terça-feira, 18 de março de 2014

Li e Recomendo - Seu Isaías Seleiro do Riachão (Portal Infonet)

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 14/03/2014.

Li e Recomendo - Seu Isaías Seleiro do Riachão.

A dica de livro desta semana é do padre Isaías Nascimento.

Por Aisla Vasconcelos.

Quem dá a dica do Li e Recomendo desta semana é o Padre Isaías Nascimento que é o coordenador da Cáritas Diocesana de Propriá. Ele é o 41º filho de Seu Isaías e desde 2005 foi motivado a reunir informações entre os familiares e, de modo compartilhado, construiu este memorial inacabado.

No dia 21 de fevereiro foi lançado em Aracaju o livro Seu Isaías Seleiro do Riachão, suas quatro esposas e seus 43 filhos - Memória de Família, publicado pela Editora J. Andrade.

Eu, padre Isaías Nascimento Filho, sou o 41º filho de Seu Isaías e fui o organizador das memórias. Eu indico este livro O livro retrata a história de um migrante nordestino, cheio de fé e confiança em Deus, que trabalhou muito, assumiu os desafios que a vida oferece, e entendia como família não só os seus biológicos, mas todos os que dele necessitavam, na maioria os pobres. Ambicionou somente ter o necessário para se ter uma vida digna.

Obra: Seu Isaías Seleiro do Riachão
Autor: NASCIMENTO, Isaias
Editora: J. Andrade.

Sinopse: Seu Isaías nasceu no dia 21 de fevereiro de 1884, em Novo Amparo, atual município de Heliópolis, Bahia. Na adolescência, no ano de 1900, foi seringueiro na região amazônica junto com seu pai, alguns irmãos e amigos da região. Passou a residir em Riachão do Dantas, Sergipe, a partir de novembro de 1911. Lá casou quatro vezes e ficou viúvo três. Foram 43 filhos. Por mais de 60 anos trabalhou com artefatos de couro fabricando desde sapatos, vestimentas de cavaleiro e, principalmente, selas. E assim ficou conhecido: Seu Isaías Seleiro do Riachão. Tudo o que possuía desde a renda do trabalho e as 12 casas, procurava servir aos pobres. Ele acreditou radicalmente que Deus não desampara ninguém. Em 1975, aos 91 anos, diante da pobreza e falta de trabalho pros filhos, emigrou para Aracaju, onde faleceu no dia 06 de abril de 1980, dia da Ressurreição de Jesus, aos 96 anos de idade.

Imagens e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário