Foto: Divulgação/internet
REGISTRO DE NOTÍCIA do dia 25/01/2024
Texto (com edição) reproduzido do site RADAR SERGIPE, de 25 de janeiro de 2024
Documentário conta a origem da Festa do Vaqueiro de Porto da Folha
"A lenda do boi que desnuda a identidade de um povo", é o título do documentário que foi exibido no dia 25 de janeiro, no auditório do Colegio Purificação, localizado na rua Nestor Sampaio, 370, bairro Luzia, em Aracaju.
O documentário conta a história do boi Zepelim, o boi que deu origem à maior festa do gibão do Brasil, a Festa do Vaqueiro de Porto da Folha, no sertão de Sergipe.
O documentário faz uma viagem ao passado para contar a história dos vaqueiros pioneiros que, incentivado pelo Frei Angelino, um frade Franciscano, filho de Porto da Folha, viu a necessidade de mostrar para a sociedade que aquele vaqueiro que vivia escondido nas fazendas da região era "gente" como qualquer uma pessoa.
A ideia foi abraçada pelos vaqueiros que fundaram a Sociedade Nilo dos Santos e deram início a festa do vaqueiro no ano de mil novecentos e sessenta e nove. Durante os oitenta e cinco minutos de produção, o documentário exibe imagens de rara beleza do sertão, mostra depoimentos dos grandes vaqueiros e também a lida diária do personagem principal da festa, o vaqueiro.
Os depoimentos inéditos dos fundadores, pesquisadores e vaqueiros enriquecem a narrativa que exalta a história do boi que deu origem à festa que é patrimônio material e imaterial do Estado de Sergipe.A direção do documentário é dos cineastas Dida Araújo e Cleynan Lima.
Texto e imagens reproduzidos do site radarse com br/cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário