sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Reinauguração do Instituto Tobias Barreto na UNIT.



Lembrando Registro Histórico:
Reinauguração do Instituto Tobias Barreto na UNIT.
.........................................................................................

Infonet - Cultura - 07/11/2011.

Instituto Tobias Barreto reinaugurado...
Acervo de mais de 30 mil itens ficará na biblioteca da Unit

Com um acervo que inclui mais de 30 mil itens na forma de livros, fotografias, arquivos digitais e audiovisuais, o ITB (Instituto Tobias Barreto) ... reinaugurado... , no segundo andar da biblioteca central da Unit (Universidade Tiradentes), na Farolândia. Em virtude de problemas de manutenção, o instituto corria o risco de ser fechado, o que não ocorreu devido a sua transferência para a universidade.

Segundo o historiador Luiz Antônio Barreto, fundador do ITB, a localização da antiga sede do instituto não era tão favorável à sua proposta de divulgação da obra de Tobias Barreto e das culturas erudita e popular quanto a Unit. “A qualidade do local gera melhores condições para o acesso. A universidade é o local mais apropriado: já tem uma clientela dentro”, explicou.

O estudante de História e Direito José Neilton Oliveira é um potencial ‘cliente’. Ele acha interessante a proposta de resgate da cultura e da história sergipana feita pelo ITB. “Muitas vezes isso é deixado de lado. As pessoas costumam ser mais ligadas à história mundial, mas é fundamental conhecermos nossa origem para nos situarmos”, opinou.

Discos de Vinil fazem parte do acervo
O instituto mantém registros históricos nacionais e até latino-americanos, mas boa parte do acervo é voltada para a história local. São trabalhos acadêmicos, livros, fotografias do cotidiano sergipano – e até trabalhos de pesquisa feitos pelo próprio instituto, sob a mão de Luiz Barreto. Atualmente, o historiador trabalha em um guia online da bibliografia sergipana básica.

Memória de Tobias Barreto

Um dos focos do ITB, é claro, é a conservação e divulgação da obra de Tobias Barreto. “Um ponto importante do novo espaço do instituto é que o memorial de Tobias Barreto vai ser fixo”, contou Luiz Antonio.

Nascido no município que hoje leva seu nome, o filósofo sergipano Tobias Barreto é reconhecido internacionalmente por sua obra. No memorial feito de madeira que guarda sua memória no ITB, constam livros seus e de outros autores que escreveram sobre ele, além de artigos estrangeiros e objetos que o homenagearam. Algumas obras datam do século XIX.

Acervo multiplataforma

A nova sede do Instituto Tobias Barreto contará também com uma sala multiplataforma, dedicada à exposição de tanto de jornais como de microfilmes, fitas K-7, discos de vinil e diversos outros formatos de áudio e vídeo. A sala estará equipada com aparelhos que permitirão ao visitante escutar e ver os registros da coleção.

A sala – que fornecerá de CDs dos ritmos chegança e taieira até folhetos de arte –, terá uma decoração que divulgará a artistas, escritores e acadêmicos de Sergipe. Dentre os homenageados, Luiz Barreto adianta os nomes da historiadora Maria Thétis Nunes e do artista plástico Cândido Aragonez de Faria. “O que quero é que o estudante venha aqui e veja uma imagem, uma capa de livro para que ele talvez se interesse por essas figuras”, disse o historiador.

Imagens e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Historiador Luiz Antônio Barreto:
"Universidade é o local mais apropriado"

Fotos: Portal Infonet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário