Foto: Internet/ilustração
Publicado originalmente no site RADAR SERGIPE, em 23 de novembro de 2021
Delegado lança livro sobre Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião
O delegado da Polícia Civil de Sergipe e escritor, Archimedes Marques, lançará na próxima sexta-feira, dia 26/11, mais um livro abordando a passagem do cangaceiro Lampião e seu bando, pela região nordestina.
A obra, já no seu volume III, procura mostrar as ocorrências e as contradições dentro da historiografia do cangaço, tendo como foco principal fatos ocorridos em Sergipe, palco de atuação de Lampião e seus asseclas, de 1929 a 1938.
Com mais destaque para a região ribeirinha do Velho Chico, uma área de grande proteção de gente importante e “coiteirismo” que vinha de Propriá até Canindé do São Francisco, o livro aborda a proteção recebida pelo cangaceiro, o que, sem sombras de dúvida, deu uma maior longevidade a esse fenômeno que atingiu em cheio os nossos sertanejos.
Os fatos narrados são ricos em detalhes baseados em depoimentos de pessoas que viveram naquela época e sentiram na pele o clima hostil provocado por cangaceiros e volantes que perseguiam o bando.
O lançamento do livro “Lampião e o Cangaço na Historiografia de Sergipe”, 3º Volume, será realizado no JFC Trade Center, entrada B – loja 02, localizado na avenida ministro Geraldo Barreto Sobral, 2.100, Bairro Jardins, das 17h às 21h.
Texto e imagem reproduzidos do site: radarsergipe.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário