sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Arquivo Público de Aracaju

 Documento mais antigo é datado de 1985.
Foto: Alejandro Zambrana.

Calçamento da Avenida Augusto Maynard, em Aracaju/SE.
Foto: Arquivo Público da Prefeitura Municipal de Aracaju.
Reproduzida do Blog: paracatumemoria.wordpress.com

Prefeitura preserva memórias do município (01/12/2009).

Preservar a memória e a cultura do município. É pensando nisso que a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), mantém diversos órgãos voltados ao arquivamento e conservação de documentos históricos, que são disponibilizados a toda a sociedade.

Desde outubro de 1987 o Arquivo Público de Aracaju vem resgatando a memória da cidade através de centenas de documentos, livros, periódicos e mapas. São cerca de doze funcionários que fazem diariamente a catalogação do material, selecionando e classificando o acervo que representa grande parte da história do município.

O acervo conta com documentos de diversos períodos. O mais antigo, uma ata com dados de negociações de compra e venda de escravos, é datado de 1855. Além de documentos oficiais, o arquivo também conta com um dos maiores acervos fotográficos do Estado, com cerca de oito mil itens que registram momentos marcantes da história política e social de Aracaju.

O Arquivo Público recebe, em média, 20 visitas mensais, entre estudantes, pesquisadores e cidadãos interessados em conhecer melhor o passado da cidade. Fica localizado na Avenida Hermes Fontes, nº 399, bairro São José. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Para agendar visitas escolares ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone: (79) 3179-1381...

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário