quarta-feira, 7 de junho de 2023

Prefeitura recebe turistas no aeroporto com ação de divulgação dos festejos juninos





Fotos: Ascom/Setur

Publicação compartilhada do site da PMA, de 6 de junho de 2023 

Prefeitura recebe turistas no aeroporto com ação de divulgação dos festejos juninos

Para acolher e envolver os turistas que desembarcam no Aeroporto Santa Maria, nos festejos juninos da cidade, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), deu início na manhã desta terça-feira, 6, e segue até o dia 14, a uma ação de recepção junina aos turistas que desembarcavam de vários estados do país.

No saguão de desembarque, ao som do autêntico forró pé de serra, casais de dançarinos esbanjam sorrisos, simpatia e muito xote, xaxado e baião, enquanto equipe contratada pela Setur realiza a entrega de material de divulgação e dos festejos na cidade.

“Queremos acolher nossos turistas em clima de festa, fortalecendo o que a gente vem divulgando em todas as feiras das quais participamos. Este é o momento de provarmos o que dizemos sobre nossa cidade, por isso, logo no desembarque, nosso turista já tem um esquenta dos nossos festejos juninos e uma mostra da nossa hospitalidade”, destaca o secretário do Turismo, Jorge Fraga.  

Daniela Tomazi e André Barone são noivos e vieram de São Paulo de férias para conhecer os festejos juninos e atrativos de Aracaju. É a primeira vez que eles vêm à capital sergipana e se encantaram com a recepção. “É diferente, a gente nunca tinha visto nada igual, em nenhum aeroporto. Já visitamos o Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e em nenhum [aeroporto] tinha isso”, revelou Daniela.

O paulista Juan Carlos da Silva Santos também não conhecia Aracaju e na chegada folheou o material informativo sobre os atrativos da cidade para planejar sua estadia e elogiou a ação de recepção. “Não sei nem como descrever, realmente é a cultura na veia, então achei bem diferente, muito interessante mesmo”, resumiu.

“Carioca da gema”, como se autointitulou, o servidor público Gervásio dos Santos Neto também ficou encantado e revelou que, além do samba, também tem o forró no pé e que fará bonito no ritmo “samforró”. “A gente que está vindo lá do frio do Sudeste e ser recebido com todo esse calor humano de vocês a gente já sente esse clima de São João, por isso que estamos aqui, né, pra curtir, a gente vem pra forrofiá, misturar nosso samba com o forró e criar o samforró, uma mistura de ritmos brasileiro”, disse com a felicidade estampada no rosto. 

Fabiana de Paris Gabardo coordena um grupo de 16 turistas de Bento Gonçalves/RS que veio conhecer os festejos juninos na capital, e foi recebida pelo assessor técnico da Setur, Gilson dos Santos. “A recepção de vocês aqui com o forró, neste mês junino, com certeza o pessoal vai amar as festividades”, ressaltou. 

Turistas estrangeiros também se encantaram com o ritmo nordestino e a hospitalidade do aracajuano. Foi o caso de Suely Estanagel, que veio dos Estados Unidos com a amiga venezuelana Karen Cameli, e enalteceu o cuidado da gestão municipal em mostrar a cultura local para quem chega. 

“Muito especial, muito lindo, me chamou atenção na hora que eu saí, a música eu já estava ouvindo lá dentro, é muito lindo, uma coisa típica. Eu sou de São Paulo, mas morando no Estados Unidos, e nunca tinha visto isso, é muito especial essa preocupação para que o turista conheça as raízes de vocês, é muito lindo”, elogiou.

Mônica Reis é coordenadora da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, e veio a Aracaju a trabalho. Encantada com as cores e alegria do casal de dançarinos juninos, disse que pretende encontrar um tempo na agenda para aproveitar os festejos da cidade. 

“Eu achei acolhedor o sorriso deles, é muito bom ser recebida com um sorriso e com uma cultura tão diversa. É a primeira vez que venho a Aracaju, é o único lugar do Brasil que faltava conhecer e espero encontrar tempo para aproveitar um pouco da hospitalidade dos sergipanos e trazer um abraço da ministra da Saúde para os aracajuanos”, disse Mônica.

Para o secretário Jorge Fraga, em seu primeiro dia, a ação se mostrou positiva e cumpriu a finalidade de envolver os turistas que chegam à cidade no clima junino.

“Quando traçamos essa estratégia de recepção aos nossos turistas, sabíamos da sua importância e que seria muito bem recebida por quem nos visita. Estou feliz em ver que todos entenderam a importância da valorização da nossa cultura e de mostrar que nossos festejos juninos são únicos no país, a começar pela recepção que damos, como foi dito por muitos dos turistas que desembarcaram hoje”, pontua o gestor do turismo. 

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju se gov br

Nenhum comentário:

Postar um comentário