sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Festa de Senhor dos Passos acontece neste fim de semana, em S. Cristóvão

A romaria ocorre há mais de 200 anos em São Cristóvão.
Foto: Arquivo Infonet.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 22/02/2018  

Festa de Senhor dos Passos acontece neste fim de semana

A romaria ocorre há mais de 200 anos em São Cristóvão

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, São Cristóvão receberá milhares de visitantes de todo o estado para participar das festividades alusivas ao Senhor do Passos. Patrimônio Imaterial de Sergipe, a romaria que ocorre há mais de 200 anos, reúne fiéis de todas as idades que lotam a cidade para fazer orações, pagar promessas e renovar os pedidos ao santo. A festa é uma das maiores expressões religiosas do nordeste. “Existe uma relação íntima das pessoas com a festa e com a imagem do Senhor dos Passos da cidade de São Cristóvão. Mesmo existindo a imagem em outras localidades do estado, a relação devocional dos romeiros aqui é muito forte”, observa frei Sérgio Ancelmo.

O frei conta ainda que ao longo dos anos a festa vem se renovando através da participação dos jovens. “Nós temos grupos de jovens realizando a guarda da imagem, nos espaço com os romeiros, e a pastoral da comunicação é composta somente por jovens. Esta foi à forma que encontramos de aproximar a juventude dos romeiros e das suas histórias, para que eles se encantem com a fé mais simples destas pessoas”.

Para garantir o conforto dos visitantes, frei Sérgio Ancelmo destaca que algumas mudanças foram realizadas nos locais das celebrações. “As missas campais foram remanejadas para as igrejas antigas do Centro Histórico. Constatamos que elas são capazes de acomodar e  receber bem os romeiros, garantindo a comodidade”.

Apoio

Para garantir a segurança e o conforto dos romeiros e turistas que irão visitar a cidade durante a Festa de Senhor dos Passos, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), montou um esquema de trabalho envolvendo a Secretaria Municipal Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e a Superintendência de Transportes e Trânsito de Trânsito (SMTT). A administração municipal também irá disponibilizar a estrutura dos palcos, som, banheiros químicos e toldos, garantindo assim mais comodidade aos visitantes.

“É uma festa onde milhares de romeiros manifestam sua fé e a cidade se enche de religiosidade. Até pessoas de outras religiões rendem homenagens ao Senhor dos Passos. A Prefeitura de São Cristóvão está oferecendo a estrutura necessária para que todos os visitantes sejam bem acolhidos”, destacou o presidente da Fundact, Gaspeu Fontes.

Origem da Romaria

A romaria de Senhor dos Passos começou depois do resgate da imagem do santo, no Rio Paramopama, que corta o município. Segundo o historiador Thiago Fragata, relatos dos séculos de XIX, escritos pelo memorialista Serafim Sacramento, contam que um pescador encontrou um caixote de madeira com a descrição: ‘À cidade de Sergipe Del Rey’. O caixote teria naufragado junto a embarcação que o conduzia. “O pescador atracou a embarcação no porto e levou o achado para o primeiro templo que encontrou, que foi o Convento da Ordem Carmelita, entregando aos cuidados de um frade. O memorialista detalhou a imagem como sendo de roca, articulado com traços europeus”, conta Fragata.

Na Igreja do Carmo Menor fica a imagem original de Senhor dos Passos, que divide o altar com Nossa Senhora da Conceição e que só sai na Quaresma para participar da Romaria.

Na lateral direita do altar fica o “Museu do Ex-Voto” (que traz os agradecimentos pelas promessas alcançadas em forma de objetos como fotografias, roupas e milhares de peças que retratam alguma parte do corpo do fiel que teve a cura através da oração).

Programação Romaria Senhor dos Passos (2018)

Sexta-feira 23/02

Caminhada do Senhor dos Passos, saindo às 22h da Igreja São Judas Tadeu, bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos (São Cristóvão).

Sábado 24/02

Missas:

16h - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
17h - Igreja do Carmo Maior.
17h - Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros).
19h - Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência.

Domingo 25/02

Durante todo o dia Confissões no Convento do Carmo.

Missas:

06h - Igreja Matriz.
07h - Igreja do Carmo Maior.
07h30 - Igreja Matriz.
08h - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
08h30 - Igreja Matriz / Igreja do Carmo Maior.
09h - Capela São João Batista (prox. à imagem do Sr. dos Passos do Alto da Bela Vista).
09h - Igreja do Orfanato / Alto do Cristo.
09h30 - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
10h - Igreja Matriz (missa Solene) / Igreja do Carmo Maior.
10h30 - Igreja do Amparo.
11h30 - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
12h - Igreja Matriz / Igreja do Carmo.
14h - Igreja Matriz.

Procissão do encontro

16h - Saída da imagem de Senhor dos Passos da igreja Matriz, e da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).

Obs: As imagens seguem em procissão para a Praça São Francisco, onde acontecerá o Sermão do Encontro. Logo em seguida a procissão seguirá pelas ruas: Ivo do Prado, Praça da Matriz, Tobias Barreto, João Bebe-Água, Professor Leão Magno, Messias Prado, Praça Senhor dos Passos (ao término da Procissão, Missa Campal na Praça do Carmo).

Pontos para visitação: Cristo Redentor e imagem de Senhor dos Passos do Alto da Bela Vista.
Ponto de Apoio: Casa do Romeiro - Salão Sagrada Família (Frades Carmelitas).
Serviço de som e informação: Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água – Fundact, localizada na Praça da Matriz.

Fonte: Ascom-São Cristóvão

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário