terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Encontro reúne mais de 50 carros antigos na Farolândia


 Paulo Silva e o seu fuscão 1500 placa preta do ano de 1973.

 O colecionador Tazinho possui seis carros antigos.

Grupo "Antigos do Farol".
Fotos: Portal Infonet.
Reproduzidas do site: infonet.com.br/cultura


Portal Infonet, 05 de janeiro de 2014.

Encontro reúne mais de 50 carros antigos na Farolândia
Colecionadores e admirados participaram do evento
Por Verlane Estácio.

A paixão por carros antigos levou colecionadores e admiradores ao antigo farol da capital, no bairro Farolândia, para o 2º Encontro de Carros Antigos de Aracaju. No local, estiveram expostos mais de 50 veículos dos mais comuns aos modelos raros. O evento é uma organização do grupo “Antigos do Farol”, que pretende formalizar a criação do Clube dos Carros Antigos de Sergipe.

Um dos integrantes do grupo, Allan Negromonte, explica que o objetivo do evento é proporcionar uma troca maior de informações entre os colecionadores. “A ideia é confraternizar e trocar conhecimentos gerais e técnicos. Também é uma oportunidade de criar amizades e contas as histórias de cada carro”. Os encontros segundo Allan, acontecem desde 2011, por iniciativa dos colecionadores Igor e Paulo.

O resgate do passado e a preservação da história também estão presentes no evento segundo o colecionador e integrante do grupo, Ed Moge. “Tem uma frase que traduz bem nossa motivação. Se você tem um carro antigo em suas mãos, você tem uma pedaço da história com você. Então, neste local, preservamos a vida do carro antigo ao mesmo tempo em que resgatamos a história do antigo farol de Aracaju”, destaca.

Paixão

O colecionador Tazinho possui seis carros e trouxe dois ao evento, entre eles, o esportivo karmann-gia da Volkswagen. De acordo com ele, colecionar carros antigos é como se fosse uma profissão. “Me dediquei ao esporte como profissão e me aposentei. Agora cuidar do carros é minha segunda profissão. Essa paixão pelos automóveis antigos vem dos tempos de criança e até hoje não saio sem um carro antigo. Para mim, é um prazer ter esses carros”, conta o aposentado que também coleciona motocicletas.

No local, um fuscão 1500 placa preta do ano de 1973, de propriedade do servidor público, Paulo Silva. O colecionador conta que viu o carro pela internet e foi paixão à primeira vista. O carro veio de São Paulo e a compra foi realizada através de um amigo. “Comprei o carro à distância, sem ao menos tê-lo visto pessoalmente. É difícil explicar essa paixão. Prefiro andar nele do que no meu carro moderno. É uma forma de não se desligar do passado e viajar no tempo. A gente sempre lembra de alguém da família que teve um carro desses”, comenta.

Os olhares também estiveram voltados para a réplica de um shelby cobra, esportivo da ford. O advogado Alexandre Machado, proprietário do veículo, explica que o carro, totalmente personalizado e feito sob encomenda através de uma fábrica em São Paulo, levou nove meses para ficar pronto. “Há dois meses que tenho este carro e ele é o único em Aracaju. É um carro que tem história e foi o primeiro a vencer uma corrida Le Mans na década de 1960. Sua potência é de R$ 450 cavalos e o motor é um V8 canadense”, descreve.

Encontros

Na Farolândia, os encontros acontecem no 1º domingo de cada mês. Os colecionadores também se reúnem todas as sextas-feiras, a partir das 19h30, no estacionamento do Supermercado Extra.

Imagem e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário