Publicação compartilhada do site JLPOLÍTICA, de 29 de dezembro de 2022
Prefeitura da Barra dos Coqueiros inaugura seu primeiro Mercado Municipal
Foram investidos quase R$ 1,5 milhão para construção do mercado na Barra
Coluna APARTE (JLPolítica)
Com 69 anos de história, a Barra dos Coqueiros ganhou, oficialmente, nesta quinta-feira, 29, o seu primeiro mercado público municipal – uma obra para dar mais dignidade aos feirantes e consumidores.
A Prefeitura da Barra dos Coqueiros realizou nesta quinta a solenidade de entrega do mercado, que ganhou o nome Vereador Zé de Sate. A obra, erguida no local onde antes funcionava a feirinha, eterniza o nome do saudoso José Pereira dos Santos, o Zé de Sate.
Com investimento de quase R$ 1,5 milhão, o mercado possui uma estrutura moderna, com ilhas, lojas e box com bancas padronizadas para comercialização de verduras, legumes, frutas, carnes bovinas, aves, pescados, mariscos, grãos e cereais, comidas típicas, além de produtos de utilidade doméstica e eletrônicos. A obra inclui ainda salas administrativas e estacionamento para carros, motos e veículos pesados.
"Para encerrar o ano em grande estilo, nós estamos presenteando os barra-coqueirenses e turistas com esse mercado que conta com uma estrutura moderna. A partir de agora, as pessoas poderão realizar as suas compras com mais conforto, e não mais expostas ao sol como era até pouco tempo atrás. Esse mercado construído e entregue na nossa gestão reafirma o compromisso que nós temos com o povo", destacou o prefeito Alberto Macedo.
A obra foi aprovada por comerciantes. "Antes, aqui era tudo de lona, era um mangue, uma favela. Trabalhávamos numa banca de madeira com uma lona e não tinha banheiro. Há 27 anos que eu trabalhava nessas condições. Agora, está bem melhor, tem um espaço ótimo, tem onde eu guardar as coisas e tem banheiro", comemorou a feirante, Kátia Nascimento.
O também feirante, Valdemir Ferreira, contou que enfrentava dificuldade porque necessitava organizar a estrutura diariamente. "Nós tínhamos que montar e desmontar as lonas todos os dias. Foi essa luta por mais de 25 anos, agora, a situação é outra. Agradeço primeiro a Deus e segundo à administração do prefeito Alberto", disse.
"Estou feliz porque fizeram o mercado e agora as pessoas sairão das ruas. Hoje dá gosto de ver um espaço desse. É amplo e confortável. Está aprovado", relata a vendedora, Aparecida Rodrigues.
FUNCIONAMENTO - O Mercado Público Municipal Zé de Sate entrará em funcionamento a partir do dia 3 de janeiro de 2023, das 6h às 17h.
HOMENAGEADO – José Pereira dos Santos, o Zé de Sate, nasceu em 1931, na cidade de Santo Amaro das Brotas e se mudou para a Barra dos Coqueiros na década de 1950. Zé começou a comercializar coco e depois entrou na área pública, virando político - seguindo os passos do sogro, que já foi vereador no município.
Em um novo pleito, Zé de Sate foi candidato a vice-prefeito e venceu, mas não assumiu o mandato. Com o falecimento do prefeito eleito, ele não se sentiu confortável em assumir o cargo de chefe do executivo da Barra e abdicou.
Zé de Sate atuou na comercialização de coco, frutas, e ampliou o seu trabalho na área da agricultura. Faleceu no dia 26 de novembro deste ano, deixando três filhos – Silvana, Solange e Gilson dos Anjos, ex-prefeito da Barra; e três netos –Eric, Felipe e Lucas, sendo o último, atualmente, vereador do município.
Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário