quarta-feira, 9 de abril de 2025

Grupo Imbuaça vai inaugurar memorial em Aracaju

Foto: divulgação

Publicação compartilhada do site do Portal INFONET, em 9 de abril de 2025

Grupo Imbuaça vai inaugurar memorial em Aracaju

Na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 20h30, o Grupo Imbuaça abre as portas de sua sede, localizada na Rua Muribeca, nº 4, no bairro Santo Antônio, para a inauguração do seu tão aguardado Memorial. A iniciativa é fruto do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Grupos e Coletivos Artísticos, e marca um importante passo na preservação da memória do teatro popular brasileiro.

Fundado em 28 de agosto de 1977, o Imbuaça nasceu com o propósito de pesquisar e valorizar as Culturas Populares, tendo como referência principal a Literatura de Cordel para construir sua dramaturgia. Com a rua como palco natural, o grupo consolidou-se como um dos principais representantes do teatro de rua no Brasil, destacando-se por seu caráter democrático e acessível.

Ao longo de quase 48 anos de história, o grupo montou 32 espetáculos, percorreu todas as regiões do país, marcou presença em festivais renomados e representou o Brasil em palcos internacionais como Portugal (em três oportunidades), Equador, Cuba e México. Atualmente, mantém cinco espetáculos em repertório e tem promovido apresentações em comunidades periféricas de Aracaju, graças às emendas parlamentares do vereador Elber Batalha e da deputada estadual Linda Brasil.

Além disso, dois cursos de teatro estão em andamento na sede do grupo, viabilizados por emenda da vereadora Sônia Meire. O apoio contínuo de parlamentares como o ex-vereador Professor Bitencourt tem sido fundamental para manter vivas as ações do Imbuaça.

O Memorial Imbuaça foi idealizado pelo ator Lindolfo Amaral, com curadoria do também ator Iradilson Bispo, e contará com exposição de figurinos, adereços, fotos e textos que narram, de forma alegre e descontraída, a trajetória do grupo. Trata-se de uma homenagem à força e resistência do mais antigo grupo de teatro de rua em atividade contínua no Brasil.

A abertura do espaço terá uma participação especial: o consagrado diretor carioca Amir Haddad, uma das maiores referências do teatro brasileiro, estará presente no evento, abrilhantando ainda mais a noite histórica para a cultura sergipana.

Com informações da assessoria de imprensa

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário