terça-feira, 21 de julho de 2015

O jovem escritor Francisco Mota, de 11 anos




Fotos: Ascom Secult.

Infonet > Cultura > Noticias > 15/07/2015.

Escritor mirim participa de Encontro na Aglaé Fontes
O jovem escritor Francisco Mota, de 11 anos

A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes Alencar, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebeu na última terça-feira, 14, o jovem escritor Francisco Mota, que aos 11 anos lançou recentemente seu primeiro livro intitulado “Irmãos Aventureiros”. Na ocasião, Francisco participou de um bate-papo e respondeu perguntas do público.

O pequeno escritor sergipano explicou que não se baseou em nenhum livro específico para escrever os “Irmãos Aventureiros”, segundo ele, foi uma junção de histórias fictícias que o ajudaram a finalizar a obra. Lendo em média quatro livros por mês e apaixonado por histórias de aventura, Francisco conta que demorou cerca de um ano para finalizar os dez capítulos do seu primeiro livro e que já iniciou a continuação da narrativa. “É muito bom escrever, ver as pessoas lendo uma história que você escreveu é uma coisa indescritível”, falou.

Orgulhosa do filho, Marcilene Pereira contou que durante o processo de construção do livro, a família passou por momentos de alegria e sempre incentivou o jovem. Segundo ela, a primeira vez que Francisco demonstrou interesse em ser escritor foi aos seis anos, mas foi aos nove que iniciou seu primeiro trabalho. “É uma sensação muito boa vê-lo realizar um sonho, sinto-me feliz por ele e essa iniciativa da biblioteca, de trazer o Francisco até aqui foi bem importante para as crianças e para ele também”.

Acompanhada por seu esposo João Paulo, Karina Guimarães levou seu filho João Gabriel, de quatro anos para o encontro e aproveitaram para conhecer a Biblioteca Infantil. Para ela, o fato de existir crianças que escrevem é um incentivo para as que lêem. “É admirável, principalmente nesse mundo de tantas tecnologias, resgatar a leitura é importante, e atitudes como a dele servem como um espelho para as outras crianças”.

Ingrid Freuri levou os filhos Raul, 6, e Alice, 4, para acompanhar o encontro, e no final, os presenteou com o livro do Francisco. Segundo ela, essa é uma iniciativa de formação do ser humano, e serve como inspiração. “O pai e a mãe que estimula não só a leitura, mas a produção de um livro está formando um ser humano que consegue discernir as coisas com mais propriedade, consegue fazer uma leitura diferenciada do mundo. Eu parabenizo a biblioteca por ter esse espaço e proporcionar esse encontro que para as crianças é muito importante”...

Fonte: Ascom Secult.

Trecho de reportagem e foto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário