sábado, 26 de outubro de 2013

João Batista Nunes de Oliveira, Mais Conhecido Como Nunes

Foto reproduzida do site: blablagol.com.br

Nascido em Cedro de São João, Sergipe, Nunes mudou-se para o Rio de Janeiro em 1969. Naquele mesmo ano, com 14 anos de idade, ingressou nos juniores do Flamengo. Passou cinco anos nas categorias de base do Rubro-Negro. Todavia, quando atingiu a maioridade, foi dispensado pelos dirigentes do clube, que não viram potencial no seu futebol.

Sem conseguir tornar-se jogador profissional pelo Flamengo, jogou em times amadores e pequenos como o Internacional da Serra da Carnaíba, na Bahia, indo parar no Confiança, de Sergipe. Dois anos mais tarde, em 1976, foi contratado pelo Santa Cruz. Brilhou por três anos no futebol pernambucano, onde conquistou os Estaduais de 1976 e 1978.

Em 1978, Nunes integrou a Seleção Brasileira que se preparava para a Copa do Mundo. Infelizmente, se contundiu durante um treino, ficando de fora da competição.

Pouco tempo depois da Copa de 78, já totalmente recuperado, foi vendido para o Fluminense. Tempos depois, Nunes conseguiu realizar seu antigo sonho de vestir a camisa rubro-negra como profissional. Fez parte da geração mais vitoriosa do Flamengo, que entre 1980 e 1983, conquistou três Campeonatos Brasileiros, a Libertadores da América e o Mundial Interclubes. Certamente, não possuía a mesma técnica e habilidade de seus companheiros, contudo, sua raça e oportunismo, também o transformaram em mais um ídolo da torcida flamenguista.

Ganhou o apelido de Artilheiro das Decisões, em virtude de sua impressionante vocação de marcar gols em decisões de campeonatos. Suas vítimas mais ilustres foram o Atlético-MG, o Liverpool e o Grêmio, que respectivamente perderam para o Flamengo o Campeonato Brasileiro de 1980, o Mundial Interclubes e o Campeonato Brasileiro de 1982, todos com gols de Nunes nas finais.

De 1983 a 1986, o espaço de Nunes no Flamengo foi diminuindo, com isso, o jogador teve de alternar sua vida na Gávea com passagens em outras equipes, como Botafogo, Náutico, Santos e Atlético-MG.

Por fim, em 1987 encerrou a sua carreira no Flamengo, clube de sua juventude.

Durante a gestão de Lindbergh Farias, à frente da Prefeitura de Nova Iguaçu, Nunes foi nomeado subsecretário de esportes do município. Em 2010, deixa o cargo para se candidatar a deputador estadual pelo PR, mas não consegue se eleger.

Foto reproduzida do site: blablagol.com.br
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário