sábado, 7 de setembro de 2019

Médico lança seu primeiro romance ‘Filtro de Luz’

Marcelo Ribeiro lança seu primeiro romance
Foto: Portal Infonet

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 06 de setembro de 2019

Médico lança seu primeiro romance ‘Filtro de Luz’

Será lançado na próxima semana, dia 12 de setembro, em Aracaju, o primeiro romance do escritor e médico Marcelo Ribeiro. O livro ‘Filtro de Luz’ conta a história do avô do autor, homem visionário considerado o patrono perpétuo da Academia Sergipana de Letras.

Marcelo conta que seu avó foi um homem que ficou órfão aos seis anos e deixou de estudar para trabalhar e ajudar a família. “Meu avô veio para Aracaju trabalhar como cacheiro vassoura, varrendo ruas e o chão. Aos poucos ele foi progredindo e se tornou um grande comerciante. Ele era autodidata, e para compensar a frustrações de ter estudado apenas um ano, criou a Hora da Leitura General Calazans, na Rua Pacatuba. Esse era um espaço para jovens e mulheres debater e fomentar a cultura e literatura”, diz.

Anos depois a ‘Hora da Leitura General Calazar’ passou a ser chamada de Hora da Leitura Santo Antônio, funcionando na casa do avô do escritor localizada ao lado da Igreja da colina do Santo Antônio. “Nomes importante frequentaram a Hora da Leitura, e anos depois, ela foi transformada na Academia Sergipana de Letras. Meu avó, em 1918, quando criou a Hora da Leitura General Calazans, permitia mulheres na diretoria e participando ativamente das discussões, um marco para época. A Academia Brasileira de Letras só admitiu mulheres em 1977, muitas décadas depois, então meu avó estava além do seu tempo, e contribuiu muito para o desenvolvimento a educação e cultura de Sergipe, tudo isso com a apoio de minha avó, que era uma mulher culta que foi educada em Recife e morou na França. Ela era seu filtro de luz”, ressalta.

Marcelo herdou do seu pai e dos tios o dom da escrita. Ele já publicou 17 livros de poesia, prosa e ensaios, e ‘Filtro de Luz’ é o seu primeiro romance, totalizando 18 obras publicadas. “ A história do livro é a história da vida do meu avô, mas utilizei ficção para preencher as lacunas e trazer mais emoção para história, por isso não utilizo o nome verdadeiro do meu avó, utilizo um nome fictício”, explica.

O lançamento do livro Filtro de Luz será no dia 12 de setembro, a partir das 19h, no Salão dos Poetas, localizado na Pizzaria e Petiscaria Villa Veron, na rua Zaqueu Brandão, 598, na capital. Informações e vendas do livro através do telefone 3246-2118.

Por Karla Pinheiro

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário