segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sergipano é destaque na revista independente Aquilombe

Foto: Arquivo Pessoal

Publicado originalmente no site F5 NEWS, em 31 de maio de 2021

Sergipano é destaque na revista independente Aquilombe

Designer e artista visual, Breno Loeser atua sobre o tema religião afro-brasileira 

Por Laís de Melo

O sergipano Breno Loeser, de 27 anos, foi convidado para fazer parte da primeira edição da revista independente Aquilombe, que leva o tema “Arte Visual Decolonial”. O designer de formação e mestrando em Ciências da Religião na Universidade Federal de Sergipe (UFS) também foi finalista do 1º Prêmio de Design Tomie Ohtake Leroy Merlin, em 2018, com o projeto “Sergipe Encantado”, ao abordar a temática religiosa afro-brasileira do território sergipano.

De acordo com Loeser, chegar à final de um prêmio com amplitude nacional foi muito importante para a sua caminhada profissional. O projeto “Sergipe Encantado” foi o trabalho de conclusão de curso do Design Gráfico, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Tudo isso me trouxe muito ânimo e me aproximou mais ainda dos meus sonhos. Meu projeto foi um livro, e eu fui o único participante com esse tipo de projeto. Nele, eu abordei histórias de pessoas de Sergipe e a relação com o sagrado, tudo dentro da estrutura dos arcanos maiores do tarô, que são 22 cartas e 22 pessoas”, relembra o sergipano.

O designer e artista visual conta ao F5 News que desde a adolescência tem contato com diversas religiões e cultos, o que o deixou fascinado pela multiplicidade religiosa e espiritual brasileira.

“O fascínio pela expressão visual acabou por me levar ao curso de Design Gráfico na UFS, um momento chave em minha vida, onde pude crescer e aprender a construir um senso político, social e cultural do meu trabalho. Minha bagagem religiosa acabou por me levar para o mestrado em Ciências da Religião na UFS também. Hoje me sinto feliz e com muito ânimo para seguir (re)descobrindo a riqueza semântica de ser brasileiro. O Design e a Arte trouxeram cor, movimento e profundidade para essa jornada”, disse ao portal Breno Loeser.

"Do bairro Industrial para o Instituto Tomie Ohtake em São Paulo" é como descreve Breno a sua passagem pelo 1º Prêmio Design em 2018. A premiação aconteceu em 2019, com uma exposição do trabalho dos participantes de todas as regiões do país, incluindo o do sergipano.

Segundo ele, falar sobre espiritualidade afrobrasileira mexe com esferas sensíveis, portanto, se torna um grande desafio. “Fico feliz por ter chegado até as semifinais. Minha ida a São Paulo me trouxe muitos contatos e boas amizade, isso não tem preço”, comemora o artista.

No livro, Breno transcorre sobre a pluridiversidade das representações afro no Brasil, com uma pesquisa e estudo sobre as visualidades afrocêntricas e como elas compõem o imaginário do Brasil-terreiro.

“Desde 2019 tenho me dedicado a esse projeto, construindo esse repertório visual que se dedica a pensar a presença africana no Brasil e sua heterogeneidade”, reitera o profissional.

Como consequência de seu trabalho, Breno foi recentemente convidado para compor a capa da revista Aquilombe, juntamente com outros cinco artistas visuais, os quais desenvolvem desde colagens digitais a grafite, sendo uma grande aposta de lançamento do clube, que teve a campanha aberta em maio deste ano.

“A revista Aquilombe trouxe um convite incrível e importante, afinal meu trabalho hoje como designer e artista visual toca em temáticas importantes que serão abordadas na revista. Aquilombe é sobre retorno, refluxo. Retomar um território sem muros, reconquistar nossos espaços por direito. Reunir-se com os nossos, dialogar com os nossos e construir com os nossos, isso diz muito sobre como me enxergo e como busco construir meu trabalho. Me sinto honrado por ser o destaque desta edição”, conta o designer.

Aquilombe

A revista está em fase de acabamento, mas já demonstra potencial. As proprietárias são duas mulheres: a baiana Mariana Madeline, idealizadora do projeto, e a sergipana Ana Karine de Oliveira, responsável pela identidade visual da publicação.

A proposta da Aquilombe é, dentro da ideia de Arte Visual, apresentar trabalhos de colagem e/ou ilustrações digitais de artistas como Breno Loeser. A primeira edição está prevista para ser lançada entre os dias 21 a 25 de junho, e está em fase de desenvolvimento gráfico.

A baiana Mariana Madelinn, de 26 anos, é bacharel em Direito e escritora. “Pela última profissão é de se imaginar que eu seja idealista, mas, para além disso, sempre quis ter um negócio próprio, com uma abordagem socioambiental. A partir do conhecimento que obtive na graduação e agora também na minha pós-graduação de Gestão de Conflitos e Mediação, fui pensando em maneiras de pôr isso em prática. Conversando com Ana Karine, que é uma grande entusiasta da economia criativa, projetamos o Aquilombe”, conta a idealizadora.

Ainda segundo Madelinn, a revista é um clube de assinaturas para apresentação de ideias inspiradoras e empreendimentos que geraram impacto nas comunidades.

“Esse empoderamento comunitário é minha atual pesquisa no Lato Sensu. O projeto está em financiamento coletivo no Catarse, então, orientamos a entrega pela demanda de lá também. A Cartilha/Revista digital será composta com entrevistas de mais 5 artistas visuais e uma curadoria de conteúdo voltado ao tema do ciclo. Nossos outros serviços envolvem a newsletter com descontos em um pôster de Breno Loeser, bate-papo com ele e participação no nosso grupo do Telegram”, conta.

Edição de texto: Monica Pinto

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário