quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Governo de Sergipe apoia 'Semana da Sergipanidade'




Fotos: Pietro Lobo/Setur

 Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 26 de outubro de 2023

Governo de Sergipe apoia 'Semana da Sergipanidade'

Com estande cheio de regionalidade, Secretaria de Estado do Turismo homenageia artistas e artesãos, e também a gastronomia do estado

A Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, abriu espaço para a ‘Semana da Sergipanidade’, evento que acontece entre os dias 23 e 29 de outubro. No local, estão sendo celebradas as riquezas culturais e gastronômicas de Sergipe. Trata-se de uma ação do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que ganhou o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Assim, num estande com características regionais, a cada dia, representantes da culinária, das artes plásticas e do artesanato sergipanos estão sendo homenageados. O evento também tem a parceria do Conselho Empresarial de Turismo de Sergipe (Cetur) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE).

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a ‘Semana a Sergipanidade’ é um evento que atrai turistas, movimentando o Centro da capital, Aracaju, o que impulsiona a geração de emprego e renda. “Diante da relevância desse projeto, estamos apoiando e também participando com mais um estande cheio de regionalidade, que apresenta, com graça e beleza, um pouco dos saberes e fazeres do nosso povo. Escolhemos alguns artistas e artesãos para homenagear todos os que fazem a cultura no nosso estado, bem como os responsáveis por difundir a nossa gastronomia”, explica Marcos Franco.

Os homenageados no estande da Setur são os artistas plásticos Zé Fernandes e Caã; o artesão Véio, especialista em escultura em madeira; Beto Pezão, reconhecido por produzir esculturas icônicas em cerâmica; Bebeto, que também esculpe em cerâmica; Tintiliano, que encanta com pintura em azulejo; e o escultor Zeus. A xilogravura tem como representantes homenageados Nivaldo Oliveira e Dona Judite. Na gastronomia, as ‘Catadoras de Mangaba – Rede Solidária de Mulheres – Estância’ e Cristiane, catadora de aratu de São Cristóvão, também são homenageadas. Vale destacar que tanto os artefatos quanto as delícias expostas no estande estão sendo comercializadas na feira.

Multiplicidade

Além de apresentar a diversidade cultural com a multiplicidade de expressões artísticas e gastronômicas sergipanas, o evento tem o intuito de promover as tradições e os sabores únicos do estado em referência ao Dia da Sergipanidade, celebrado em 24 de outubro. Desse modo, a praça foi transformada em uma cidade cenográfica com barracas que exibem as particularidades de vários municípios de Sergipe.

Durante esses seis dias, Boquim, Canindé do São Francisco, Carmópolis, Divina Pastora, Estância, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto, Laranjeiras, Santana do São Francisco, São Cristóvão e Tobias Barreto estão apresentando os seus principais aspectos artísticos e culturais.

O evento também conta com atrações musicais e artísticas, a exemplo do folclore sergipano, além de workshops culinários e espaço kids para a criançada. E mais: há a praça de alimentação, no espaço ‘Bom di Cumê’, em que bares e restaurantes oferecem pratos especiais da gastronomia sergipana com um preço único.

Texto e imagens reproduzidos do site: www se gov br

Nenhum comentário:

Postar um comentário