sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cortejo de Santa Bárbara promove sincretismo religioso

Foto ilustrativa: Arquivo Portal Infonet.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 29/11/2016.

Cortejo de Santa Bárbara promove sincretismo religioso
Evento ocorre no próximo domingo, 4, às 9h

No próximo domingo, 04 de dezembro, acontece a 8a. edição do “Cortejo de Santa Bárbara: Prova de Fogo”, uma manifestação cultural e religiosa, realizada anualmente como forma de celebrar o sincretismo religioso e promover o encontro ecumênico entre católicos e praticantes de religiões de matriz africana.

Em outubro deste ano, o cortejo passou a fazer parte do Calendário Oficial Cultural do Estado de Sergipe, por meio da Lei 8.146, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia.

Acompanhado pelo grupo percussivo e de Dança Afro da Associação Luz do Oriente, o cortejo terá início às 9h. A concentração será na sede da Associação Luz do Oriente, localizada na Rua Marcelino Procópio da Silva, 306, no Bairro Industrial, próximo ao Parque da Cidade. A caminhada segue pelo Mercado Central de Aracaju e se encerra em frente a sede do Corpo de Bombeiros de Sergipe, na Rua Siriri, 762, Centro.

Além do caráter religioso, o tradicional cortejo tem o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de se promover a liberdade de credos e o respeito às religiões de matriz africana. A realização é da Associação Luz do Oriente junto com o “Ilê Yátassytaoo Ifá Enibalé”.

Santa Bárbara e Iansã

No sincretismo religioso, Santa Bárbara é a Orixá Iansã, cultuada nas religiões de matriz africana. Considerada a Orixá dos ventos, dos raios e tempestades, Iansã também comanda os espírito dos mortos. Já para a população de origem católica, Santa Bárbara é a padroeira dos bombeiros e dos feirantes.

Fonte: Ascom Parlamentar.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário