quinta-feira, 19 de junho de 2014

Documentário sobre Clemilda


Infonet - Cultura - 16/06/2014.

Documentário sobre Clemilda será lançado dia 18
O longa metragem será lançado às 19h no Museu da Gente

‘Morena dos olhos pretos’ é o nome do documentário que será lançado no próximo dia 18, às 19h, no Museu da Gente Sergipana, durante a abertura da exposição ‘Clemilda morena dos olhos pretos’, realizada pelo Instituto Banese, em homenagem aos 50 anos de carreira artística da cantora Clemilda Ferreira da Silva. O longa metragem é um documentário biográfico que conta a trajetória de uma das grandes arquitetas da música nordestina e uma das resdocumenponsáveis pelo reconhecimento do autêntico forró em todo o Brasil.

De acordo com o diretor e roteirista Isaac Dourado, o projeto de produzir um documentário que contasse a história de Clemilda se iniciou no ano de 2011, quando teve a oportunidade de conhecer a cantora e a partir de então acompanhá-la em suas apresentações. “Passei a acompanhá-la semanalmente no programa "Forró no Asfalto" e pude constatar a grandiosa importância que ele teve na vida daquela mulher, que mesmo com a saúde fragilizada, nunca quis abrir mão de estar perto de seu público pelas ondas do rádio e da televisão. Também tive o privilégio de estar por perto na sua última apresentação ao vivo, no Forró Caju de 2012. Tudo isso, é claro, com o objetivo de captar ao máximo a essência de Clemilda”.

A concretização do projeto de transformar a vida da cantora em filme só começou de fato com a seleção no Edital de Apoio a Produções Audiovisual de Curtas-metragens, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura. O curta-metragem, exibido no mês de abril em evento de lançamento dos curtas selecionados, mostrou apenas um prólogo da vida de Clemilda. Segundo Isaac Dourado, a história dessa figura tão importante para Sergipe e para o Brasil não caberia em um curta e por isso foi transformado em um longa-metragem, que será exibido pela primeira vez no dia 18.

O formato maior permitiu que outros registros importantes sobre a cantora pudessem ser mostrados ao público, a exemplo de imagens cedidas pela Fundação Aperipê e pela TV Sergipe, fundamentais para fortalecer ainda mais o caráter biográfico do documentário, que conta ainda com entrevistas de artistas e amigos da cantora, a exemplo de Anastácia, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Joelma, Adelmário Coelho, Sandro Becker, Jorge de Altinho, Sergival, Erivaldo de Carira, dentre outros.

O longa metragem é uma realização da Havana Filmes com o patrocínio do Instituto Banese, Secult e Governo de Sergipe e apoio Cultural do Museu da Gente Sergipana, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Funcaju, Prefeitura de Aracaju, Indaiá, Prefeitura de São José da Laje, Fundação Aperipê, Shopping Prêmio, Prefeitura de Palmeira dos Índios, Forró em Vinil, Casa do Matuto, Sandrin Praia Hotel e Cosmopolitan Hostel.

Fonte: ASN.
Foto: Divulgação.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário