domingo, 21 de abril de 2019

Grupo Tiradentes chega aos 57 anos com ação internacional

Jouberto Uchôa de Mendonça: um cidadão longevo 
e de ação contempladora de muitos

Publicado originalmente no site JLPOLÍTICA, em 18 de Abril de 2019

Com 65 mil profissionais graduados, Grupo Tiradentes chega aos 57 anos com ação internacional

O Grupo Tiradentes nasceu com uma pequena escola no centro da capital sergipana. Em 21 de abril deste ano, ele celebrará 57 anos como um gigante da educação superior, responsável pela formação de mais de 65 mil profissionais nas diversas áreas profissionais.

Além de gerir a Universidade Tiradentes – Unit - em Sergipe, ainda há quatro instituições de ensino no Nordeste e um Centro de Estudos nos Estados Unidos. Não por acaso, a data também é conhecida como Dia Mundial da Criatividade ou World Creativity Day – WDC -, instituída pela Organização das Nações Unidas, o que torna ainda mais especial o aniversário da instituição genuinamente sergipana.

Este ano, será a primeira vez que o WDC acontecerá em Aracaju, e a Unit é parceira. As ações iniciarão no Urban Park Blend, às 18h30 desse domingo, 21, quando a Unit comemora mais um ano de esforços voltados ao ensino, pesquisa e extensão em Sergipe. A programação seguirá no dia 22, a partir das 8h, no minishopping do campus Farolândia, com realização de oficinas, workshops, debates, palestras e apresentações culturais gratuitas até às 21h.

Na terça-feira, 23, às 17h, será realizada Missa em Ação de Graças pela trajetória e história do Grupo Tiradentes, também no minishopping. Já na quarta-feira, 24, os professores doutores Simone Amorim e Marcos Almeida, que atuam nos Programas de Pós-Graduação – PPG - de Educação e de Saúde e Ambiente, respectivamente, receberão Medalha do Mérito Tiradentes em honraria aos trabalhos realizados nos últimos anos à frente do Tiradentes Institute, em Boston/EUA. Esta solenidade será no auditório Padre Arnóbio, bloco D, às 19h.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 17ª Região - Crefito/SE - será criado e empossado no dia 25, às 19h30, no auditório G, do Bloco B. A iniciativa faz parte das comemorações dos 57 anos da Unit por esta ter sido a primeira instituição a ofertar esse curso superior no Estado. Por isso, o reitor, professor Jouberto Uchôa, e o diretor de Saúde do GT, professor Hesmoney Santa Rosa, serão homenageados pela entidade.

Encerrando as festividades, no dia 26, o reitor Jouberto Uchôa irá condecorar com Título de Benemérito o desembargador sergipano Helvécio de Brito Maia Neto, especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL/Esmape - e mestrando em Ciências Constitucionais.

Natural de Aracaju, Helvécio se formou bacharel em Direito na terceira turma do curso da Universidade Tiradentes, em 1986.1. Devido à sua qualificação técnica e empenho, apenas três anos depois tomou posse como juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Hoje, como desembargador, exerce a função de presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins -  TJTO -, biênio 2019-2021.

Em Sergipe, a história do Grupo Tiradentes iniciou em 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Com inovação, ética e responsabilidade social, de 1976 até 2018, essa Instituição de Ensino Superior – IES -  sergipana já entregou ao mundo, mais de 65 mil profissionais graduados e capacitados.

Atualmente, a Unit da base sergipana possui cinco campi no Estado: em Aracaju (Centro e Farolândia), Itabaiana, Propriá e Estância. Além deles, há 25 polos de educação a distância em mais quatro Estados do Nordeste – Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte –, consolidando seus 57 anos de atuação com o reconhecimento do Ministério da Educação, com nota máxima, devido sua excelência em ensino, pesquisa e extensão.

Para ampliar as diretrizes do ensino de qualidade da IES no Brasil, o Grupo Tiradentes é estabelecido como entidade corporativa de gestão institucional da Universidade Tiradentes e Faculdade São Luís de França, ambas em Sergipe; dos Centros Universitários Tiradentes de Alagoas e Pernambuco; além do Tiradentes Institute, em Boston/EUA. Juntas, as instituições ultrapassam a marca de 50 mil estudantes universitários e, com isso, o GT se torna um dos maiores grupos educacionais do Nordeste brasileiro e exemplo nacional em inovação e internacionalização.

“Ao longo dos últimos 57 anos, o Grupo Tiradentes trilhou uma trajetória de sucesso na formação de profissionais aptos para os desafios que surgem na sociedade. Com princípios e valores sólidos, continuaremos pautando a atuação do Grupo Tiradentes na busca da oferta dos melhores e mais inovadores serviços educacionais, conforme inclusive é orientando por seus fundadores, professores Jouberto Uchôa de Mendonça e Amélia Uchôa”, afirma o economista Saumíneo Nascimento, superintendente Geral do Grupo Tiradentes.

“O dia 21 de abril é uma data importante para o desenvolvimento de nosso Estado e, em especial, para a educação superior. Ainda em 2019, teremos a inauguração do Innovation Center que será o principal centro de inovação tecnológica do Nordeste, além de consolidar o processo de internacionalização que viemos vivenciando com o intuito de ampliar os horizontes de nossos alunos, egressos e outros profissionais”, reforça Saumíneo Nascimento.

Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário