sexta-feira, 3 de junho de 2022

PMA apoia tradicional festejo da Rua São João

Foto: Ana Lícia Menezes

Publicação compartilhada da Agência Aracaju de Notícias, de 2 de junho de 2022

Prefeitura apoia tradicional festejo da Rua São João

O tradicional festejo da Rua São João, que será realizado de 4 a 25 deste mês, contará, mais uma vez, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), garantindo a continuidade desse importante evento junino da capital.

Realizado desde 1910, os festejos da Rua São João são marcados pela apresentação de quadrilhas juninas, trios pés de serra e forrozeiros da capital, além da venda de comidas típicas. São 112 anos de muito forró e cultura, perpetuando um dos mais relevantes eventos de rua do estado.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, ressalta que a Rua São João é a gênese da tradição junina na capital. Por isso é fundamental a soma de esforços, para que o Centro Social São João de Deus, que realiza a festividade de forma autônoma, consiga manter a tradição. 

“A Prefeitura é uma parceira permanente da Rua São João. Este ano estamos participando com o apoio à decoração e à cenografia do local e, também, fornecendo a segurança, através da Guarda Municipal, durante os 18 dias de evento. É nossa contribuição para que essa iniciativa cultural continue existindo com força, visibilidade, atraindo turistas e aracajuanos”, afirma. 

Tradição centenária

No último dia 31, foi realizada a solenidade de troca do mastro, marcando o início do mês de junho. A festa teve contou com a animação das bandas Pavio do Forró e Balança Eu e da Quadrilha Século XX. 

Diego Michel Oliveira, presidente do Centro Social São João de Deus, comenta que o apoio da Prefeitura e dos demais parceiros da Rua São João é fundamental para não deixar morrer a tradição. 

“A Rua São João é considerada o ‘Maracanã das Quadrilhas’. É um importante espaço que sempre acolheu e visou os artistas locais. São mais de 11 décadas de tradição, então nossa luta, todos os anos, é para que essa tradição continue viva”, expressa. 

Ainda segundo Diego, este ano o São João será ainda mais especial, pois marca a retomada depois de dois anos difíceis de pandemia. “A Rua São João é muito importante para a cultura e para a economia do bairro. Este ano vamos voltar com tudo, a festa está garantida”, comemora. 

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário