sexta-feira, 17 de julho de 2020

PMA inicia gravações do programa Janelas para as Artes





Fotos: Marcelle Cristinne
Luciano Correia, presidente da Funcaju

Publicado originalmente no site da Agência Aracaju de Notícias, em 16/07/2020

Prefeitura de Aracaju inicia gravações do programa Janelas para as Artes

A Prefeitura de Aracaju iniciou as gravações com os artistas selecionados no edital do programa Janelas para as Artes. A iniciativa, coordenada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) contempla artistas das áreas de Música, Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Literatura e Audiovisual, maiores de 18 anos, residentes e domixiliados no município de Aracaju.

O período de gravações, iniciado nesta quarta-feira (15), deve se estender até o fim deste mês, e as apresentações devem ocorrer ao longo do ano. Para as gravações, feitas em estúdio profissional, os artistas têm à disposição captação de áudio, iluminação e direção de fotografia realizadas por técnicos experientes no mercado.

Todo o processo de gravação adota os devidos cuidados para evitar a propagação da covid-19. Nesse sentido, os integrantes das bandas têm sua temperatura medida, o uso de máscara é respeitado, assim como a disponibilização de álcool em gel no local das gravações.

Os músicos da categoria Quinta Instrumental foram os primeiros a iniciar as gravações, as quais foram realizadas também nesta quinta-feira, 16. Na sexta-feira, dia 17, será a vez da categoria Artes Cênicas (Leitura Dramática). A partir de segunda (20) e terça-feira (21) gravam os artistas da categoria Aracajueiros (Música Autoral).

Já de 22 a 25 de julho gravam os artistas inscritos na categoria Som de Barzinho. A categoria Artes Cênicas (modalidade Solos) grava no dia 27, enquanto a categoria Artes Cênicas, modalidade Espetáculo, faz o registro de 28 a 31 de julho.

Além de estimular a produção de conteúdo cultural local para exibição em ambiente digital, aproximando artistas locais do público em geral, as produções irão ajudar os integrantes da cadeia artística aracajuana a enfrentar a crise econômica provocada pela covid-19.

“O projeto, assim como o Forró Caju em Casa, é de fomento às cadeias produtivas da cultura em Aracaju e vai deixar uma contribuição muito importante para o acervo da produção cultural, registrada em audiovisual nas redes digitais e disponíveis para acesso por todos os públicos de qualquer lugar e para vários usos, como na educação, com função didático-pedagógica, na pesquisa cultural, na divulgação da nossa cultura e identidade e da própria fruição e entretenimento”, avalia o presidente da Funcaju, Luciano Correia. 

Rafael Freitas, violinista do grupo Entre Madeiras, afirma que, nesse momento limitante de atuação, o edital é, de fato, uma oportunidade para que os artistas expressem sua arte e mostrem suas composições. “Levando essa obra, que é o retrato da alma nordestina, para diversos lares. Eu parabenizo a Fundação por esse projeto, que já vem com outras iniciativas relevantes, como o próprio Quinta Instrumental”, ressalta Rafael.

Essa é a primeira gravação do Entre Madeiras, que faz música de raiz. “A gente gosta muito de compor e no que a gente gravou tem muito disso, música nordestina com outras vertentes que a gente escuta e compõe. É uma oportunidade para mostrar nosso trabalho junto ao de grandes artistas da terra”, reforça Rafael.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário