quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Prof. Marlúcia Alves Secundo White e sua busca incansável pelo conhecimento

Foto reproduzida do site ifs.edu.br e postada
(com arte) pelo blog para ilustrar o presente artigo

Texto reproduzido do site IMPRENSA 24 H, em 28 de janeiro de 2021

Professora Marlúcia Alves Secundo White e sua busca incansável pelo conhecimento

A busca pelo conhecimento sempre foi a principal característica da professora Marlúcia Alves Secundo White. Natural de Campo do Brito, nasceu em 11 de Novembro de 1952. Filha de Manoel Secundo Filho e Maria de Lourdes Alves Secundo, aprendeu com sua família desde a mais tenra infância o valor dos estudos para a vida tendo como principal exemplo a sua mãe que lecionava na Escola Rural do povoado Garangal, em Campo do Brito com quem foi alfabetizada da primeira a quarta série. Atualmente a escola passou a chamar-se escola José Secundo Filho em homenagem a seu avô paterno.

Após concluir a quarta série, Marlúcia mudou-se para Aracaju aonde acolhida por uma tia materna continuou seus estudos. Passou no exame e foi admitida para estudar a quinta série no instituto Rui Barbosa. Na sequência juntamente com outras duas irmãs, foi também, acolhida por outra tia materna na cidade de Campo do Brito. Porém se deslocava dessa cidade até a cidade de Itabaiana, e dessa forma concluiu a oitava série e logo após, o curso pedagógico no ano de 1970.

No ano de 1971 foi aprovada no concurso para professora Estadual e passou a residir na cidade de Itabaiana e lecionar na Escola Guilhermino Bezerra, nesse período contou com a companhia de mais três irmãos. Prosseguindo na sua busca por conhecimento, em 1973, essa admirável mulher foi aprovada no vestibular e ingressou na Universidade Federal de Sergipe, motivo que a levou a fixar moradia em Aracaju, precisamente na Cidade dos Funcionários, em um imóvel pertencente a sua mãe. E mais uma vez seus irmãos a acompanharam para continuarem, também seus estudos.

Mesmo estudando na UFS, essa incansável heroína conseguindo transferência do atual emprego, passou a lecionar nas escolas Arício Fortes, São Cristóvão e colégio Médici respectivamente.  Segundo a própria relata, para manter-se acordada depois de uma jornada árdua de trabalho, estudava com os pés imersos em água fria, tamanho era sua determinação em estudar.

Também diplomou-se em letras Vernáculas em 1977. E no ano de 1996, pelos seus serviços prestados à rede estadual, conquistou sua aposentadoria. Todavia, a incansável Mestra, mais uma vez conseguiu com sua competência passar em mais um concurso. Desta feita, era em uma das escolas mais conceituadas de Aracaju: A Escola Técnica Federal de Sergipe, Atual IFS. No mesmo ano concluiu a especialização em língua Portuguesa. E em 2012 o mestrado em Linguística, pela Universidade de Alagoas.

Com seu extenso currículo e sua excelente competência, ainda no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe, Campos Aracaju, atuou como coordenadora Técnica Pedagógica do ensino médio, Gerente Educacional do ensino médio, Coordenadora do PROEJA, Coordenadora de Ciências Humanas e Sociais, e, Também Coordenadora de curso Técnico integrado em Desenho de Construção Civil na modalidade EJA.

A mesma, faz questão de ressaltar a importância da sua família na sua formação, sendo o seu pai um político renomado na cidade com uma carreira que durou mais de 20 anos na cidade de Campo do Brito e sua mãe como professora que desempenhou sua função com muita dignidade, amor e responsabilidade. Muito querida pela população, além de ministrar as aulas, também, escrevia as cartas das pessoas que a procuravam para essa finalidade.

E foi seguindo o exemplo de sua genitora que Marlúcia optou por ser professora, função que desempenhou com abnegação, amor, competência, responsabilidade e altruísmo. Seus feitos memoráveis nessa trajetória ficarão imortalizados nessa Biografia para as futuras gerações, como um excelente exemplo a ser imitado. A frase que a mesma faz questão de citar é a do grande educador Paulo Freire: “Educar com amor é dar sentido a tudo que fazemos.”

Sou Vânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos, josevaniass@hotmail.com .Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Texto reproduzido do site: imprensa24h.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário