Fotos: Pedro Leite/PMA
Texto publicado originalmente no site CONTEÚDO SOLUTUDO, em 26 de fevereiro de 2020
Conheça a história do Rasgadinho que comemora 58 anos de existência (ano 2020)
Conheça um pouco da tradição do primeiro bloquinho de rua da nossa cidade
Por André Luiz Santos
Muitos aracajuanos com certeza já brincaram o carnaval do Rasgadinho. Este bloquinho é muito mais antigo do que as pessoas imaginam. Considerado por muitos, senão, um dos primeiros blocos de rua da nossa querida Aracaju.
O Rasgadinho tem a fama de ser uma festa tranquila e familiar, onde quem participa tem a chance de conhecer um carnaval de rua com uma proposta mais cultural e tradicional, preservando as origens e a essência histórica da nossa terra.
História do Rasgadinho
Originalmente fundado em 1962 por seu Leopoldo e Almari, a festa tinha na época o objetivo de reunir os foliões em um grande desfile na Avenida Barão de Maruim com escolas de samba, entre elas a escola: “Tubarão da praia” fundada por Izabel Nunes na década de 1970.
“O rasgadinho surgiu assim, de uma brincadeira minha e de alguns amigos do Bairro Suíssa em 1961. No ano seguinte, o bloco foi transferido para o centro da cidade por onde saiu até 1972”, comenta o fundador Seu Leopoldo em entrevista para Infonet em 2015
A festa já teve diversos trajetos, porém aquele que definiu a história do rasgadinho e que está como percurso oficial até hoje é o que passa pelos bairros Cirurgia, Suíssa e Getúlio Vargas em direção ao centro da cidade na avenida Barão de Maruim.
É notável lembrar que o rasgadinho ficou paralisado por anos devido a falta de patrocinadores e incentivo do estado, por ser na época uma festa independente. Porém só em 2002, que o bloco foi revitalizado e resgatado para a alegria de todos os foliões da nossa cidade...
Texto reproduzido do site: conteudo solutudo com br
Nenhum comentário:
Postar um comentário