Legenda foto e crédito - Devido à pandemia, a procissão
acontecerá apenas on-line neste final de semana. (Fotografia de Danielle
Pereira)
Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 1 de
março de 2021
Exposição “Passos da Fé” retorna Museu Histórico de Sergipe
A exposição “Passos da Fé”, da fotógrafa Danielle Pereira, retorna ao Museu Histórico de Sergipe, localizado na Praça São Francisco, Centro Histórico de São Cristóvão. Composto por 25 peças, o trabalho retrata a religiosidade e a cultura do povo sergipano pela expressão da fé dos romeiros de Senhor dos Passos.
A tradicional Romaria de Nosso Senhor dos Passos é um evento religioso que ocorre anualmente em São Cristóvão, durante a Quaresma, atraindo milhares de pessoas de Sergipe e estados vizinhos. Este ano, devido à pandemia, a procissão acontecerá apenas on-line (@pnvitoria), neste final de semana.
Apesar das restrições, e com os devidos cuidados sanitários, a cidade de São Cristóvão preparou algumas atividades culturais sobre a tradicional romaria, como a exposição “Passos da Fé”, que ficará no Museu Histórico de Sergipe até o dia 9 de março, de terça-feira a sábado, das 10h às 16h, e domingo e feriados, das 9h às 13h.
Esta é a segunda vez que a “Passos da Fé” compõe o acervo temporário do Museu Histórico de Sergipe – a primeira vez ocorreu em 2019. Para Danielle Pereira, é muito importante oferecer à sociedade momentos de reflexão e beleza, reforçando aspectos da religiosidade e da cultura da população.
“A exposição ‘Passos da Fé’ valoriza a força, a fé e a diversidade dessa manifestação religiosa, que é considerada um Patrimônio Cultural do Nordeste. É um trabalho sobre o qual busquei mostrar também a resistência do povo brasileiro presente na tradição cultural e histórica do país”, explica Danielle Pereira.
HISTÓRICO
Com dez anos de profissão, Danielle Pereira vem se firmando como um dos talentos da fotografia sergipana. Nasceu na cidade de Estância (SE) e hoje reside em Aracaju. Iniciou a trajetória de fotógrafa em 2011, data em que também fez a primeira a exposição, na IV Mostra de Artes do Fêgo, em Aracaju. Soma-se a este primeiro trabalho uma trajetória de mostras e exposições:
– Candomblé, na 9ª Mostra Pluriartística Novembro Negro, em 2013, Cantinho Cultural dos Correios, em Aracaju.
- Rio Paramopama, exposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, em 2013.
– Exposição Água e Meio Ambiente por Inteiro, em 2013, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão.
– Vínculo dos órgãos em 2014, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão.
– A Arte de Ser Mulher, Biblioteca Estadual Epifánio Dórea, em 2015, em Aracaju, na 11ª Mostra Pluriartística Novembro Negro.
- XI Exposição Coletiva Olhares Distintos sobre Pontal da Barra, curadoria de José Aquino, em 2016, no Mirante 13 de Julho, em Aracaju.
– Mostra de Artes do Fêgo, 2012, 2013, 2014 e 2016.
– Exposição Paramopama em Foco, Museu da Polícia Militar de Sergipe, São Cristóvão, 2017 e no Memorial do Poder Judiciário, em 2018.
– Exposição Passos da Fé, no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, em 2018.
– Museu de Arte Sacra de Laranjeira/SE 2018.
Fonte: Ascom/Danielle Pereira
Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário