sábado, 3 de fevereiro de 2018

II Encontro Cultural de Sebos acontecerá neste sábado

Evento tem entrada gratuita e é uma iniciativa do
coletivo Bonde das Traças (Foto: Pixabay)

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 02/02/2018  

II Encontro Cultural de Sebos acontecerá neste sábado

O evento tem entrada gratuita

O II Encontro Cultural de Sebos ocorrerá neste sábado, 03, a partir das 14h, no Parque Augusto Franco (Sementeira). O evento tem entrada gratuita e é uma iniciativa do coletivo Bonde das Traças, formado por cinco sebos itinerantes. De acordo com um dos organizadores do evento, Juliano Beck, percebendo um espaço ainda pouco ocupado no mercado de livros usados em Aracaju, os integrantes do grupo, que já eram frequentadores assíduos dos sebos físicos da capital, começaram a vender obras pelas ruas, nas universidades e na internet. “Foi por meio das redes sociais que nos conhecemos, em grupos de vendas de livros, e começamos a trocar informações sobre o ofício, compartilhando fontes, indicando clientes e ajudando mutuamente na divulgação”, explica.

Segundo Deivid Silva, outro organizador, a boa sintonia possibilitou a união e a exposição conjunta do material em alguns locais. “Com a ótima receptividade do público veio a ideia de organizarmos eventos periódicos para expor nossos acervos todos juntos. O local escolhido foi o Parque da Sementeira pela facilidade de deslocamento, visto há linhas de quatro terminais de ônibus que passam nas imediações do parque”, comenta.

O grupo organizou a primeira edição do evento em dezembro passado, superando as expectativas de público. Neste mês haverá mais expositores convidados, além dos integrantes do Bonde, e a tendência é que o público também aumente. No evento as pessoas vão encontrar livros das mais variadas áreas e por preços atrativos. “A ideia, para além de questões de mercado, é popularizar o acesso e fomentar a leitura”, conforme afirma o sebista Sidcley Santana. Para os organizadores, os sebos são um marco de resistência no mercado editorial e democratizam a cultura.

Além de livros, serão comercializados discos de vinil, HQs, revistas, cordéis, CDs, fitas VHS, botons, chaveiros, marcadores de livros, entre outros materiais relacionados ao universo da leitura. Também haverá sessões para troca de livros, por parte de alguns expositores.
A programação ainda contará com atividades culturais e palco aberto com música e poesia, demonstração de modelagem ao vivo e roda de conversa sobre literatura com o coletivo Viela dos Leitores, que abordará o tema “Literatura Distópica: do clássico ao contemporâneo”.

Serviços
O quê: II Encontro Cultural de Sebos
Quando: neste sábado, 3
Onde: no Parque Augusto Franco (Sementeira)
Contato: Juliano Beck (079) 9 9138-7177

Fonte: Divulgação

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário