sábado, 26 de outubro de 2024

Projeto ‘Leia Mulheres Aracaju’ Incentiva leitura e amplifica vozes de escritoras

Foto: Reprodução Rede Social

Publicação compartilhada do site A8 SE, de 25 de outubro de 2024 

Projeto ‘Leia Mulheres Aracaju’ Incentiva leitura e amplifica vozes de escritoras

O próximo encontro acontece neste sábado (26)

Por Redação Portal A8SE

Projeto ‘Leia Mulheres Aracaju’ Incentiva leitura e amplifica vozes de escritoras

Criado em 2015 por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques em São Paulo, o "Leia Mulheres" é uma iniciativa nacional que funciona como um clube de leitura, onde o objetivo é ler mais livros produzidos por mulheres. A participação nos clubes é aberta ao público e gratuita.

Com o tempo, o clube foi implementado em todos os estados brasileiros, além de algumas cidades no exterior.O primeiro encontro em Aracaju aconteceu em julho de 2016 e, desde então, o grupo se reúne sempre no último sábado de cada mês para discutir a obra literária da vez.

De acordo com as mediadoras do Leia Mulheres Aracaju, o projeto amplifica vozes de escritoras que, durante muitos séculos, foram silenciadas ou colocadas de lado em uma indústria majoritariamente masculina.

De acordo com a pesquisa “O brasil que lê”, feita pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em parceria com o Itaú Cultural, as mulheres lideram 74% das iniciativas de incentivo à leitura no país.

Os dados mostram a importância da presença feminina no incentivo à leitura no país.

Ao longo de séculos, as mulheres que escreviam precisavam usar pseudônimos masculinos para publicar, quando se identificavam como mulheres seus livros eram depreciados ou vistos como algo fútil, como se elas não tivessem nada muito importante a dizer.

Hoje, as vozes femininas provaram seu lugar na literatura, explorando gêneros variados e criando enredos complexos e personagens cativantes.O cenário é de constante progresso, mas ainda há muito o que avançar.

Ler mulheres cada vez mais joga no universo os significantes presentes na nossa vida e como vivemos em um mundo de linguagens é esse espaço e essa voz que traz a possibilidade de uma mudança de realidade.

“Fico muito feliz em estar presente em um espaço de troca tão rico, para além da troca literária. Por vezes, percebemos como a leitura dos livros e o espaço de troca tem sido libertador para muitas de nós”, disse a psicóloga e mediadora do grupo Ana Almeida.

“Sinto-me honrada e agraciada a cada encontro. Ouvir os participantes e seus olhares a respeito das obras enriquece a minha vida, amplia o meu próprio olhar”, declarou Michele Lima, Letróloga e também mediadora do Leia Mulheres Aracaju.

Próximo Encontro

O próximo encontro do “Leia Mulheres Aracaju” acontecerá neste sábado (26), às 16h na Livraria Escariz. A obra discutida será “A loteria e outros contos”, da escritora norte-americana Shirley Jackson, conhecida principalmente por suas obras de horror e mistério.

Durante suas duas décadas de carreira, ela escreveu seis romances, dois livros de memórias e vários contos.

Texto e imagem reproduzidos do site: a8se com

Nenhum comentário:

Postar um comentário