ao fortalecimento da segurança pública. Hoje, também me alegro ao testemunhar o mesmo reconhecimento sendo feito a muitos amigos e colegas, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, e outras autoridades. É uma experiência extremamente gratificante, além de uma oportunidade para celebrar a promoção de servidores e policiais militares que arriscam suas vidas para proteger a comunidade. Por isso, quero desejar a todos um crescimento contínuo em suas carreiras, e que sigam recebendo o reconhecimento que merecem. Gostaria também de expressar minha gratidão ao governador e ao coronel Ribeiro pelo reconhecimento constante“, declarou.

Promoções já realizadas

Em 27 de abril de 2023, o governador Fábio Mitidieri participou da cerimônia de formatura dos 653 policiais da Polícia Militar de Sergipe, promovidos a postos e graduações superiores em suas carreiras. Na oportunidade, foram graduados 554 praças e 99 oficiais. Desses, sete alcançaram o título de coronel, último posto da carreira de Oficiais da PMSE. O governador também já anunciou o reajuste dos servidores e o Projeto de Lei voltado ao adicional de periculosidade para a categoria.

Alfredo Oliveira é Subtenente e está sendo promovido a Segundo Tenente. Para ele, esse é um momento de muita alegria e grande satisfação, em que ele celebra, ao lado da família e amigos, a promoção que coroa seus 30 anos de serviços à PMSE. “É um momento de muita festa. A Polícia Militar está de parabéns, juntamente com o Governo do Estado de Sergipe, por proporcionar essa ascensão da carreira do policial militar, promovendo mais valorização e reconhecimento à categoria. Todos estão de parabéns, o Governo, o Comando da Polícia Militar e todos aqueles que estão sendo agraciados com a promoção”, expressou.

Avanço na Segurança Pública

A redução mais recente nos indicadores de violência no estado foi a diminuição de 19,2% nos crimes violentos letais intencionais, em comparativo feito entre o primeiro semestre de 2023 e os seis primeiros meses de 2022. O dado é do Monitor da Violência, produzido em parceria com o portal G1, e foi divulgado em 17 de agosto de 2023. 

Além disso, os últimos dois anos totalizaram mais de 4,9 mil medidas protetivas concedidas para a proteção da vida de mulheres vítimas de crimes praticados em razão de gênero, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Os dados revelam que Sergipe foi o segundo estado que mais deferiu medidas protetivas no país. Essas medidas protetivas são concedidas a partir da procura da vítima pela rede de proteção, que envolve a denúncia do caso de violência à polícia. Esse aumento do número de medidas protetivas é fruto da ampliação da divulgação sobre a rede de proteção e da necessidade da denúncia para a proteção à mulher, conforme evidenciou a delegada Renata Aboim, da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Aracaju.

Texto e imagens reproduzidos do site: se gov br

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Governo de Sergipe trabalha por garantia de direitos da população LGBTQIAPN+



Vice-Governador Zezinho Sobral

Coordenadora Estadual de Políticas Públicas e 
Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, Silvânia Sousa


Legenda da foto: Thatiane Araújo, Coordenadora Geral da Parada LGBT +

Fotos de Igor Matias

Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 25 de agosto de 2023

Governo de Sergipe trabalha por garantia de direitos da população LGBTQIAPN+

Além de articular políticas públicas que visam garantir os direitos da população, o Governo do Estado também irá apoiar a realização da Parada LGBT+ neste domingo, 27

O Governo de Sergipe tem atuado de forma efetiva para acolher e assegurar o respeito aos direitos da população LGBTQIAPN+ no estado. Com essa perspectiva, a gestão estadual garantiu apoio à 22ª Parada LGBT+ de Sergipe, que ocorrerá neste domingo, 27, na Orla de Atalaia, em Aracaju. Além disso, foi iniciado, nesta sexta-feira, 25, o 14º Seminário Estadual de Direitos e Cidadania LGBTI+, que segue até este sábado, 26.

Durante o seminário, foram apresentadas ao público algumas das iniciativas adotadas pelo governo nesse sentido, como aponta a coordenadora estadual de Políticas Públicas e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Silvânia Sousa. “Eu estou muito feliz pelo apoio que o Estado está dando. Eu vim representando a Seasc, para falar sobre as ações e serviços que a gente tem realizado nestes últimos oito meses de gestão”, pontuou.

Nesse contexto, um dos programas significativos incrementados pelo governo é o ‘Trans Retifica’, que oferece a retificação do nome e gênero de pessoas transexuais e travestis, com isenção das taxas de cartório e assistência na comunicação com os funcionários do órgão, a fim de evitar constrangimentos e garantir um atendimento qualificado. Em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Seasc oferece o serviço de alteração do ‘nome morto’ - nome que consta no registro de nascimento - para o nome adequado ao gênero no documento de identidade. “Inclusive, esse serviço será ofertado durante a realização da 22ª Parada LGBT+ na Orla da Atalaia”, sinalizou Silvânia Sousa.

A coordenadora completou que o Governo do Estado se mobilizou para apoiar a realização da Parada LGBT+. “Isso porque o governo sabe da importância que a população LGBT tem, e isso tem um significado enorme para a gente”, finalizou.

Na ocasião, representando o Governo de Sergipe, o vice-governador Zezinho Sobral reforçou que o Estado compreende a necessidade de garantir o respeito à diversidade, sendo papel do poder público incluir a causa dentro das pautas governamentais. “Discutir política pública é importante, saber respeitar o direito de cada um é importante. Entender que, na hora que eu respeito o seu direito, o meu está garantido, é necessário para que a gente construa políticas públicas eficientes e capazes de receber a todos”, ressaltou.

O vice-governador também reafirmou o compromisso do governo com a realização da Parada LGBT+ no estado. “A gente promove essa ação de presença e de efetivo apoio ao movimento que, acima de tudo, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a existência de uma ausência de inclusão, de um sofrimento, de uma dificuldade. Para que ele ocorra, precisa que todo o aparato seja mobilizado, não só a infraestrutura do evento em si, mas também a segurança, o transporte, o acordo feito com todas as partes, para que eles possam executar e ter o seu movimento com tranquilidade, com paz, e a oportunidade de manifestar o seu protesto”, acrescentou Zezinho Sobral.

Além disso, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a População LGBTQIAPN+, a Seasc se reuniu com representantes da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) para discutir acerca de políticas públicas que abranjam a empregabilidade no âmbito da população LGBTQIAPN+.

Seminário Estadual de Direitos e Cidadania LGBTI+

Em sua 14ª edição, o Seminário Estadual de Direitos e Cidadania LGBTI+ proporciona o fortalecimento do movimento, por meio do debate acerca das necessidades e demandas da população, como explica a coordenadora Geral da Parada LGBT+, Tathiane Araújo. “Nós temos temas relacionados a saúde, educação, inclusão ao trabalho, tudo isso pensando em estratégias do movimento que venham a se formular por meio de propostas para levarmos para a Assembleia Legislativa”, detalhou.

Ainda de acordo com Tathiane, é fundamental que o Estado se envolva nessas discussões para assegurar que os direitos da população LGBTQIAPN+ sejam garantidos para além da Parada. “Recentemente, tivemos uma audiência com a Secretaria da Educação, com a Secretaria de Assistência Social e com a Secretaria de Cultura do Estado, na qual mostramos o quanto precisamos nos envolver de uma forma didática e também levar os pleitos, além da estrutura da Parada. Realizar a Parada é importante, mas é importante também chamar a atenção sobre políticas públicas”, destacou.

Parada LGBT+

Em Sergipe, a Parada LGBT+ foi criada em 2003 pela Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra), com o objetivo de desmistificar preconceitos e conscientizar a população em geral sobre temas ligados à cidadania, direitos humanos e sexualidade. A iniciativa visa demonstrar o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação e promover o respeito à diversidade e à luta de políticas afirmativas para a população LGBTQIAPN+. Este ano, a Parada ocorrerá no dia 27 de agosto, na Orla de Atalaia, na capital sergipana.

Texto e imagens reproduzidos do site: se gov br

Parada LGBT+ 2023 reúne multidão na Orla da Atalaia












Fotos: Igor Matias

Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 27 de Agosto de 2023

Parada LGBT+ 2023 reúne multidão na Orla da Atalaia neste domingo, 27

Esta é a 22ª edição da festa, que este ano contou com o apoio do Governo do Estado

Neste domingo, 27, Sergipe recepcionou a 22ª Parada LGBT+, na Passarela do Caranguejo, Orla da Atalaia, em Aracaju. A cantora Wanessa Camargo foi a principal atração da festa, que é uma realização da Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra), com o apoio do Governo do Estado.

A programação começou às 13h, com apresentações de artistas no palco do estacionamento da Praia da Cinelândia e por volta das 18h os quatro trios elétricos, um deles com a cantora Wanessa, fizeram o percurso pela Orla, arrastando uma multidão de aproximadamente 100 mil pessoas, segundo a organização do evento.

“O Governo do Estado este ano foi peça fundamental na realização da Parada LGBT+ de Sergipe, porque ele sabe que a inclusão é fundamental para as pessoas, independente do gênero e sexualidade. Agradecemos o apoio da Secretaria de Comunicação, de Educação, Segurança Pública, Assistência Social e Juventude”, disse a coordenadora de Políticas Públicas para População LGBTQIAPN+ da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Silvânia Sousa.

“A Parada está linda! Estou aqui hoje, mas participo das ações do Congresso desde sexta-feira passada. Wanessa é tudo para mim e viemos prestigiá-la”, declarou Anne Patrícia, musa da Parada do Orgulho Gay do município de Lagarto.

Patrícia Aragão foi pela primeira vez a uma Parada e se surpreendeu com a segurança do lugar. “Vim por diversão e me deparo com muita paz e muita tranquilidade. Vi muitas famílias, crianças, idosos, enfim, um ambiente calmo”. A perspectiva dela também foi observada pelo casal Eduarda e Karen. “É a nossa segunda vez no Orgulho Gay e está tudo muito organizado e tranquilo. Vamos ficar até o final!”, prometeram.

Chris Santana não escondia a empolgação e junto da namorada ela revelou qual seria a programação para o dia. “Primeiro curtir as apresentações do palco e depois acompanhar os trios. A festa está só começando!”, avisou.

Cleiton Divo foi acompanhado do marido canadense, Charles. “Tem seis anos que acompanho a Parada. Já notei que este ano o palco está maior. Isso é bom! Sinal de que a festa está crescendo”.

Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) preparou uma estrutura de atendimento especializado para a Parada LGBTQIAPN+ 2023.

O Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), prestou apoio na segurança sobrevoando o local, além da presença da PM em terra, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) e Defensoria Pública de Sergipe.

A Polícia Civil contou também com duas estruturas: uma na Delegacia de Turismo (Detur), onde funcionou uma unidade plantonista do meio-dia à meia-noite, para atender situações flagranciais como roubos e furtos e uma outra equipe para atender ao público LGBTQIAPN+ ou que tenha alguma outra vulnerabilidade. Todas as matérias ligadas aos grupos vulneráveis também podem pedir medidas protetivas no plantão do domingo na Detur.

História

Em Sergipe, a Parada LGBT+ foi criada em 2003 pela Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra), com o objetivo de desmistificar preconceitos e conscientizar a população em geral sobre temas ligados à cidadania, direitos humanos e sexualidade. A iniciativa visa demonstrar o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação e promover o respeito à diversidade e à luta de políticas afirmativas para a população LGBTQIAPN+.

Seminário

Além da Parada, o Governo de Sergipe também participou, por meio da Seasc, do 14° Seminário Estadual de Direitos e Cidadania LGBTI+, que encerrou neste sábado, 26.

No encontro foram apresentadas ao público algumas das ações e serviços realizados nos últimos oito meses de gestão. Em sua 14ª edição, o Seminário Estadual de Direitos e Cidadania LGBTI+ proporcionou o fortalecimento do movimento, por meio do debate acerca das necessidades e demandas da população.

Um dos programas significativos incrementados pelo governo neste início de gestão é o ‘Trans Retifica’, que oferece a retificação do nome e gênero de pessoas transexuais e travestis com isenção das taxas de cartório e assistência na comunicação com os funcionários do órgão, a fim de evitar constrangimentos e garantir atendimento qualificado.

Texto e imagens reproduzidos do site: se gov br

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

2a. Edição do Curta Sexta, no Cine Vitória, Rua do Turista

Crédito da imagem: Arte da Ascom/Funcaju

Publicação compartilhada do site da PMA, de 23 de agosto de 2023 

Segunda edição do Curta Sexta leva produções audiovisuais sergipanas ao Cine Vitória

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoverá nesta sexta-feira, dia 25, a segunda edição do Curta Sexta, com a exibição de produções audiovisuais sergipanas, a partir das 19h, no Cine Vitória, localizado na Rua do Turista - entrada pela rua Propriá, Centro.

Na programação desta sexta-feira, quatro curtas-metragens produzidos com fomento da Lei Aldir Blanc serão apresentados no cinema: A Velha do Shopping?, de Gabriela Caldas; La Guita, de Gabriel Viana; Olhos de Fogo, de Jade Moraes; e Tintiliano, de Marcel Andrade. Os curtas trazem histórias de ficção e não ficção, ambientadas na capital sergipana.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o evento cria novas oportunidades de conhecimento e difusão da produção audiovisual sergipana. “O Curta Sexta já estreou com sucesso. É mais uma janela de oportunidades que a Funcaju criou para fortalecer e fazer circular a produção audiovisual sergipana, além da própria criação de uma plataforma de streaming, a AjuPlay. Ver nossas produções em tela grande é um prazer muito grande, tanto para o cinéfilo como para o realizador da obra”.

Entre as produções audiovisuais a serem exibidas, há dois documentários que tratam de personalidades sergipanas que fazem parte da história da cidade: a senhora Maria José, conhecida como “A véia do shopping”, e o pintor de paisagens Tintiliano.

O primeiro apresenta a história trágica da senhora que ficou conhecida por vagar pelos shoppings aracajuanos; já o segundo documentário traz, de forma poética, reflexões sobre a vida e a obra de Tintiliano. As obras “Olhos de Fogo” e “La Guita” focam no gênero ficção, e são a adaptação de um conto de um escritor sergipano e memórias nostálgicas sobre a infância, respectivamente.

Confira as sinopses dos filmes:

Olhos de Fogo - Jade Moraes : 18 min

Olhos de Fogo é uma adaptação do conto homônimo de Antônio Carlos Viana que conta a história de Maria, uma menina que sofre abuso dentro de casa com a conivência da mãe. Uma triste realidade que acontece todos os dias em nossa sociedade. O filme é um alerta do que pode acontecer quando o silêncio predomina.

A velha do shopping? - Gabriela Caldas: 20 min

Personagem da cultura urbana de Aracaju dos anos 90, a chamada “Véia do Shopping” atraiu a curiosidade dos aracajuanos sendo constantemente fotografada e muitas histórias surgiram sobre ela, mas na realidade era outra. Esse filme busca fazer um retrato poético e amoroso para a trágica história de Maria José.

La Guita - Gabriel de Almeida Viana: 18 min

Daniel enfrenta a vida adulta, cheia de responsabilidades e obrigações, nada parecido com a liberdade de sua juventude. Ao visitar a casa dos pais, na cidade onde nasceu e cresceu, ele reencontra seu antigo quarto, o que traz à tona diversas memórias nostálgicas que o reconectam com o seu passado.

Tintiliano - Marcel Andrade: 14 min

Conhecido por suas pinturas de paisagem com traços marcantes, Tintiliano é apresentado de uma maneira jamais vista. No filme, o personagem-narrador reflete sobre a vida e a arte em tempos tão sombrios, e como sonhando ele adentra em um dos monumentos mais icônicos de Aracaju. Seu desafio, tanto na arte quanto na vida, é manter a chama acesa. O sussurrar de suas palavras é na realidade um grito de protesto.

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju se gov br

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Governo de Sergipe celebra origens e raízes da cultura popular no Dia do Folclore


Historiadora Izaura Ramos


Mestre Saci





Legenda da foto: Exposição ‘Folclore Sergipe e Suas Identidades’ - (Crédito das fotos: Erick O'Hara)

Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 22 de Agosto de 2023

Governo de Sergipe celebra origens e raízes da cultura popular no Dia do Folclore

Data foi comemorada com uma programação variada em diversos espaços de fomento à cultura na capital sergipana

Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso. Esses são apenas alguns dos personagens mais tradicionais das representações folclóricas de Sergipe, que possui um leque de manifestações culturais populares em seus municípios. Com o objetivo de manter essas tradições vivas, em alusão ao Dia do Folclore, comemorado neste 22 de agosto, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), promoveu uma série de ações na capital sergipana.

Em uma festa de cores, música e arte, a Dona do Baile, o Boi, o Caboclo e a Baiana encantaram o Palácio Museu Olímpio Campos (Pmoc), onde alunos do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte e do Colégio Estadual Jackson Figueiredo tiveram a oportunidade de assistir à apresentação do grupo Reisado Águia de Ouro, de Laranjeiras, município que se consolidou como o maior núcleo do folclore no estado. Na ocasião, os estudantes também puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre a tradição, por meio de uma roda de conversa com os brincantes.

De acordo com a coordenadora de Educação e Pesquisa do Pmoc, a historiadora Izaura Ramos, Sergipe concentra uma das maiores quantidades de grupos folclóricos vivos do país, sendo necessário trabalhar pela permanência e preservação dessa memória. Dessa forma, a iniciativa buscou educar os estudantes quanto à cultura do estado, a fim de que o conhecimento se perpetue nas próximas gerações. “A gente espera que agregue muito à educação deles e que eles tenham conhecimento da importância desses grupos e da preservação dos mesmos, pois representam a nossa cultura, principalmente a cultura popular, a cultura oriunda do povo”, destacou a historiadora.

A estudante Nycole Anjos, de 15 anos, da 1ª série do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, ainda não conhecia o Reisado, então aproveitou a oportunidade para aprender o máximo possível. “Eu achei muito incrível. Gostei da forma como elas brincam, do figurino, e eles responderam muitas perguntas que eu fiz. Acho que é importante passar o conhecimento da nossa cultura à frente, porque a gente acaba estudando sobre a cultura do nosso país e do nosso estado”, considerou.

Já a estudante Huyonara Tiffany, 16, da 1ª série do Colégio Estadual Jackson Figueiredo, contou que já havia brincado em oportunidades anteriores, de forma que a apresentação lhe proporcionou boas lembranças. “Achei muito legal. Já brinquei quando eu era mais nova, mas há muito tempo que eu não via, então foi muito bom”, relatou.

E quem faz parte dessas tradições também aprovou a iniciativa do Governo do Estado. Segundo Salu, responsável pelo Reisado Águia de Ouro, ações como essa contribuem para que a cultura popular continue viva na memória do povo sergipano. “Eu dou nota dez. Ajuda a preservar a nossa cultura sergipana. A gente precisa sempre lembrar que dia 22 de agosto é Dia do Folclore e que o folclore continua vivo”, ressaltou.

Nesse sentido, o diretor do Pmoc, Elicelmo Zuzarte, reforçou que a gestão estadual tem se esforçado para dar visibilidade às mais diversas representações artísticas do estado, inclusive como forma de fomentar o turismo cultural. “O folclore é uma tradição popular, por meio da qual a gente resgata a nossa sergipanidade. São as tradições de cada povo, de cada município, e o Governo do Estado tem se preocupado com a divulgação dessa cultura para o povo de Sergipe e para o povo do Brasil”, pontuou.

Ainda no Pmoc, os estudantes da rede estadual puderam visitar uma exposição com fotografias amadoras retratando outras manifestações folclóricas sergipanas.

E as comemorações também foram às ruas. Partindo do Centro de Criatividade, no bairro Cirurgia, o cortejo ‘Tradição e Evolução – Arte da Comunidade’ reuniu os grupos Zabumbadores de Vó Lourdes, Descidão dos Quilombolas, Afoxé Di Preto, Alberto Marcelino, Parafolclórico Saci da Maloca e Capoeira do Mestre Betinho Caixa D'água em um momento de pluralidade cultural.

O diretor do Centro de Criatividade, Eugênio Eneas, ressaltou que o evento foi mais uma oportunidade para dar vida ao espaço, chamando atenção para o protagonismo das comunidades da região para a cultura sergipana. “Isso está acontecendo por conta da comunidade, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Funcap, o que nos deixa muito felizes, porque essa comunidade específica é um berço cultural. Aqui se formam vários artistas e linguagens artísticas, então a gente não poderia deixar esse fomento cultural apagado no dia 22 de agosto, e todos só têm a ganhar”, considerou.

Nesse contexto, de acordo com o presidente do grupo Afoxé Di Preto,Allan D'Xangô, a ação representou, antes de tudo, um ato de resistência. “Grande parte da comunidade que está aqui é negra, é preta, é remanescente de quilombo, então o folclore faz parte do nosso conteúdo cultural. Todos os temas que a gente traz nos eventos, seja carnaval, seja cortejo religioso, têm o envolvimento da cultura popular. As crenças, as rezas, os figurinos, sejam folclóricos, parafolclóricos, o samba reggae, o afoxé, tudo está incluso dentro da raiz que esta comunidade tem. Estar aqui no Centro de Criatividade é ocupar um espaço que é nosso, fazer com que a gente se encontre, se identifique no que a gente canta, no que a gente toca”, ponderou.

Nascido na comunidade da Maloca, o segundo quilombo urbano oficialmente reconhecido no Brasil, certificado pela Fundação Palmares em 2007, o Grupo Parafolclórico Saci da Maloca foi fundado pelo Mestre Saci, que reforçou o papel do Centro de Criatividade no fomento à cultura do estado. “É importante a gente fazer esse apanhado na semana do folclore, e a gente precisa do Centro de Criatividade para isso, para movimentar nossa cultura. Isso aqui é um berço do da cultura sergipana”, destacou.

A designer de interiores Nayara Santana foi prestigiar o cortejo e contou que já tem o costume de frequentar o Centro de Criatividade, pois considera fundamental que a população também valorize a cultura local. “Acho que a iniciativa é muito importante para não deixar que as tradições morram, para que elas possam se perpetuar para as próximas gerações. É muito importante estarmos aqui prestigiando, para que essas pessoas se sintam ainda mais acolhidas e incentivadas a continuar”, disse.

Assim como ela, a administradora Sid Nascimento, acompanhada da filha Kayla, de apenas 9 anos, fez questão de assistir às apresentações dos grupos, e destacou o papel do incentivo à cultura para a qualidade de vida do povo. “Isso aqui é completamente salutar. A cultura tem um papel importantíssimo, eu acredito que faz parte da completude de um ser ter cultura e arte”, ressaltou.

O Dia do Folclore foi encerrado com muita arte na Galeria de Arte J. Inácio, anexa à Biblioteca Pública Epiphanio Dória, que recebeu a inauguração da exposição ‘Folclore Sergipe e Suas Identidades’. Incluindo 14 artistas locais, a mostra apresenta diferentes técnicas e expressões. Na inauguração, César Leite e a Burrinha completaram a atração.

Artistas visuais como Adauto Machado, Adriana Hagenbeck, Dayanne Carvalho, Edson Lima, Edwyn Gomes, Genival Melo, Hortência Barreto, Lindete Costa, Matheus Almeida Cordeiro, Nivaldo Oliveira, Sillas Moraes, Tiago Ramos, Waldir Argolo fazem parte da exposição, assim como o teatro Mamulengo de Cheiroso. A atração segue até 22 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com entrada gratuita.

Texto e imagens reproduzidos do site: se gov br