sábado, 4 de novembro de 2023

Pré-Caju 2023 abre oportunidades também na economia informal



Fotos: Max Carlos/Setur

Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 4 de novembro de 2023

Pré-Caju 2023 abre oportunidades também na economia informal

Ambulantes e donos de barracas aproveitam para garantir uma renda extra durante os três dias da maior prévia carnavalesca do Brasil

A realização do Pré-Caju abre a programação do calendário de eventos de Sergipe para o verão 2023/2024. Com isso, a maior prévia carnavalesca do Brasil promove o aumento da movimentação de turistas em Aracaju, onde a festa acontece desta sexta-feira, 3, até o próximo domingo, 5. Desse modo, mobiliza a cadeia produtiva do turismo, contribuindo para a geração de empregos e renda. Dentro desse contexto, a economia informal também é beneficiada. Observa-se, assim, grande número de vendedores ambulantes e comerciantes em barracas montadas ao longo da Avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, onde se localiza o percurso do evento.

O Governo do Estado, que apoia o Pré-Caju e que tem como prioridade a geração de emprego e renda, está ciente da importância da economia informal para o desenvolvimento econômico em Sergipe. O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, também reconhece isso. “O Pré-Caju impacta o segmento de comerciantes informais de maneira muito positiva. Há ambulantes que vendem de tudo um pouco: desde bebidas, como água e refrigerantes, passando por lanches, a adereços para curtir a festa. E isso agrada também os turistas, que podem adquirir produtos com preços mais em conta. Mas o melhor de tudo é o fato de gerar renda para centenas de comerciantes informais”, comenta o secretário.

Há mais de 15 anos, a cozinheira Ana Patrícia da Silva comercializa alimentos e bebidas num trailer na Orlinha do Bairro Industrial. Este ano, assim como no ano passado, ela decidiu entrar no sorteio da Prefeitura de Aracaju para montar uma barraca no Pré-Caju, onde comercializa salgadinhos, pasteis, pizzas, entre outros alimentos, além de bebidas. Segundo ela, as expectativas quanto à comercialização são boas. “No ano passado, as vendas foram excelentes e, com fé em Deus, neste ano não será diferente”, acredita.

Estreando como comerciante em uma edição do Pré-Caju, o taxista Joel Costa está otimista sobre realizar boas vendas ao longo dos três dias da festa. Ele comprou bebidas em lata e água mineral para vender na avenida onde está acontecendo o percurso da prévia carnavalesca. “Pela movimentação de pessoas que estou vendo, tenho certeza de que vai dar tudo certo. Vai bombar! E, ao terminar o Pré-Caju, saio daqui com uma boa renda extra”, afirma.

Teve, ainda, comerciantes de outros estados que vieram a Sergipe exclusivamente para garantir uma renda extra no Pré-Caju. É o caso do pernambucano Wanderson dos Santos, que é baleiro. Oriundo do município de Caruaru, ele explica que não é a primeira vez que fez isso. No ano passado, também participou do Pré-Caju como comerciante informal e, relembra, não enfrentou dificuldades para conquistar a clientela. “Vim com mais quatro amigos para garantir um dinheirinho, pois, no ano passado, essa experiência deu certo. E espero que este ano se repita”, almeja.

Texto e imagens reproduzidos do site: www se gov br

Nenhum comentário:

Postar um comentário