terça-feira, 7 de janeiro de 2014

39º Encontro Cultural de Laranjeiras (2014)


Fotos: Portal Infonet.

Portal Infonet, 6 de janeiro de 2013.

39º Encontro Cultural de Laranjeiras.
O encontro segue até o próximo domingo, 12/01.

Por Aisla Vasconcelos.

O município de Laranjeiras já respira cultura. Desta segunda-feira, dia 6, até o próximo domingo, dia 12, visitantes e turistas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais das tradições culturais do município durante o 39º Encontro Cultural de Laranjeiras. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

A abertura do encontro ocorreu nesta segunda-feira, 6, às 18h30 no espaço João Sapateiro, que fica localizado na sede da Secretaria de Cultura. Na programação, haverá a abertura das exposições dos artistas Laranjeirense, Paulo Vitor e Adilson Andrade.

Com o tema “Cultura popular, preservação e sustentabilidade”, o 39º Encontro Cultural de Laranjeiras terá apresentações de teatro, dança, cortejo com grupos folclóricos locais e de fora do estado, exposições, além de shows musicais com artistas nacionais.

Segundo o secretário de Cultura do município, Irineu Fontes, o encontro foi criado em 1975 para fomentar a pesquisa e a cultura popular. “O tema está voltado a preservação dos nosso grupos porque a gente já conhece toda a problemática e busca soluços não só governamentais, mas viáveis para os grupos e a preservação dele. Laranjeiras dá um passo a frente com a Lei dos Mestres. Esses mestres recebem dois salários mínimos vitalícios. Além de manter o grupo, esses mestres eles devem fazer palestras nas escolas e incentivar a entrada de novos integrantes no grupo”, conta o secretário.

O encontro reúne milhares de pessoas de diversas partes do país. "A gente acredita que vai ter de 80 a 90 mil pessoas durante os sete dias, tanto pelo dia quanto pela noite. Durante os quatro primeiros dias, será realizado o Encontro Patrimonial do IPHAN e roda de leitura com a Biblioteca Epifânio Dória”, diz.

Imagens e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário