Legenda da foto: Equipe de guardas municipais que produziu os vídeos
Publicação compartilhada do site da PREFEITURA DE ARACAJU, de 17 de fevereiro de 2023
Campanha de Carnaval da Guarda Municipal de Aracaju viraliza em todo o Brasil
Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, lançou na última segunda-feira (13), uma campanha de conscientização para as pessoas que irão curtir o Carnaval.
A iniciativa, que consiste na divulgação de vídeos com paródias de marchinhas carnavalescas tradicionais, foi produzida e protagonizada por guardas municipais e busca conscientizar e orientar a população acerca de temas relevantes, como a importunação sexual, injúria racial, abuso de álcool e contra a discriminação de pessoas LGBTQIAP+, entre outras questões recorrentes nesse período festivo.
O diretor-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, explica como se deu o processo de criação dos vídeos e mensura os resultados alcançados até o momento. "Recebi com entusiasmo a ideia de produzirmos vídeos para as redes sociais que abordassem de forma leve e descontraída situações corriqueiras e ocorrências que enfrentamos em bloquinhos de Carnaval e outras festas. Nosso objetivo era o de conseguir passar as mensagens de um modo bem informal, falando a linguagem do povo, sem carregar os estereótipos que acompanham as instituições de segurança pública e acredito que conseguimos", explica Mendonça.
Os vídeos viralizaram em todo o país, sendo compartilhados em milhares de perfis das mais variadas redes sociais. Somente no perfil do Instagram do portal de notícias Metrópoles, um dos três mais lidos do país, até o momento, foram mais de 470 mil visualizações. Em outro perfil, dessa vez no Twitter, um dos vídeos bateu a marca das 400 mil visualizações, com os vídeos sendo comentados e compartilhados por personalidades como o apresentador, roteirista e ator Marcelo Tas.
A GM Valéria Oliveira, intérprete da marchinha "Maria Sapatão", reforça a importância de projetos dessa natureza a fim de desconstruir preconceitos e ressignificar termos muitas vezes utilizados de forma pejorativa.
"Sou mulher, lésbica, mãe e trabalhadora da segurança pública. Minha orientação sexual já me fez sofrer muito preconceito declarado ou velado. Expor a minha imagem, cantando essa música e depois apresentando uma mensagem de amor, diversidade e respeito é algo libertador. Mostra que precisamos ser respeitados no período do carnaval e em todas as épocas do ano. Maria Sapatão pode ser Maria, seja de dia ou não ou até mesmo João", afirma a GM Valéria.
Texto e imagens reproduzidos dos sites: aracaju.se.gov.br e youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário