quarta-feira, 11 de novembro de 2020

A vaqueirama está triste. Morre Josa, “O Vaqueiro do Sertão”


Publicado originalmente no site RADAR SERGIPE, em 10 de novembro de 2020  

A vaqueirama está triste. Morre Josa “O Vaqueiro do Sertão”

Faleceu na manhã desta terça-feira, 10, o sanfoneiro Jose Gregório Ribeiro, mais conhecido como “Josa o Vaqueiro do Sertão”, aos 91 anos, no apartamento de uma de suas filhas, localizado no Conjunto Sol Nascente, em Aracaju.

Natural do povoado Jacaré, município de Simão Dias, Josa foi um dos principais nomes da música nordestina e fazia questão de se apresentar usando trajes de vaqueiro, como o gibão e o chapéu de couro. Amigo de Luiz Gonzaga, sempre recebia o rei do baião em sua residência, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju, sempre que Gonzagão passava pela capital sergipana.

Josa, O Vaqueiro do Sertão, se apresentava em circos e cinemas das cidades nordestinas, principalmente dos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Criador de vários sucessos, foi, por muitos anos, artista exclusivo da gravadora Cantagalo.

No rádio sergipano, apresentou, durante muitos anos,  o programa “Festa na Casa Grande” na antiga Rádio Difusora de Sergipe, atual Rádio Aperipê, e usava o espaço para tocar as suas músicas, divulgar o roteiro dos seus shows e entrevistar artistas locais e nacionais que passavam pela cidade.

Depois que conheceu Maria Feliciana, a mulher mais alta do Brasil, passou a leva-la para os seus shows, sendo uma das atrações do público interiorano.

O Vaqueiro do Sertão havia sofrido um acidente vascular e, por esse motivo, tinha dificuldades na fala e locomoção. A família ainda não divulgou o local do velório nem o horário do sepultamento.

O sepultamento de Josa será nessa quarta, 11, às 11h no cemitério São João Batista, em Simão Dias.

Texto e imagem reproduzidos do site: radarsergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário