Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 5 de Janeiro de 2024
Governo de Sergipe fortalece o compromisso com a arte popular no 49º Encontro Cultural de Laranjeiras
Berço da cultura popular sergipana ganha cor e brilho no tradicional cortejo folclórico; mais de 14 grupos coloriram as ruas da cidade histórica e encantaram gerações
Por 49 anos consecutivos, o município de Laranjeiras, localizado no Vale do Cotinguiba, em Sergipe, prova que é a capital da cultura popular. O consagrado Encontro Cultural acontece até o dia 7 de janeiro, com muita celebração e engajamento de gerações dos amantes das artes e da história. Nesta sexta-feira, 5, o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, esteve presente no tradicional cortejo folclórico representando o governador Fábio Mitidieri, acompanhado de grupos folclóricos, bandas de pífanos, artistas plásticos, artesãos, brincantes, pesquisadores, escritores, turistas e a população laranjeirense.
“É o momento de festejar a nossa cultura. O Encontro Cultural de Laranjeiras é o maior do Brasil e faz parte do calendário sergipano. Ao longo desses 49 anos, apreciadores da cultura e estudiosos de diversos lugares do Brasil vêm a Sergipe para se encantar com todas as manifestações folclóricas preservadas pelos laranjeirenses. Festejar a identidade, a cultura e a sergipanidade representa este grande momento que projeta o nosso futuro olhando para o passado. Laranjeiras está sob os olhos do estado de Sergipe”, afirmou Zezinho Sobral, que é laranjeirense.
Além do vice-governador, estiverem presentes o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade, o diretor de cultura da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Pascoal Maynard, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maria Campos, e autoridades locais.
De acordo com o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, mais conhecido como Juca de Bala, são 49 anos de Encontro Cultural fortalecendo as tradições de Laranjeiras. “Impulsionar o turismo é fundamental. Ajuda a mostrar Laranjeiras para o Brasil. Queremos trazer o turista para Laranjeiras. O Encontro Cultural de Laranjeiras é uma festa gigantesca, a maior do Brasil quando se trata de cultura popular. O Governo de Sergipe é um grande parceiro”, destacou o prefeito.
Na edição de 2023 do Encontro Cultural, o Governo de Sergipe, por meio da Funcap, sob coordenação geral do Conselho Estadual de Cultura, abraçou o Simpósio que acontece de 4 a 6 de janeiro. O evento este ano homenageia Jackson da Silva Lima, pesquisador cultural, de literatura sergipana e do canto popular. O simpósio acontece no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Laranjeiras e é considerado um dos maiores eventos culturais do país, visto que promove a realização de mesas de debates, conferências, exibição de documentários, grupos de trabalho, rodas de conversa e encontros com mestres populares.
Laranjeiras se destaca no cenário cultural nacional por possuir grupos folclóricos, entre eles, as manifestações do Cacumbi, Lambe-Sujo e Caboclinho, Samba de Coco, Reisado, Taieira, São Gonçalo, Chegança Almirante Tamandaré, Chegança Almirante Barroso, Samba de Parea, Parafuso, Bacamarteiros, Batucada, Cangaceiros e tantos outros que representam as expressões culturais sergipanas.
“O Governo do Estado fortalece o compromisso com a cultura popular, com os mestres, incentiva e apoia todas as ações voltadas para o fortalecimento da cultura de Sergipe. A cada ano, o Encontro Cultural fica mais forte, porque a nossa cultura toca no coração e conquista os laranjeirenses e os sergipanos. É gratificante ver famílias, crianças, juventude, veteranos e intelectuais de todo o Brasil e de outras partes do mundo reunidos em uma cidade como Laranjeiras, com 14 grupos folclóricos e um histórico importante de grandes defensores da cultura", reforçou o vice-governador Zezinho Sobral.
“Laranjeiras é o corredor máximo da cultura popular do Brasil. Precisamos preservar com muito amor e muito carinho”, afirma o diretor de cultura da Funcap, Pascoal Maynard.
Para o secretário de Estado do Turismo, o apoio ao evento é mais uma demonstração de que a gestão estadual tem se preocupado com o fomento ao turismo e à cultura sergipana. “Vamos trabalhar bastante para fortalecer o turismo em Laranjeiras, setor importante e que gera emprego e renda para Sergipe. Laranjeiras está de parabéns pela riqueza do 49° Encontro Cultural”, finalizou Marcos Franco.
Os amigos Carlos Lima, Magna Soares e Vítor Jesus moram em São Paulo e estão de passagem por Sergipe. Eles aproveitaram para conhecer o Encontro Cultural. “Quando soubemos que teria essa festa em Laranjeiras, não pensamos duas vezes. Achei lindo ver tanto colorido dos grupos folclóricos. Levo as imagens no meu coração de tanta riqueza cultural de Sergipe”, afirmou Magna.
História
O Encontro Cultural de Laranjeiras nasceu em 1975, na gestão do então prefeito José Sobral, em uma quermesse realizada no dia de Santos Reis, 6 de janeiro. Nessa quermesse, havia música, apresentações artísticas, exposição e venda de artesanato, apresentação dos grupos e venda de comidas típicas sergipanas.
O evento cresceu, tomou grandes proporções e foi formalizado o Encontro Cultural de Laranjeiras, como uma festividade ue reúne estudiosos, pesquisadores e brincantes populares de todo o Brasil.
Texto e imagens reproduzidos do site: www se gov br
Nenhum comentário:
Postar um comentário