Publicação compartilhada do site A8 SE., de 27 de abril de 2024
Luto em Sergipe: morre Maria Feliciana, a 'rainha das alturas', aos 77 anos
Sergipana estava internada em um hospital particular de Aracaju com quadro de pneumonia
Por Redação Portal A8SE
Luto para os sergipanos. Morreu neste sábado (27), aos 77 anos, Maria Feliciana, a mulher mais alta do Brasil e que também foi do mundo durante muitos anos. A informação foi confirmada pelos familiares.
Maria Feliciana estava em internada em um hospital particular de Aracaju, com quadro de pneumonia.
O velório será realizado a partir das 21h deste sábado e segue até as 14h do domingo, no Osaf, na Rua Itaporanga, no centro de Aracaju. O corpo depois segue para sepultamento no cemitério da Cruz Vermelha.
Notas de pesar
Entidades e figuras políticas lamentaram a morte de Maria Feliciana. O governador Fábio Mitidieri disse em postagem nas redes sociais que a sergipana deixou um "legado marcante" e levou o nome do estado para o Brasil. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, desejou conforto à família.
Já o senador Rogério Carvalho (PT-SE) destacou que a estatura de Maria Feliciana a tornou um exemplo de força e orgulho para os sergipanos.
A história da Rainha das Alturas
Nascida em 27 de maio 1946, no município de Amparo do São Francisco, Maria Feliciana é filha de Antônio Tintino da Silva, que tinha 2,40m de altura , e Maria Rodrigues dos Santos, que tinha um 1,80m.
Até os seus 16 anos, ela teve o crescimento considerado normal , mas após isso começou a se destacar pela sua altura, chegando a medir 2,25m ao completar apenas 23 anos. Casou-se com Assuires José dos Santos e teve três filhos: Charles Santos e Cleverton Santos, ambos com 2,10m, e a filha Chirles Santos, com 1,60m de altura.
Ao longo de sua trajetória, recebeu várias homenagens devido a sua altura. Uma delas foi o reconhecimento através do título de ‘Rainha da Altura’, no famoso programa 'A Hora da Buzina', do Chacrinha, quando a sergipana foi considerada a mulher mais alta do país aos 18 anos de idade. Durante muitos anos, a sergipana foi também considerada a mulher mais alta do mundo.
Fato é que o tamanho peculiar rendeu grandes homenagens à 'Rainha da Altura'. O prédio mais alto de Sergipe e sede do Banese, o Edifício Estado de Sergipe, é uma das formas de eterniza-la. O prédio é conhecido popularmente como Edifício Maria Feliciana.
Além disso, em 2022, o Museus da Gente Sergipana prestou uma homenagem a Maria Feliciana com uma estátua em tamanho real, com 2,25m, mesma altura da homenageada.
Texto e imagem reproduzidos do site: a8se com
Nenhum comentário:
Postar um comentário