terça-feira, 21 de julho de 2020

Premiado, o Forró Caju em Casa...




Publicado originalmente no site da Agência Aracaju de Notícias, em 21/07/2020

Premiado, o Forró Caju em Casa registra média superior a 34 mil visualizações diárias

Realizado pela Prefeitura de Aracaju para fomentar a cadeia da cultura local, o Forró Caju em Casa reinventou o mais importante festejo junino da capital para se adequar às necessidades impostas pela pandemia de covid-19. Assim, 45 apresentações artísticas, selecionadas por meio de edital emergencial concebido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), tiveram suas apresentações gravadas em estúdio, em formato de lives, as quais foram exibidas entre os dias 23 e 29 de junho.

Um dos termômetros para medir o sucesso da iniciativa foi a conquista do Troféu Sanfona de Ouro, na categoria Melhor Ideia. Pouco mais de 15 dias após a conclusão do evento, o número de acesso das visualizações no canal da Prefeitura no YouTube é mais uma demonstração do alcance do projeto.

Ao todo, já são mais de 274 mil visualizações, uma média superior a 34 mil por dia, número que chega muito perto do público diário do Forró Caju tradicional, quando realizado na praça Hilton Lopes. Esse resultado, contudo, significa muito mais do que apenas acesso virtual, como ressalta o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

“É uma grande satisfação ver o alcance do Forró Caju em Casa e isso nos faz concluir uma série de questões. Primeiro, do acerto do planejamento em pensar e executar o projeto dessa forma, foi um sucesso de público e de crítica. Segundo, foi um acerto da programação e, portanto, dos artistas selecionados no edital. O que temos de melhor na cena musical aracajuana está dentro do Forró Caju e também do Janela para as Artes. Quando o público responde com essa quantidade de acesso, significa a qualidade do projeto e do conteúdo oferecido. Terceiro, nos faz concluir também que, a partir de agora, em função da pandemia, sobretudo, a política cultural vai ser revista, vai ser pensada segundo outras configurações, segundo outros modelos de funcionamento, outros modelos de produção e execução”, avalia Luciano.

Além dos números expressivos, o Forró Caju em Casa é uma fonte fértil para que os músicos possam colher bons frutos. Ao contrário do evento tradicional, que só era visto por quem estava no momento do show, no formato online, as apresentações estão disponíveis na interne, a qualquer tempo. Além disso, o material gravado foi disponibilizado para os músicos, muitos dos quais não teriam condições de arcar com os custos de uma produção do mesmo porte em gravadora, ou seja, um ponto a mais para o portfólio dos artistas.

“O Forró Caju em Casa fomenta a cadeia produtiva da música na capital, em um momento no qual os artistas estão sofrendo com as consequências da necessidade de distanciamento social. Além disso, leva entretenimento à população, recuperando o imaginário da nossa festa mais querida, ligada às nossas tradições rurais. Por fim, esse registro ficará disponibilizado na internet, dando visibilidade aos envolvidos, assim como registrado em uma produtora, servindo também como portfólio”, pontua o presidente da Funcaju.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário