quarta-feira, 27 de abril de 2022

Museu da Gente ganha espaço em homenagem aos Povos Originários

Legenda da imagem: Atividades acontecerão no dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 14h - (Crédito da imagem: Museu da Gente Sergipana)

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 27 de abril de 2022

Museu da Gente ganha espaço em homenagem aos Povos Originários

No mês alusivo ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, realizará uma programação voltada para a conscientização acerca do valor e do respeito aos indígenas. As atividades acontecerão no dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 14h, com a participação de pesquisadores, integrantes de comunidades indígenas de Sergipe, estudantes, além do público em geral.

O reconhecimento, a preservação e a valorização das tradições dos povos originários, sua atuação e luta pela demarcação de terras e pela garantia de tantos outros direitos serão alguns dos temas discutidos na Roda de Conversa ‘O Lugar dos Povos Originários no Mundo Contemporâneo’, às 14h. O bate-papo contará com as presenças do Cacique Bá (líder do Povo Xokó), de Ivanilson Martins Xokó (professor e pesquisador do tema ‘Os Índios na História’), de Josete Fulkaxó (representante da comunidade), de Denizia Kawany Fulkaxó (Pedagoga, Mestre em Povos Africanos, Indígenas e Culturas Negras) e da Prof.ª Dra. Valéria Maria Santana Oliveira (autora do livro ‘Povo Xokó: Memória, Identidade e Educação’), com a mediação de Carine Pinto (Mestre em História, pesquisadora em Cultura, Representações e Historiografia).

A programação seguirá com a inauguração de um espaço referente aos povos indígenas que irá compor a instalação ‘Nossas Histórias’. A iniciativa de inclusão da temática no acervo do museu é uma justa homenagem aos nossos povos originários, enriquecendo o mergulho na história e na cultura sergipana.  Denominado de ‘Saberes dos Povos Originários de Sergipe’, o nicho será uma vitrine para peças artesanais de decoração, indumentárias, instrumentos musicais, dentre outros, que apresentarão aos visitantes os saberes tradicionais da herança das comunidades Xokó e Fulkaxó, que precisam ser conhecidos e preservados.

A programação, totalmente gratuita, será encerrada no átrio do museu, com apresentação da Dança do Toré. Ao longo do evento, serão comercializados artefatos feitos pela comunidade Fulkaxó e obras literárias, de autoria dos palestrantes, com a temática dos povos indígenas de Sergipe.

Inscrições

Para participar da Roda de Conversa é preciso se inscrever na plataforma de agendamento de visitas, no site www.museudagentesergipana.com.br. Basta localizar a data (29.04) e o nome do evento (Roda de Conversa ‘O Lugar dos Povos Originários no Mundo Contemporâneo’) e preencher com os dados solicitados. As vagas são limitadas para a Roda de Conversa.

Fonte: Ascom/Museu da Gente Sergipana

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário