sexta-feira, 29 de julho de 2022

Professor da UFS lança livro sobre xenofobia e intolerância linguística

Legenda da foto: Professor Jocenilson Ribeiro - (Crédito da foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Publicação compartilhada do site A8 SE, de 29 de julho de 2022

Professor da UFS lança livro sobre xenofobia e intolerância linguística

A publicação é resultado de cinco de estudos em duas universidades.

Por Carolinas de Morais, Jéssika Magalhães e A8SE

O professor Jocenilson Ribeiro da Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lança o livro ' Xenofobia e intolerância linguística: discursos sobre estrangeiridade e hostilidade brasileira'. A publicação é resultado de cinco de estudos em duas universidades.

Segundo o profissional, a agressão à um estudante haitiano em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi emblemático, no contexto de violências por discriminação contra estrangeiros. “Vale lembrar que historicamente a cidade de Foz do Iguaçu se desenvolve ao lado de outros países. E a gente sabe, não é nenhuma novidade, que toda fronteira envolve violência, discriminação, diversos tipos de problemas políticos, econômicos, policiais”, recorda.

O professor já havia percebido, na própria sala de aula, a existência da discriminação sofrida por estrangeiros e então decidiu pesquisas as manifestações de violência e discriminação contra estrangeiros na Tríplice Fronteira e na própria Unila. o ponto de vista teórico e metodológico, o pesquisador adotou os estudos da análise dos discursos franco-brasileiros. Depois, a partir de 2020, ao se transferir para a Universidade Federal de Sergipe, o docente ampliou a pesquisa para a xenofobia dos brasileiros das regiões sudeste e sul contra nordestinos.

“Eu ensinava línguas e também teorias linguísticas para estudantes de cerca de 16 a 20 nacionalidades diferentes na mesma sala, então apareciam, através de comentários dos estudantes, o constrangimento, as denúncias — microdenúncias — da própria relação dos estudantes com o pessoal da cidade ou dentro da própria universidade”, conta.

Sobre o autor

Jocenilson Ribeiro é professor da UFS lotado no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Além disso, coordena o grupo de pesquisa “imaGine (Laboratório de estudos de discurso, história e estrangeiridades)”.

Texo e imagem reproduzidos do site: a8se.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário