terça-feira, 25 de março de 2014

Pirambu - Turismo Ecológico, Diversão e Gastronomia



Fotos: Cézar Oliveira.

Pirambu - Turismo Ecológico, Diversão e Gastronomia.

Pirambu é, sem dúvida, o lugar ideal para quem gosta de desfrutar de um turismo ecológico, mas que não abre mão do lazer, da diversão e dos prazeres da mesa: além de lagoas, dunas, manguezais, trilhas e cachoeiras - cenários perfeitos para curtir bons momentos e relaxar -, a cidade possui uma gastronomia com pratos que tem por base a grande diversidade de peixes e frutos do mar ali encontrados, e também oferece uma boa rede de divertimento, com bares e casas noturnas.

O acesso ao município é bem simples. No sentido de Aracaju para Maceió pela BR-101, entra no Km 48 no sentido de Japaratuba seguindo então para Pirambu. Pela ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju-Barra dos Coqueiros, também se chega lá, com a vantagem de ter a distância encurtada para 30 Km. Lá chegando, Vale a pena conferiras belezas da Reserva Ecológica de Santa Isabel, que é mantida pelo Projeto Tamar, Possui 2.776 ha e 45 km de extensão de praias e abriga um dos principais centros de estudo das tartarugas marinhas.

Sobre a proteção das tartarugas marinhas, vale ressaltar que o Estado de Sergipe é o maior sítio reprodutivo do Brasil da espécie Lepidochelysolivacea, conhecida como a menor tartaruga do mundo. O estado possui nada menos que 131 km de praias monitoradas pelo Projeto Tamar, que ainda realiza junto à população local um importante trabalho de educação ambiental e de resgate do artesanato e da cultura regional.

Quem passa por Pirambu não pode deixar de visitar alguns pontos turísticos. O primeiro deles é o da Trilha das Dunas, composto por 14 quilômetros de belas e imensas dunas douradas cobertas por vegetação típica litorânea e oferecendo ao turista uma vista privilegiada reserva Ecológica de Santa Isabel. Em um segundo momento, deve visitar a Cachoeira do Roncador, que fica encravada entre as dunas, distante 1 km do mar.

E por falar em dunas, não deixe de conferir as maravilhas da Lagoa do Sangradouro – que é cercada de dunas móveis e serve de inspiração para a construção das famosas lendas contadas pelos pescadores locais – e da Lagoa Redonda. Sobre este último local, vale destacar que reza a lenda que a lagoa já realizou sonhos de muita mulher desesperada, pois quem se banhar ali por cinco dias consecutivos consolida amizade e amor.

Fotos e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/verao

Nenhum comentário:

Postar um comentário