segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Abertura do ‘Pôr do Sol na Cidade Mãe’ agita público em São Cristóvão



Artesã Simone Gonçalves


Artesã Maurina Corrêa


Samba do Arnesto



Artesã Gabriela Góes



Diretor-presidente da Fundact, Gaspeu Fontes

Chefe do Departamento do curso de Turismo da 
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dênio Azevedo

DJ Rafa Aragão

Imagens: Heitor Xavie

Publicado originalmente no site SÃO CRISTÓVÃO SE., em 10/02/2019

Abertura do ‘Pôr do Sol na Cidade Mãe’ agita público em São Cristóvão

Os sergipanos e turistas que estiveram neste sábado (09), na Praça da Matriz, em São Cristóvão, puderam aproveitar o que de melhor a cidade histórica tem para oferecer. Embalados pelo som das bandas Samba do Arnesto, Nanã Trio e DJ Rafa Aragão, o público aprovou a abertura da primeira temporada do ‘Pôr do Sol na Cidade Mãe’.

De acordo com o prefeito Marcos Santana, o evento é mais uma ação da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), para movimentar a cidade atraindo visitantes. "É um projeto que está dentro do Calendário Artístico e Cultural, e a ideia é consolidá-lo como um chamariz para o turista que fica em Aracaju durante o dia, mas que procura algo diferente para aproveitar a noite. Nossa ideia é atrair esse público para conhecer nossa cidade aproveitando uma música de qualidade", destacou.

A opinião do prefeito é compartilhada pelo diretor-presidente da Fundact, Gaspeu Fontes. "Essa é uma importante ação que vem junto com a Feira São Criativos. É um evento que antecede o nosso carnaval, onde percebemos a presença de turistas, de moradores da cidade, e é uma forma de movimentar a nossa economia através da cultura", afirmou.

Reforço no turismo

Quem esteve na Cidade Mãe prestigiando o evento foi a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Conceição Vieira, que parabenizou a Prefeitura de São Cristóvão pela realização do Projeto. "Em momentos tão difíceis como o que estamos vivendo na economia e na gestão pública, nós estamos vendo a coragem e a capacidade de ver de uma forma sistêmica o comprometimento com o município por parte do prefeito Marcos Santana ao investir na economia criativa. Essa ação mexe com a autoestima do sancristovense a partir dos seus passos culturais, dando visibilidade à riqueza da casa e dando a oportunidade a outros grupos de virem aqui se apresentar. Com isso, o comércio local é desencadeado, as pessoas passam a se encontrar e a relação das pessoas de São Cristóvão com seu município aumenta. O povo de Aracaju e dos municípios vizinhos também passam a inserir na sua agenda cultural e turística as datas em que aqui ocorrem eventos. Esse está sendo o pontapé inicial para algo que revolucionará a administração de Marcos Santana e também o coração e a cabeça do povo de São Cristóvão", pensa.

Gestores de outros municípios sergipanos também estiveram presentes na primeira noite do projeto. O secretário de turismo de Canindé de São Francisco, Genilson Aragão, vê com bons olhos a criação de novas ações como o 'Pôr do Sol na Cidade Mãe'. "Nós percebemos aqui o turismo doméstico e o turismo nacional. Verificamos a presença de turistas que estão hospedados em Aracaju que estão vindo para São Cristóvão e algumas pousadas daqui também estão com boa lotação por conta do evento.  Portanto, esse é um investimento que traz lazer para as pessoas daqui e também que atrai pessoas de outros lugares para compartilhar esse momento muito feliz na Cidade Mãe de Sergipe", afirmou o secretário.

Para o chefe do Departamento do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dênio Azevedo, o ‘Pôr do Sol na Cidade Mãe’ só reforça os acertos que o município tem obtido nos últimos anos em relação ao planejamento turístico. “Fico muito feliz com um projeto como esse. Que a prefeitura abrace esse projeto, que tenha continuidade e que o trade turístico entenda a importância e comece a investir, trazendo os turistas para mostrar que Sergipe não é só sol e praia. São Cristóvão tem tudo para despontar para o lugar que ela merece estar”.

A iniciativa da Prefeitura Municipal também foi avaliada positivamente pelo gerente geral do Hotel Arauanã, Wellington Leite. “É uma chamada que se tem para que o turista possa vir não só para Aracaju mas para conhecer também as riquezas de outras cidades vizinhas. Acho importante e acredito que outros municípios deveriam copiar São Cristóvão e fazer o mesmo nesse sentido”, opinou.

Aprovação do público

Pessoas de todas as idades marcaram presença neste sábado na Praça da Matriz. O evento foi capaz de reunir adultos, crianças, jovens e idosos para aproveitar da melhor forma a boa música apresentada pelos artistas. O clima de tranquilidade, inclusive, foi destacado pelo casal Denise Cacuto e Paulo Márcio Ferreira, que residem em Aracaju. “Achei tudo maravilhoso. Poder participar de um evento na praça, com comidas de qualidade, boa música e segurança é muito bom”, afirmou a aposentada. “Percebemos muitas crianças se divertindo e isso é maravilhoso, porque geralmente em outros eventos elas não aproveitam tanto porque tem muita movimentação. Aqui tem um clima onde podemos ver crianças junto com a família onde todos estão se divertindo tranquilamente”, afirmou o perito federal.

A artesã Gabriela Góes foi outra que se deslocou da capital para a Cidade Mãe para curtir os shows. Acompanhada do filho Hebraim, de dois anos, ela contou que estava ansiosa para assistir as apresentações. “Estava acompanhando tudo pelas redes sociais e me animei bastante quando vi a programação. Curti bastante o evento”, revelou.

Feira São Criativos

Enquanto as bandas tocavam, os artesãos e demais comerciantes puderam aproveitar para apresentar seus trabalhos para o público. Segundo a artesã Simone Gonçalves, essa é mais uma oportunidade gerada pela gestão Marcos Santana para que os sancristovenses possam divulgar seu talento e assim conseguir uma renda extra. “Só de ver alguém elogiando as nossas peças já é algo muito gratificante, e quando um turista vem, compra uma peça e divulga em sua rede social está divulgando não só a mim, mas também o lugar que eu moro, e é isso que a gente precisa para crescer”.

Com bonecas de pano, chaveiros, pesos de porta e outros itens à mostra, a artesã Maurina Corrêa não perdeu a oportunidade de participar da Feira. “A existência da Feira nos ajuda muito. Também comercializo meus produtos em casa, mas antes não tinha a oportunidade de mostrar o meu trabalho como tenho hoje”, afirmou.

A divulgação do trabalho, também é para José Carlos Santos um dos pontos mais importantes da Feira. “Quando o pessoal não compra na Feira, pega nosso contato e liga depois para encomendar os produtos e assim vamos conseguindo vender nossos produtos”, contou o comerciante que trabalha ao lado da esposa e artesã Eleci Bezerra.  

Atrações

Responsável por abrir a primeira noite do evento, o Samba do Arnesto colocou todo mundo para dançar ao som do ritmo brasileiro que dá nome ao grupo. Para o vocalista Rafael Oliva, o fato de a prefeitura trazer atrações locais para se apresentar em eventos como o Festival de Artes e o ‘Pôr do Sol’, reforça ainda mais o sentimento de sergipanidade.  “Dá orgulho e vontade de trazer pessoas de fora para conhecer essa cidade do meu estado, para mostrar que aqui tem cultura e arte. Isso mexe muito com a autoestima de quem é sancristovense também, e em um momento de retomada de opressões com as minorias, a arte vem como um suspiro. A prefeitura está de parabéns em estar estimulando essa vontade de arte e cultura do sancristovense”, afirmou.

Logo após a apresentação do Samba do Arnesto, foi a vez do DJ Rafa Aragão trazer a mistura da música eletrônica com as canções de diferentes gêneros musicais conhecidas pelo público. “Como artista me sinto muito feliz em tocar aqui na cidade histórica. É um projeto que espero que se mantenha porque é uma iniciativa que traz artistas novos e consagrados, e atrai pessoas que mesmo sendo de Sergipe talvez ainda não conheciam a cidade. Então toda ação que faça movimentar a cidade é bem-vinda”.

Encerrando as apresentações, o grupo Nanã Trio manteve até o fim o alto astral da festa. No repertório, uma mistura da obra de Chico Buarque, muito forró e um pequeno aperitivo do novo projeto da banda intitulado ‘Flor de Mandacaru’ que estreia em abril deste ano. “É sempre muito feliz estar aqui, ficamos sempre muito contentes em voltar para São Cristóvão. Gostamos do clima da cidade e do clima dos eventos que a prefeitura promove, então é uma alegria retornar aqui e cantar para esse público que sempre recebe a gente com tanto carinho”, afirmou a integrante do grupo, Glória Costa.

A programação do Projeto ‘Pôr do Sol na Cidade Mãe’ continua nos dias 16 e 23 de fevereiro, sempre a partir das 17h, na Praça da Matriz.

PROGRAMAÇÃO

16 DE FEVEREIRO
Feira São Criativos
Grupo Mania de Ser
Pseudo Banda

23 DE FEVEREIRO
Feira São Criativos
Mary Joe
Grupo Folclórico Samba de Coco da Ilha
Guerreiros Revolucionários

Texto e imagens reproduzidos do site: saocristovao.se.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário