quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Projeto de iniciação científica cria roteiros turísticos pedagógicos s/ Tototós e rio SE.


Fotos: Ascom/Fapitec
 
Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 30 de Agosto de 2023

Projeto de iniciação científica cria roteiros turísticos pedagógicos sobre Tototós e rio Sergipe

A iniciativa é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre a Fapitec e a Seduc

A prática da educação científica na pandemia levou alunos e professores do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira (Cedap), em Maruim, a experimentarem o turismo pedagógico como método de ensino-aprendizagem.

 A ação faz parte do projeto De Tototó pelo Rio Sergipe: O Turismo Pedagógico como Ferramenta de Aprendizagem, executado entre outubro de 2021 a setembro de 2022. A iniciativa é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). 

“O projeto surgiu da necessidade de utilizar ferramentas criativas e inovadoras de ensino e aprendizagem que pudessem ajudar alunos e professores em relação às demandas pedagógicas durante a pandemia”, explica a coordenadora do projeto e professora de história, Adinagruber da Conceição Lima. 

A idéia do projeto surgiu em 2017, quando Adinagruber lecionava em uma escola na Barra dos Coqueiros e começou a observar os tototós como temática pedagógica para trabalhar com os alunos na sala de aula despertando o interesse da comunidade escolar para a valorização da embarcação e do Rio Sergipe como patrimônio histórico e cultural. “Decidi a partir daí levar o tema para a escola apresentando uma proposta de pesquisa e prática de ensinos sobre o turismo pedagógico. Achei interessante aproveitar na mesma ação a valorização do rio Sergipe e o Tototó”, revela.

O projeto rendeu parcerias com pesquisadores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com abordagens temáticas ligadas ao projeto para fornecer o aporte teórico necessário aos estudantes e incentivar seu envolvimento na experiência. Adinagruber relata ainda que através do projeto os alunos tiveram contato com o uso de ferramentas tecnológicas como o celular para transformar fotos em quadrinhos e produzir uma revista com roteiros turístico-pedagógicos interdisciplinares com o objetivo de colaborar com a aprendizagem dos estudantes de forma criativa.

Ela também ressaltou o ganho do ensino-aprendizado da ação ao destacar que a partir do projeto foi possível identificar conteúdos e estratégias pedagógicas possíveis de serem desenvolvidas na área do complexo estuário do rio Sergipe. “Esta prática fez toda a diferença para aprendizado dos estudantes que participaram de lives tratando dos temas abordados no projeto, participando ativamente das discussões. Utilizamos a interdisciplinaridade para abordar temáticas transversais e o turismo pedagógico como ferramentas de construção coletiva do conhecimento, visando instigar a percepção dos alunos quanto às suas vivências e experiências nas suas relações com os patrimônios naturais e culturais nos seus cotidianos”, enfatiza a professora.

Novos aprendizados

As estudantes e bolsistas do projeto, Dayse Lanne Mendonça Pereira e Hellem Kauãne de Jesus Santos contam sobre a importância de participarem da experiência. “Tivemos contato com patrimônios históricos, culturais e naturais de Sergipe, participamos de evento científico, e conhecemos o aplicativo cômica. Também foi a primeira vez que apresentei e participei de um trabalho científico e com orientação da minha professora e consegui superar muitos desafios”, comenta Dayse.

 Hellem Kauãne de Jesus Santos participou como bolsista voluntária do projeto. Ela disse que além de eventos científicos, aprendeu mais sobre a cultura patrimonial e explorou habilidades como a produção de textos sobre o tema.

 “O projeto contribuiu muito para o meu conhecimento. Produzi textos sobre o tema e explorei minhas habilidades. Descobri novos significados, novas palavras e gostei da nova experiência de aprender sobre história conhecendo a importância da embarcação do tototó”, relata. 

As alunas também participaram da criação de roteiros turísticos pedagógicos pelo rio Sergipe, utilizando o gênero em histórias e quadrinhos, confeccionada pelos estudantes a partir de fotos feitas por alunos, professores e outros participantes do projeto, além de uma revista com versões nas línguas espanhola e inglesa que será disponibilizada no Instagram do projeto e encaminhada para a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC) para publicação em edital específico para produção de projetos escolares

Texto e imagens reproduzidos do site: se gov br

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