
terça-feira, 15 de abril de 2025
Exposição “Oceano Vivo”, no Shopping RioMar
domingo, 13 de abril de 2025
Cúpula e teto do “Parreiras Horta” desabam com as chuvas
sexta-feira, 11 de abril de 2025
Escritor Antônio Camilo é eleito para a Academia Sergipana de Letras
Publicação compartilhada do site INFONET, de 9 de abril de 2025
Escritor Antônio Camilo é eleito para a Academia Sergipana de Letras
A Academia Sergipana de Letras (ASL) realizou na tarde desta segunda-feira, 7, uma eleição para a entrada do mais novo membro da instituição. O escritor, advogado e analista judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe, Marco Antônio Camilo dos Santos, conhecido no meio literário como Antônio Camilo, passou a ocupar a Cadeira de número 9, que estava vaga desde dezembro de 2024, em virtude do falecimento do médico José Abud.
Antônio Camilo é natural de Aracaju, é filho da professora Maria Consuelo Camilo dos Santos e do servidor público federal Juarez Camilo dos Santos. O novo imortal da ASL oferece sua contribuição à cultura sergipana desde 1987, tendo publicado seu primeiro livro em 2013. É poeta, cronista, contista, memorialista e biógrafo, já tendo publicado um total de 9 livros.
Atualmente, o autor é considerado um dos mais destacados escritores de Sergipe e o mais produtivo biógrafo. Tem livros prefaciados e apresentados pelo ex-presidente da República José Sarney; pelo ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon; pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto; pelo ex-senador Francisco Guimarães Rollemberg; pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Augusto César Leite de Carvalho, dentre outras personalidads.
Seu livro “A FAMÍLIA DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA NO BRASIL” foi traduzido para o idioma italiano, sendo lançado em 2023 em Portugal e na Itália. Suas obras “ROCHINHA – Decano da Humildade” e “ANTONIO CARLOS VALADARES – O Realizador de Sonhos” foram selecionadas para integrar o acervo da LIBRARY OF CONGRESS, a Biblioteca do Congresso Americano.
Conheça as obras literárias do escritor Antônio Camilo
* “UM PRESENTE DE DEUS – Histórias em Versos”;
* “CONTOS DE PÉROLA”;
* “GETÚLIO SÁVIO SOBRAL – Fé, Trabalho e Perseverança”;
* “ELYSIO CARMELO – Um Homem Admirável”;
* “A FAMÍLIA DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA NO BRASIL”;
* “ROCHINHA – Decano da Humildade”;
* “ANTONIO CARLOS VALADARES – O Realizador de Sonhos”;
* “CARLOS MAGALHÃES – Pode me chamar de Magá que eu não me incomodo”;
* “JOSE TRINDADE – Um Homem Singular. Um Ser Especial”.
------------------------------
Fonte: Assessoria de Imprensa
Texto e imagem reproduzidos do site: infonet com br
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Vila da Páscoa fomenta economia e impulsiona comerciantes
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Grupo Imbuaça vai inaugurar memorial em Aracaju
Foto: divulgação
Publicação compartilhada do site do Portal INFONET, em 9 de abril de 2025
Grupo Imbuaça vai inaugurar memorial em Aracaju
Na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 20h30, o Grupo Imbuaça abre as portas de sua sede, localizada na Rua Muribeca, nº 4, no bairro Santo Antônio, para a inauguração do seu tão aguardado Memorial. A iniciativa é fruto do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Grupos e Coletivos Artísticos, e marca um importante passo na preservação da memória do teatro popular brasileiro.
Fundado em 28 de agosto de 1977, o Imbuaça nasceu com o propósito de pesquisar e valorizar as Culturas Populares, tendo como referência principal a Literatura de Cordel para construir sua dramaturgia. Com a rua como palco natural, o grupo consolidou-se como um dos principais representantes do teatro de rua no Brasil, destacando-se por seu caráter democrático e acessível.
Ao longo de quase 48 anos de história, o grupo montou 32 espetáculos, percorreu todas as regiões do país, marcou presença em festivais renomados e representou o Brasil em palcos internacionais como Portugal (em três oportunidades), Equador, Cuba e México. Atualmente, mantém cinco espetáculos em repertório e tem promovido apresentações em comunidades periféricas de Aracaju, graças às emendas parlamentares do vereador Elber Batalha e da deputada estadual Linda Brasil.
Além disso, dois cursos de teatro estão em andamento na sede do grupo, viabilizados por emenda da vereadora Sônia Meire. O apoio contínuo de parlamentares como o ex-vereador Professor Bitencourt tem sido fundamental para manter vivas as ações do Imbuaça.
O Memorial Imbuaça foi idealizado pelo ator Lindolfo Amaral, com curadoria do também ator Iradilson Bispo, e contará com exposição de figurinos, adereços, fotos e textos que narram, de forma alegre e descontraída, a trajetória do grupo. Trata-se de uma homenagem à força e resistência do mais antigo grupo de teatro de rua em atividade contínua no Brasil.
A abertura do espaço terá uma participação especial: o consagrado diretor carioca Amir Haddad, uma das maiores referências do teatro brasileiro, estará presente no evento, abrilhantando ainda mais a noite histórica para a cultura sergipana.
Com informações da assessoria de imprensa
Texto e imagem reproduzidos do site: infonet com br
domingo, 6 de abril de 2025
Biblioteca Pública Estadual celebrará 141 anos de Epiphanio Dória
Publicação compartilhado do site GOVERNO DE SERGIPE, de 1 de Abril de 2025
Biblioteca Pública Estadual celebrará 141 anos de Epiphanio Dória e Dia Estadual do Livro em evento especial
Programação será no próximo dia 7 de abril, com atividades alusivas à data de nascimento do patrono da biblioteca
No próximo dia 7 de abril, a Biblioteca Pública Estadual irá realizar um evento especial em homenagem aos 141 anos de nascimento do seu patrono, Epiphanio da Fonseca Dória de Menezes, nascido em 7 de abril de 1884. Na oportunidade, também será comemorado o Dia Estadual do Livro e da Literatura, instituído pela Lei nº 6.580, de 6 de abril de 2009. Toda a programação vai acontecer no auditório da Biblioteca, localizado na Rua Leonardo Leite – s/n°, bairro 13 de Julho, em Aracaju.
O evento terá início às 9h com a abertura realizada por Juciene Maria Santos de Jesus, diretora da Biblioteca Epiphanio Dória; seguida pela palestra “O legado documental de Epiphanio Dória: por uma abordagem funcional dos arquivos pessoais”, ministrada pela Dra. Lorena de Oliveira Souza. Às 10h, será comemorado o Dia Estadual do Livro em Sergipe, com a professora Paula Tauana; e às 10h40, ocorrerá a participação especial dos estudantes do Centro de Excelência Epiphânio Dória, do município de Poço Verde.
Em seguida, representantes da Biblioteca Pública Municipal Epifânio Dória, também de Poço Verde, farão uma participação especial no evento. E às 11h30, o Grupo Teatral Mamulengo de Cheiroso irá apresentar a peça “Quem Vê Cara, Não Vê Coração”, culminando com o encerramento às 12h.
Juciene Maria Santos de Jesus, diretora da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, ressaltou a importância deste encontro: “Homenagear Epiphanio Dória é celebrar a essência da cultura sergipana. Sua trajetória e legado continuam a inspirar a promoção do conhecimento e o desenvolvimento da nossa sociedade,” frisou.
Legado de Epiphanio Dória
Epiphanio da Fonseca Dória de Menezes nasceu em 7 de abril de 1884, na Fazenda Barro Caído, atualmente parte do município de Tobias Barreto. Mesmo com apenas o ensino primário, sua paixão pela leitura e o espírito autodidata fizeram dele um notório bibliófilo, autor e diretor da biblioteca que hoje homenageia seu nome. Ao longo de sua vida, Dória foi um fervoroso defensor da alfabetização, fundando clubes de leitura e promovendo atividades culturais por diversas cidades sergipanas.
Sua atuação incluiu importantes funções, como a de deputado e a de amanuense, função que desempenhou antes de dedicar 35 anos à Biblioteca, onde atuou tanto como diretor quanto como bibliotecário. Seu rigor na preservação do acervo é um dos muitos aspectos que atestam sua dedicação ao conhecimento e à cultura.
O sonho de Epiphanio Dória de ver um espaço dedicado à difusão do saber foi concretizado em 1974, com a inauguração do moderno edifício da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, marco realizado durante a gestão do governador Paulo Barreto de Menezes. Tal gesto simboliza o reconhecimento à sua incansável contribuição para a promoção do conhecimento e da cultura em Sergipe.
Texto e imagem reproduzidos do site: www se gov br