sábado, 24 de fevereiro de 2018

Homem-livro doa obras infantis no centro de Aracaju

Homem-livro doa obras infantis no centro de Aracaju
Foto: Portal Infonet

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 24/02/2018

Homem-livro doa obras infantis no centro de Aracaju

'Arrastão' literário trouxe revistinhas da Turma da Mônica

Há 20 anos, um homem nascido em Aquidabã, no médio-sertão sergipano, resolveu fazer a diferença ao fundar a biblioteca Tobias Barreto, no Rio de Janeiro, que hoje conta com 17 mil livros. Desde então, promove ‘arrastões’ literários em diversas cidades do país. Na sexta edição, que aconteceu aqui em Aracaju, Evandro dos Santos, mais conhecido como ‘Homem-Livro’ trouxe mais de mil exemplares de revistas da Turma da Mônica para serem distribuídas a crianças e à população no centro da cidade.

Esse trabalho de valorização da cultura já ajudou a abrir 56 bibliotecas, além de enviar quase 14 mil livros para o Estado. “A paixão surgiu aos 5 anos, na feira de Aquidabã, lendo e ouvindo cordel. Amei mesmo antes de ler. Trouxemos essas revistas para o estado que menos lê na federação. Tem uma frase de Tobias Barreto que diz ‘a vida é uma leitura. Ler é lutar’. Malba Tahan diz que ‘quem não lê mal fala, mal ouve e mal vê’”, disse o Homem-Livro.

Na manhã deste sábado, 24, foram entregues mais de 300 revistinhas. Os ‘arrastões’ literários começaram no Rio de Janeiro em 2006, e aconteceram em outros estados, como São Paulo, Bahia, Ceará e agora Sergipe. “Nosso estado tem nomes como Tobias Barreto, Silvio Romero, Hermes Fontes, Laudelino Freire e João Ribeiro. Falar de livro é uma honra”, conta.

As intervenções acontecem graças a doações de livros para entrega e também de dinheiro, para providenciar o transporte entre as cidades.

O casal Eliane Santana e Isaac Schuster, pais da pequena Sofia, fizeram questão de pegar uma revista. “A leitura faz com que a gente desenvolva mais rápido a questão intelectual, e isso ajuda na fala, pronúncia... procuramos ler muito para ela, contar ‘historinhas’ e estimular a fazer leitura também das imagens. Acho isso muito importante. Trazemos histórias com cunho educacional, que faz com que as crianças vejam o mundo ao redor”, disse a mãe.

A ação continua no Estado até o fim da semana que vem, visitando escolas e fazendo doações no interior. Um colégio de Aquidabã receberá 250 revistas em quadrinhos da Turma da Mônica. A diretora, Valéria Soares, demonstra gratidão pela iniciativa. “Evandro nos visitou e gostou da forma que envolvemos as crianças com a leitura. Se desperta o gosto da criança pela literatura cedo, ela não esquece mais. A gente acabou se acostumando com o que vem de fora, mas a Turma da Mônica, totalmente brasileira, dá o ‘gostinho’ a mais para estimular a mente dos pequenos”.

Por Victor Siqueira

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário