Fotos: Michel de Oliveira/Marcelle Cristinne/Secom/Ascom/Emsurb
Publicação compartilhada do site da Agência Aracaju de Notícias, de 1 de novembro de 2023
Sistema de georreferenciamento facilita busca por túmulos no Cemitério São João Batista
Com a proximidade do Dia de Finados, no dia 2 de novembro, muitos cidadãos já se preparam para ir aos cemitérios visitar os túmulos dos seus entes queridos. Em Aracaju, um dos cemitérios com maior número de visitações é o São João Batista, no bairro Ponto Novo. Visando facilitar a busca pelos túmulos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), implementou em 2020 um sistema de georreferenciamento que otimiza o controle e a consulta do aracajuano sobre seus entes sepultados. Por enquanto, esse sistema contém os dados apenas do Cemitério São João Batista.
De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a utilização dessa estrutura segura de acompanhamento nos sepultamentos e exumação permite mais agilidade na prestação de serviço aos munícipes. “Sobretudo, quando há necessidade de transferência dos restos mortais, identificados e armazenados em um local específico, após o prazo definido em legislação. Desta forma, a Prefeitura consegue manter a capacidade operacional do São João Batista, evitando também a superlotação. A atuação da administração municipal promove mais conforto e comodidade aos visitantes do cemitério. Além do processamento mais ágil das informações, investimos em outras ações, a exemplo da revitalização da capelinha, edificação do novo ossuário e gavetas verticais. Todo esse trabalho faz parte de um olhar humanizado da gestão, principalmente em um momento tão delicado para aqueles que perderam seus entes queridos”, explicou.
Atualmente, o Cemitério São João Batista possui 4.527 gavetas, distribuídas em 57 blocos e 1.831 jazigos, mantendo a capacidade adequada a partir do uso dessa ferramenta de georreferenciamento. A Prefeitura de Aracaju disponibiliza à população, por meio de um sistema terceirizado, a consulta do local onde algum corpo está sepultado, bastando informar alguns dados sobre o ente querido. A consulta pode ser feita por meio do site https://aracaju.sicart.com.br/webgis, ou no próprio Cemitério São João Batista.
De acordo com o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo, quando um corpo é enterrado, tem um prazo de dois anos para depois ser exumado e depositar os ossos no depósito. Nesse sentido, o sistema de georreferenciamento também facilita para que as ossadas sejam encontradas para que a exumação seja realizada. Além da localização, o sistema também informa os prazos e as datas em que os ossos de cada pessoa devem ser exumados, o que facilita o controle do número de gavetas disponíveis.
Bira explica ainda que o sistema contém o número de pessoas sepultadas, exumadas, e que essas informações são atualizadas diariamente. “Para a população, esse sistema é fantástico. Antigamente as pessoas não sabiam em que gaveta a pessoa estava, não sabiam como procurar. Hoje, qualquer cidadão faz a consulta, ou pelo site ou no Cemitério São João Batista, e o sistema já mostra em que quadra e gaveta a pessoa está sepultada. Então isso facilitou muito para os familiares, que muitas vezes se esquece onde está”, disse.
Texto e imagens reproduzidos do site: www aracaju se gov br/noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário