segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sergipano será destaque em encontro sobre pessoas idosas


Infonet - Saúde - Noticias - 29/09/2013.

Sergipano será destaque em encontro sobre pessoas idosas
Artista plástico Leonardo Alencar representará Sergipe.

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da secretaria de Estados dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc), participará da próxima segunda- feira, 30 ao dia 2 de outubro, a convite da Secretaria de Direitos Humanos e da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social, do 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas.

Na oportunidade, Sergipe será destaque por meio do artista plástico, Leonardo Alencar, que foi escolhido para compor a capa do Livro: Estatuto do Idoso, que será lançado e distribuído entre os representantes dos 13 países presentes no encontro, e em todos os municípios brasileiros posteriormente. “É um momento que merece todo o destaque, não somente porque é um artista genuinamente sergipano, mas, sobretudo por estar com todo o seu vigor criativo tendo atingido os 73 anos de idade com tamanha excelência. Merece todos os aplausos possíveis”, explana o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva.

“Fazer essa exposição no encontro é uma grande oportunidade porque infelizmente a ideia que ainda se tem do artista é que quando ele envelhece, ele não é mais capaz de produzir. Com meu trabalho eu posso desmistificar isso. Artista não se aposenta. Perguntaram certa vez a Picasso qual teria sido a melhor obra da vida dele, e ele respondeu, a próxima. Assim penso e assim todos os idosos devem pensar independente da área em que atuam”, conta o artista plástico.

O evento, que ocorrerá em Brasília, marca a comemoração dos dez anos do Estatuto do Idoso, e tem como objetivo debater temas relativos à garantia de direitos com foco na seguridade social, saúde, combate e prevenção da violência, diálogo social e participação das pessoas idosas. Participam do encontro cerca de 300 pessoas, vindas do Brasil e mais 13 países. Deste total, metade são oriundos da sociedade civil e metade do governo. Os participantes foram indicados pelo Comitê Internacional Preparatório ao 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas na Região.

Exposição

Com o apoio do Governo do Estado, através da secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, durante o 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas na Região, Leonardo Alencar realizará exposição entitulada: “ Simbologia Lúdica”. Serão 30 telas que, de acordo com o artista plástico, abordam temas relacionados à natureza e aos temas brasileiros em geral. “Este tema foi escolhido por existirem nas composições das minhas telas símbolos que fazem cada observador pensar em coisas agradáveis. É uma alegoria à vida”, revela.

Fonte: ASN
Foto: divulgação.

Imagem e texto reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário