segunda-feira, 14 de outubro de 2013

História de Sergipe

Centro Histórico da cidade de Aracaju, em 1940.

Nossa História.

A História de Sergipe tem início antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios Tupinambás e tinha como capital a histórica cidade de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do pais, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 23 de janeiro de 1967, e a praça São Francisco como patrimônio histórico da humanidade desde 1º de agosto de 2010.

Em 17 de março de 1855, o presidente da Província de Sergipe Del Rey, Ínacio Barbosa, às margens do rido Sergipe, declara como a nova capital do estado, Aracaju, que já nasce com espírito do progresso.

Qual motivo da transferência de São Cristóvão para Aracaju?
A mudança do interior para Aracaju que fica no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira.

O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", "fruto do cajueiro".

Sebastião Pirro, engenheiro, projetou a cidade de Aracaju em um formato de tabuleiro de xadrez.

A cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranqüila, aconchegante e acolhedora, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro.

De acordo com o Censo 2010, a cidade conta com 570.937 habitantes. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju: Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, o número passa para 835.564 habitantes.

Nossa cidade está em constante desenvolvimento geográfico e populacional devido ao desenvolvimento turístico, como também o grande investimento na área habitacional por parte dos governos federal e municipal, que vem construindo novas habitações para a população mais humilde e o setor imobiliário que vem investindo na classe mais média e rica.

Foto e texto reproduzidos do blog: aracajuturismo.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário