terça-feira, 6 de setembro de 2022

Festival do Caranguejo reuniu gastronomia, música e teatro na Orla da Ataiala










Fotos: Marcelle Cristinne

Publicado originalmente pela Agência Aracaju de Notícias, em 5 de setembro de 2022

Festival do Caranguejo reuniu gastronomia, música e teatro na Orla da Ataiala

O Festival do Caranguejo, evento realizado através da parceria entre Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), foi concluído na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, entretanto, seguirá até o dia 11 de setembro nos estabelecimentos participantes, associados à entidade, sempre a partir das 17h. 

Com o intuito de valorizar a identidade cultural da capital sergipana, apresentando os mais variados pratos com iguarias típicas da região, o caranguejo, o Festival conta com 23 apresentações gastronômicas distintas, fomenta a economia na cidade e oferece uma experiência única e marcante para quem frequenta o evento.

Ao longo dos quatro dias da primeira parte do evento, realizada na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, turistas e aracajuanos lotaram o local para aproveitar os pratos que apresentavam o caranguejo como item gastronômico principal. Como resultado, o secretário da Semict, Jorge Fraga, destacou que “quem ganhou com o festival foi o aracajuano, o hoteleiro, o turista, que veio e viu coisas diferenciadas, pratos diferenciados. Foram quatro dias de muitos elogios”. 

O secretário destacou e agradeceu a parceria firmada com a Abrasel/SE, o apoio de outras secretarias do Município e a participação de empresas privadas.

“O festival do caranguejo resgatou a nossa tradição e fez com que movimentasse a Orla da Atalaia, trazendo alegria para aracajuanos e turistas, deixando os hoteleiros satisfeitos. Foram quatro noites com a praça superlotada, com as pessoas aproveitando o que tem de melhor. Sou grato pela parceria com a Abrasel e o apoio dado pela Prefeitura e as secretarias do município, como a Secom, SMTT, Sema, SMS, Guarda Municipal, todos reunidos em prol desse festival que estamos resgatando e que vamos fazer ainda maior no próximo ano. Tivemos, também, a participação do empresariado, com parceiros como o Grupo Maratá, Sebrae, Fecomércio, Celse, Energisa, sem contar com a Universidade Tiradentes que, pela primeira vez, trouxe a Cozinha Show para o evento”, ressalta Jorge Fraga.

Além dos 29 stands, sendo 26 para bares/restaurantes comercializarem seus pratos, e três para a gestão municipal (Prefeitura de Aracaju - secretarias da Saúde e do Meio Ambiente), o local também dispôs de espaço kids com brinquedos para a criançada; cozinha show da Universidade Tiradentes (Unit), para demonstração da elaboração de pratos; espaço de empreendedorismo do Sebrae/SE, para exposição de artesanato; e duas baterias de banheiros químicos, sendo nove para o público feminino e nove para o masculino.

O presidente da Abrasel/SE, Bruno Dórea, enfatizou a importância de um evento como esse não só para a retomada econômica do setor de turismo, mas também como um gancho motivador que levou as pessoas de volta à vivência na Orla da Atalaia, onde foi possível ver a participação de famílias completas, grupos de amigos e casais que se reuniam socialmente e se divertiram, depois dos períodos de distanciamento impostos pela pandemia, agora, voltando à normalidade.

“O retorno do Festival do Caranguejo foi fantástico, um verdadeiro banho de sergipanidade, não só pelo festival desse patrimônio sergipano, que é o caranguejo, mas tivemos, também, no local, artesanato, músicas regionais, apresentação de teatro com conscientização sobre a preservação do mangue e do caranguejo e os 23 restaurantes que fizeram pratos típicos. Uma rotatividade muito boa e um verdadeiro festival de alegria e gastronomia. Foi um evento muito importante para a retomada da economia e para as pessoas voltarem a sair mais de casa. Sem a parceria da Prefeitura e suas secretarias, não teria como acontecer esse grande evento de importância econômica e até educacional”, declara Bruno.

Além da experiência gastronômica, o festival apresentou, ainda, atrações culturais, como a peça de teatro da Sema, e os grupos musicais propiciados pela Funcaju. 

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário