quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Solenidade de entrega de título de cidadã aracajuana a Ana Côrtes

 Ana Côrtes agradeceu o reconhecimento

 O vereador Antônio Bittencourt e o prefeito 
Edvaldo Nogueira entregam o título à homenageada 




Fotos: Ana Lícia Menezes

Publicado originalmente no site da PMA, em 26/09/18

Edvaldo participa de entrega de título de cidadã aracajuana a Ana Côrtes

O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou, nesta quarta-feira, 26, a solenidade de entrega do título de cidadã aracajuana à assistente social Ana Maria Santos Rollemberg Côrtes, natural do município de Frei Paulo (SE), realizada pela Câmara Municipal de Vereadores. A iniciativa do vereador Antônio Bittencourt (PCdoB) se deve à luta pela democracia e aos trabalhos sociais prestados ao longo da trajetória da homenageada.

“Aracaju acaba de ganhar uma cidadã de alto nível, que deu grande contribuição para a cidade e que lutou muito em defesa da democracia. Sua história de vida é muito marcante e sua atuação profissional foi muito importante para a área social na nossa cidade. Ana Côrtes é uma grande amiga que a vida me deu e o título de Cidadania Aracajuana, dado a ela, é merecidíssimo”, pontuou Edvaldo.

Em seu discurso, Ana Côrtes fez um relato de toda a sua vida, detalhando momentos marcantes, como a ida para São Paulo, por causa do período da ditadura militar. Também falou da sua prisão e do seu esposo, Bosco Rollemberg, que atualmente é diretor da Escola de Governo da Prefeitura de Aracaju. "Nos prenderam e nos torturaram porque queríamos a democracia no Brasil. Me levaram para um lugar que nem a pior pessoa do mundo poderia ficar. Eu não quero trazer tristeza, mas uma realidade que existiu e não foi denunciada e que as escolas não mostram. Hoje, estou aqui recebendo essa homenagem e me transformando numa verdadeira cidadã de Aracaju. Fico muito gratificada e me sinto reconhecida pelo trabalho que fiz durante tanto tempo como assistente social na cidade”, ressaltou.

O vereador Antônio Bittencourt destacou que tem a honra de conceder a mais importante homenagem oferecida pelo Poder Legislativo. “A cidade de Aracaju sente-se honrada por ter Ana Côrtes como filha. Ela representa a luta de toda uma nação, especialmente das mulheres, por um Brasil mais harmonioso, livre e igual. Em tempos tão difíceis que vivemos, Ana Côrtes simboliza o amor e a esperança de tempos mais felizes. Em nome de Aracaju e de homens e mulheres que lutaram pela democracia, agradeço a oportunidade em poder homenageá-la”, afirmou.

A filha da homenageada, Joana Côrtes, também aproveitou a oportunidade para elogiá-la publicamente. “Ela foi e é o fim de uma grande guerra, permanece altiva pela oração do próprio tempo, a nos ensinar que a luta pela liberdade é ontem, hoje e sempre”, disse.

Ana Maria Santos Rollemberg Côrtes chegou em Aracaju há 65 anos e estudou na Faculdade de Serviço Social dirigindo as lutas pela criação da UFS e foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Serviço Social em 1967. Após conclusão do curso, foi impedida de diplomação pelos militares. Na luta pela democracia e pelos direitos do povo, ela rompeu com suas origens por um projeto de país justo e soberano. Foi sequestrada, presa, torturada grávida no DOI em Recife, esteve na lista dos desaparecidos políticos e foi forçada à clandestinidade quando trabalhou como operária no ABC em São Paulo e entre os canavieiros da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

A assistente social integrou a luta nacional pela Anistia e libertação dos presos políticos de Itamaracá (PE) e, enquanto assistente social da Prefeitura de Aracaju desde 1975, chegou a ser proibida pela ditadura de realizar trabalhos com a comunidade. Ana Côrtes também foi membro do Comitê Feminino de Anistia em Sergipe, da Sociedade Sergipana em Defesa dos Direitos Humanos, do Conselho Federal de Assistentes Sociais e presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe.

Com a redemocratização, dirigiu a Secretaria de Assistência Social (1986), direcionando as ações para as populações dos bairros mais pobres, coordenou o Programa Toda Secretaria é da Criança (2001), foi secretária municipal de Assistência Social e Cidadania (2002) e conquistou a Anistia Política pelo Ministério da Justiça (2004).

A sessão solene também contou com a presença do prefeito do município de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Clóvis Barbosa, além de familiares e amigos da homenageada.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário