sexta-feira, 14 de abril de 2023

Troféu Brasil de Ginástica Artística, em Aracaju/SE.




Jade Barbosa, com equipe do Clube de Regatas
do Flamengo. (Foto: Arquivo pessoal)




Jade Caroline Correia



Empresário Gildo Júnior e sua filha Sofia

Casal Nelcy Edna e Nilton Domingues




Técnico Thiago Ventura

Ricardo Resende, assessor especial da presidência da CBG 

Fotos de Sérgio Silva/Reproduzidas do site: aracaju.se.gov.br e de Igor Matias/Reproduzidas do site: se.gov.br

Texto publicado originalmente no site do GOVERNO DE SERGIPE, em 13 de Abril de 2023

Comunidade esportiva elogia estrutura sergipana durante Troféu Brasil de Ginástica Artística

Evento acontece em Aracaju entre os dias 11 e 16 de abril, com suporte do Governo de Sergipe e participação de mais de 60 atletas

Desde o último dia 11, Sergipe vem sendo o palco da Ginástica Artística em todo o Brasil. A capital Aracaju sedia, até o próximo dia 16, o Troféu Brasil de Ginástica Artística. O evento, que reúne mais de 60 ginastas de sete estados brasileiros, vem atraindo os olhares de profissionais e entusiastas pelo nível de sua estrutura. Esta organização conta com a participação do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Nesta quinta-feira, 13, o Troféu inicia a fase classificatória, aberta ao público. O recém-reformado Ginásio de Esportes Constâncio Vieira é o cenário da competição, que traz ao estado atletas como o campeão olímpico Arthur Zanetti, o campeão mundial Arthur Nory e a medalhista mundial Jade Barbosa, entre outros. Além de envolver a comunidade esportiva, incluindo atletas, árbitros, técnicos e outros profissionais, o Troféu Brasil também mobiliza a cadeia produtiva local e aquece o setor de serviços.

“Este evento reúne a nata da Ginástica brasileira. É um evento que mobiliza a rede hoteleira, restaurantes, serviços, e tudo isso gera emprego e renda para o público sergipano. E não seria possível realizar o evento sem a parceria do Governo do Estado e do governador Fábio Mitidieri, que é um apaixonado pelo esporte. Desde o início, quando a gente se propôs a sediar o evento aqui, ele colocou o Constâncio Vieira e toda a estrutura logística do estado à disposição para que os melhores atletas do Brasil tivessem a melhor condição para competir”, resume o assessor especial da Presidência da CBG, Ricardo Resende.

Para os profissionais que participam da competição, a estrutura oferecida na capital sergipana é um diferencial. Esta é a opinião do árbitro Robson Viana Pereira, que compõe a arbitragem na divisão masculina. “Aracaju sempre nos recebe muito bem. A estrutura que é montada aqui não perde pra nenhuma outra competição em nível nacional e até internacional. A parte de aparelhagem, por exemplo, é a mesma usada nos campeonatos mundiais e em Olimpíadas. Já vim para cá várias vezes. Se eu pudesse dar nota onze, eu daria, porque realmente é muito bom estar aqui”, ressalta.

A atleta Jade Caroline Correia, de 16 anos, que compete na categoria Adulto pela equipe do Instituto de Ginástica Artística Paranaense (IGAP/PR), visita Aracaju pela primeira vez. Ela também aprova a organização encontrada por aqui. “Estou conhecendo a cidade agora e estou achando a estrutura maravilhosa. Já participei de outras competições no Brasil e a estrutura aqui está em um nível bem parecido. Dá vontade de levar pra casa!”, pontua.

O técnico Thiago Ventura, que veio de Curitiba (PR) para participar do evento, concorda com a ginasta. “Já conhecia Aracaju e estive aqui no ano passado, nos Jogos da Juventude. A estrutura, como sempre, está impecável. Se a gente tivesse algum aparelho desses para treinar, seria ótimo. O solo é muito bom, o jeito que eles montaram está bem estruturado. Gostei também do lugar. Fomos bem recepcionados, todos respondem na hora quando a gente tem alguma dúvida. A organização está no nível dez”, classifica.

Oportunidade

O professor de Educação Física Éder Marinheiro integra a equipe do Centro de Excelência Doutor Augusto César Leite, de Itabaiana. Ele fez questão de oferecer uma nova experiência à sua turma, levando os alunos para assistir ao Troféu. “Quando surgiu a oportunidade, conversei com a diretora da escola e com o diretor regional para propor que os alunos viessem conhecer. É uma experiência única poder ver de perto uma competição em nível nacional. Estão todos animados, com grande expectativa. E a estrutura é ótima. Depois da reforma, o Constâncio ficou impressionante, podendo comportar qualquer tipo de competição de grande porte”, frisa.

O empresário Gildo Júnior trabalha no setor de transporte corporativo e esportivo, e fez o translado de uma das equipes participantes do Troféu. Além de trabalhar, Gildo aproveitou o dia para levar ao evento sua filha Sofia Lima, de nove anos. “Esses eventos movimentam a cadeia do turismo, do transporte, dos hotéis. É um evento que traz um estímulo comercial grande no setor de serviços”, enfatiza Gildo. “Fiquei interessada e pedi pra vir com meu pai. Já fiz Ginástica Rítmica, gosto de ver os atletas. Nunca tinha visto de perto, estou achando muito legal”, considera Sofia.

Os aposentados Nilton Domingues e Nelcy Edna Traughtzen vieram de São Paulo para prestigiar a neta Luiza, uma das ginastas participantes. Para o casal, que costuma acompanhar as competições das quais a atleta faz parte por todo o Brasil, a estrutura do evento em Aracaju merece elogios. “Estou achando muito boa mesmo, muito bem organizada e estruturada”, diz Nelcy. “A cidade também é muito bonita, limpa, com opções interessantes. Vamos voltar”, completa Nilton.

Texto reproduzido do site: se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário