terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Pesquisadora lança livro sobre a história da educação

Obra permite o resgate histórico e a compreensão do panorama
arquitetônico de de Aracaju no século XX (Foto: SEED).

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 15/12/2016.

Pesquisadora lança livro sobre a história da educação.

Obra é fruto de um pesquisa realizada no período de um ano

Na próxima sexta-feira, 16, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, às 16h, acontecerá o lançamento do livro Atheneu “Pedro II” Memória e Restauro. A autora, Josevanda Mendonça Franco, é historiadora e realiza pesquisas na área da Educação. De acordo com ela, o livro foi concebido a partir de uma necessidade de perpetuar a história da construção do prédio onde está instalado o Museu da Gente Sergipana.

A obra, fruto de um pesquisa realizada no período de um ano e quatro meses, oferece aos leitores um relato do uso do prédio considerando as características arquitetônicas. “Trata-se de um resgate histórico com foco na Educação, perpassando pela existência do prédio”, explica Josevanda.

O livro

Vale destacar que a produção conta com uma linguagem clara, direta e de fácil compreensão, destinado a um público eclético, interessado em conhecer um pouco mais acerca da História da Educação Sergipana.

Nos primeiros capítulos, o livro traz um recorte da Educação sergipana, desde a chegada dos jesuítas até 1970. Logo em seguida, apresenta aos leitores os aspectos do restauro do prédio que aconteceu no período de 2009 a 2011. Além do resgate histórico do local, é feito um relato da rotina das unidades escolares demostrando sua importância no panorama arquitetônico de Aracaju.

História do Prédio

O prédio foi construído na administração de Gracco Cardoso e inaugurado no ano de 1926, sendo um local de destaque na arquitetura histórica de Aracaju. O espaço foi construído para acolher o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, e até o ano de 1970 teve um fim educacional. De 1926 a 1950 foi a unidade escolar; na década de 1950, funcionou a escola técnica de comércio, e na década de 1960 acolheu o Ginásio do Atheneu.

Perfil da autora

A autora atualmente é coordenadora do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH) da Seed. É especialista em educação e direitos da criança e adolescente, diretora do Memorial do Poder Judiciário do Estado de Sergipe e atua como curadora do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda. Nascida em Itabaiana, iniciou a carreira profissional como professora de história e gestora escolar. Em 2012, esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. Na Seed integra o grupo de trabalho do Sistema de Aviso Legal por Exploração e Violência contra a Criança e Adolescente (Salve). Nas horas vagas ela se dedica às leituras e pesquisas sobre os temas relacionados à educação.

Fonte: SEED.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário